Legado da Copa começa a ser discutido no Conselhão
Data: 30/08/2012
A preparação do Rio Grande do Sul para a Copa do Mundo 2014 passou a ser acompanhada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). Uma nova Câmara Temática foi instalada, na tarde desta quarta-feira (29/08), com o objetivo de propor contribuições às ações do Governo do Estado e analisar o legado para a sociedade gaúcha. A atividade de abertura reuniu diferentes agentes envolvidos no processo preparatório ao evento. O vice-presidente de serviços especializados do Internacional, Alexandre Mussoi, representou o Clube no evento.

Conselhão reúne diversos setores envolvidos com a preparação gaúcha para a Copa (fotos: Laura Martins)
"Nossa função será estarmos juntos ao Governo para acompanhar e cobrar ações voltadas ao legado", afirmou o conselheiro Dunga. Capitão do tetracampeonato e ex-técnico da Seleção, Dunga relatou sua experiência em seis edições da competição. Para ele, as ações mais importantes serão os investimentos voltados à segurança, saúde e infraestrutura. A qualificação profissional da população para o evento e a oportunidade que será gerada para os negócios e empreendimentos locais também serão importantes para o Brasil, segundo Dunga. "Será um grande momento para nós brasileiros mostrarmos nossas virtudes ao mundo".
O conselheiro Felipe Sartori explicou que o novo colegiado acompanhará as ações desenvolvidas e contribuirá para que elas sejam aproveitadas para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul. Para o conselheiro Cristian Rios, o legado mais relevante será o social. "Temos que utilizar a copa como um mote para tornarmos nosso Estado melhor", alegou. Representando as centrais sindicais de trabalhadores, o conselheiro Claudir Nespolo relatou algumas preocupações da categoria, como a garantia de salubridade para a mão de obra envolvida nas obras para a competição.
"A instalação dessa câmara já é uma atividade vitoriosa. Trabalharemos para que o legado seja construído com inclusão social e desenvolvimento econômico, para que o Brasil se afirme no cenário mundial", disse o conselheiro Leonardo Silveira.
Oportunidade para acelerar o desenvolvimento
"A Copa deve ser pensada pelo seu legado social e como catalisadora de mudanças", declarou o representante do Comitê Organizador Local da Fifa (COL), Marcelo Cordeiro. Ele expôs as ações e números sobre o impacto econômico da competição para o País. Os investimentos deverão totalizar mais de R$ 110 bilhões na economia brasileira até 2014 e gerar aproximadamente 33 mil empregos ao ano.
"O objetivo desse grupo é buscar pontos de convergência entre os segmentos da sociedade civil, através dos conselheiros do Cdes-RS, sobre os benefícios à comunidade gaúcha, tanto em termos de inclusão social como de desenvolvimento econômico", explicou o secretário executivo do Cdes-RS, Marcelo Danéris. Ele lembrou que a criação da Câmara foi uma solicitação dos próprios conselheiros e poderá contribuir como um dispositivo de controle social aos gastos públicos necessários para a realização da competição.
Adaptações no Aeroporto Salgado Filho, criação da Linha Móvel em Porto Alegre, extensão do Trensurb até Novo Hamburgo, construção da Avenida do Parque, entre outras ações para melhorar a mobilidade urbana, foram alguns dos aspectos destacados pelo secretário de Esporte e Lazer (SEL), Kalil Sehbe. "Esse Conselho faz a integração entre Governo e a sociedade gaúcha. A Câmara será a voz da comunidade nesse processo", afirmou Sehbe.
As iniciativas em andamento, através do Comitê Gestor da Copa 2014 (CGCopa 2014), foram apresentadas aos conselheiros. São obras, investimentos e políticas direcionadas à segurança, infraestrutura, saúde, meio ambiente, desenvolvimento turístico, cultura, educação, promoção comercial e tecnológica, estádios e transparência. Construção dos Centros de Treinamento das Seleções, investimentos em saúde, na rede hoteleira, na capacitação profissional da população local e ações voltadas à valorização do meio ambiente e da sustentabilidade também compõem o conjunto de ações que estão sendo executadas.
Integração da sociedade com gestores e agentes envolvidos
Representando o Sport Club Internacional, Alexandre Moreira Mussói reiterou a importância da iniciativa do Conselhão para a participação da sociedade neste processo preparatório. "Experiências em outras localidades revelam os benefícios que a Copa pode trazer às comunidades locais, mas é preciso que a sociedade esteja engajada no processo", afirmou.
A Copa 2014 será realizada entre 12 de junho e 13 de julho. Porto Alegre é uma das 12 cidades-sede. No RS, ocorrerão cinco partidas, entre os dias 15 e 30 de junho. Oito seleções serão hospedadas no Rio Grande do Sul, onde já há sete Centros de Treinamento de Seleções habilitados.
Participam da CTCopa do Mundo 2014 os conselheiros Antonio Escosteguy Castro, Athos Roberto Albernaz Cordeiro, Carlos Caetano Bledorn Verri (Dunga), Cláudio José Allgayer, Daiane dos Santos, Ercy Pereira Torma, Leonardo Monteiro Silveira, Maria Alice Lahorgue, Osvaldo Voges, Paulo D'Arrigo Vellinho, Underléa Miotto Bruscato, Alexandre Sikinowski Saltz, Sandrali de Campos Bueno. A próxima atividade da Câmara está prevista para 24 de setembro.
Fonte: CDES-RS