Juan: ''Estou muito motivado para jogar no Inter''
Data: 17/07/2012
O Internacional apresentou o zagueiro Juan como o novo reforço para disputa do Brasileirão, em entrevista coletiva realizada na noite desta terça-feira na cobertura do hotel Millenium, em Porto Alegre. O jogador de 33 anos assina por duas temporadas com o Clube, com possibilidade de renovação por mais um ano.
"O Juan traz muita qualidade para o grupo. Estamos procurando mesclar atletas experientes com outros mais jovens, pois isso traz uma bagagem importante para quem quer ser campeão brasileiro", avalia o vice-presidente de futebol, Luciano Davi.
> Juan fala com exclusividade à TV Inter. Assista!

Juan retorna ao futebol brasileiro para defender o Internacional
Juan vestirá a camisa número 18, que está à venda para os torcedores na loja InterShop do Beira-Rio. Confira os principais trechos da entrevista com o defensor:
Negociação
"O contato com o Inter começou pelo Tadeu Oliveira (empresário), que é um amigo que a gente tem, há uns 40 dias. Foi passada esta possibilidade de jogar aqui e procurei escutar com carinho. Os dirigentes me passaram um pouco da história do Inter, o que acontece dentro do Clube. Foi um acerto rápido. O Inter me mostrou algo mais completo, que me deixou mais seguro. Sou profissional e optei vir para cá."

Juan com sua carteirinha de sócio colorado
Atento ao Inter
"Acompanho muito o futebol brasileiro e sei que o Inter tem ganho muitos títulos importantes nos últimos anos. Está sempre lá na ponta de cima, brigando e fazendo bons campeonatos. O grupo tem jogadores experientes e atletas jovens de muito talento."
Motivação de sobra
"Estou muito motivado. O Inter já era um time forte e agora se reforçou ainda mais. Espero que essa união leve aos títulos. O Brasileirão é um campeonato muito equilibrado, mas com certeza somos candidatos. É um título que ainda falta para mim. Minha ambição só aumenta ao longo da carreira."
Recado para a torcida
"O torcedor pode esperar o que ele conhece de mim, de todo este tempo que jogo, seja no futebol europeu como na Seleção Brasileira. Vou me doar ao máximo, como sempre fiz. Espero ser tão feliz no Inter como fui em todos os clubes que passei. Quero continuar fazendo o que sempre fiz na carreira: jogar bem e conquistar títulos importantes. Vim para uma equipe que está acostumada a isso."

Zagueiro exibe a sua camisa 18 durante a apresentação
Situação física
"Praticamente voltei de férias agora. Desde o dia 5 estava treinando com a Roma. Mas meu intuito é estar em campo o mais rápido possível, desde que seja nas condições física e técnica ideais. Mas me sinto 100%."
Lembrança da infância
"Tenho uma ligação de parentes em Porto Alegre por parte da minha mãe. Tenho poucas recordações de infância aqui. Mas tem uma pessoa em especial, que não está mais entre a gente, que é o meu tio Antônio. Ele era colorado, e sou zagueiro por causa dele. Como quase todo mundo, eu jogava do meio para frente quando estava na escolinha do Flamengo, quando tinha oito ou nove anos. Mas ele viu meu talento e fez com que eu jogasse na defesa. Ele deve estar muito feliz por eu estar jogando na cidade dele e no time dele."
Rivalidade Gre-Nal
"Jogador que vier atuar no Sul e não tiver vontade de jogar no Gre-Nal escolheu o clube errado. É claro que tenho muita vontade de jogar este clássico contra o principal rival."

Zagueiro junto ao vice de futebol Luciano Davi na entrevista coletiva
De volta após 10 anos
"Saí muito jovem do Brasil. Ganhei experiência e inteligência, leitura de jogo, na Europa. A readaptação vou ter que buscar, com certeza, pois estou voltando para um futebol novo, que evoluiu muito depois de 10 anos. Mas conto com a ajuda dos companheiros para atingir isso o mais rápido possível."
Trajetória
Revelado pelo Flamengo, Juan profissionalizou-se em 1996. Atuou até 2002 no clube carioca, quando acertou a transferência para o Bayer Leverkusen. Após cinco anos defendendo a equipe alemã, foi contratado pela Roma. Foram mais cinco anos atuando pelo clube da capital italiana, pelo qual foi campeão da Copa da Itália (2007-2008) e da Supercopa da Itália (2007-2008).

Juan foi titular da Seleção por seis anos
O zagueiro também teve sólida passagem pela Seleção Brasileira. Assumiu a titularidade em 2004 e foi bicampeão da Copa América (2004/2007) e da Copa das Confederações (2005/2009), além de ter disputado as Copas do Mundo da Alemanha (2006) e da África do Sul (2010).
Ficha técnica:
Nome: Juan Silveira dos Santos
Nascimento: 1º/02/1979 (Rio de Janeiro)
Altura: 1,82m
Destro
Clubes
1996-2002: Flamengo (75 jogos/5 gols)
2002-2007: Bayer Leverkusen (139 jogos/10 gols)
2007-2012: Roma (118 jogos/9 gols)
* Fonte Wikipédia