Inter reassume liderança isolada do ranking da Conmebol
Data: 07/08/2012
Campeão de Tudo reconquista posto em virtude dos diversos títulos continentais obtidos nos últimos cinco anos
Pouco menos de dois anos de ter conquistado o bicampeonato da Libertadores (em 18 de agosto de 2010), o Internacional volta ao topo do ranking da Conmebol. O Colorado ultrapassou a LDU Quito e agora aparece na liderança isolada, com 431.98 pontos. O clube equatoriano caiu para a segunda posição, com 415.31.

Retrospecto nos últimos anos recoloca Inter no topo do ranking da Conmebol
Atualizado semanalmente, nas terças-feiras, o ranking da Confederação Sul-Americana de Futebol leva em conta os resultados obtidos nos últimos cinco anos em competições continentais. Nesse período, além da Libertadores, o Inter foi bicampeão da Recopa (2011), campeão da Copa Sul-Americana (2008) e campeão da Copa Suruga Bank (2009). Santos, em quarto, Corinthians, em oitavo, e Fluminense, em décimo, são os outros brasileiros melhores colocados. O Campeão de Tudo já havia liderado a lista entre agosto e novembro de 2011, quando foi ultrapassado justamente pela LDU.
> Critérios do ranking
Pontos ganhos de acordo com resultados nas partidas
As equipes obtêm pontos por partidas vencidas (PV) e empatadas (PE). No ranking anterior somente se concedia pontos por jogos disputados.
Prêmio por título e fases alcançadas
O novo sistema concede pontos extra aos times que conquistarem um título, mas também recompensará as equipes que avançarem nas distintas fases das competições. Na versão anterior, somente adquiria pontos o primeiro colocado de cada torneio.
Coeficiente segundo hierarquia dos torneios
Foi estipulado um nível de importância para cada competição, e de acordo com ele será utilizado um coeficiente para calcular os pontos por partidas vencidas e empatadas e por avançar de fase.
Amortização do obtido nas temporadas anteriores
A relevância da edição de cada torneio em cada ano não é a mesma, e se prioriza as conquistas mais recentes de forma escalonada: 2011 - 100% dos pontos; 2010 - 80%; 2009 - 60%. O objetivo é que o título mais recente tenha um valor superior do que o alcançado nas temporadas anteriores, que de qualquer maneira também terá sua relevância.
Veja no quadro abaixo as cinco competições que são levadas em conta para o cálculo do ranking e os respectivos critérios de pontuação:
