Força coletiva fez a diferença contra o Flamengo
Data: 02/09/2012
> Forlán abre contagem de gols
Poder de reação
O Inter jogava melhor, mas acabou sofrendo gol em lance infortúnio de Muriel. O time até poderia se abalar, mas não foi o que aconteceu no Beira-Rio. Os jogadores reagiram de forma positiva e mantiveram a cabeça no lugar na busca pelo empate. O Colorado espremeu o Flamengo no seu campo de defesa e passou a criar diversas chances de gols. E o mais importante: foi efetivo e virou o placar ainda no primeiro tempo.
Na etapa final, a superioridade do Campeão de Tudo ficou ainda mais escancarada e os gols saíram naturalmente. O placar final foi 4 a 1, mas poderia ter sido até mais elástico pelo volume ofensivo apresentado pelo Inter. "O time fez exatamente o que havíamos trabalhado no treino de sábado pela manhã. Hoje, quando sofremos o gol, os jogadores mostram indignação com o resultado e tiveram ainda mais confiança para buscar o resultado", destacou o técnico Fernandão após a partida.
D'Ale organiza o meio-campo
De volta ao time após afastamento por lesão, D'Alessandro foi mais uma vez decisivo. Mesmo sem o ritmo de jogo ideal, o argentino atuou durante 76 minutos e deu mobilidade ao meio-campo montado por Fernandão. O camisa 10 foi muito participativo, armou jogadas, levou perigo em cobrança de falta, finalizou diversas vezes e também ajudou na marcação. No primeiro tempo, até carrinho deu para dificultar a saída de bola do Flamengo. No lance do terceiro gol, foi dele o chute que bateu na trave antes de Forlán empurrar para o fundo da rede. "É um jogador diferenciado dentro do grupo. Ele tem uma função extremamente importante no aspecto coletivo do time", elogiou Fernandão.
D'Alessandro foi mais uma vez o maestro do meio-campo colorado
A presença ofensiva Fabrício
O lateral foi uma importante alternativa do Inter para chegar ao ataque. Foi a partir de jogadas de profundidade executadas por Fabrício pelo lado esquerdo do campo que o Inter levou por diversas vezes perigo à área do Flamengo. O camisa 14 teve participação em três dos quatro gols: fez o passe para Fred avançar até a linha de fundo e cruzar para Forlan empatar o placar; alçou a bola para a área na cobrança de falta que deu origem ao gol da virada de Josimar e cruzou com qualidade para o cabeceio preciso de Damião no fechamento da goleada.
Lateral Fabrício teve presença constante no ataque
O motorzinho Fred
O jovem meia não parou um minuto sequer em campo, sempre buscando abrir espaços para o time chegar à frente. Também foi colaborativo com os volantes na marcação, mas sem nunca perder de vista a função de articulador ao lado de D'Alessandro. No primeiro gol de Forlán, foi de Fredinho o cruzamento. O garoto também participou da veloz trama ofensiva no lance do segundo gol do atacante uruguaio. Infelizmente, o jogador recebeu o terceiro cartão amarelo e não poderá enfrentar o São Paulo na próxima quarta-feira.
Damião marca pela 74ª vez
Às vésperas de defender a Seleção Brasileira nos amistosos contra a África do Sul e a China, nos dias 7 e 10 de setembro, Leandro Damião mostrou sua qualidade de artilheiro com a camisa do Inter. Movediço entre os zagueiros adversários, o atacante buscou o jogo. Aos 20min do segundo tempo, foi esperto para puxar contra-ataque letal, ao arrancar desde o meio-campo até as proximidades da área e chegar a tempo de prender a bola para a chegada de Fred. A envolvente troca de passes que se sucedeu acabou desembocando no terceiro gol colorado. Para encerrar uma tarde de luxo do Inter, Damião marcou de cabeça, ao seu melhor estilo, o 74º gol em 121 jogos com a camisa colorada e o quarto neste Brasileirão.
Josimar fez valer previsão
Substituto de Ygor, lesionado, o volante Josimar deu conta do recado ao lado do sempre eficiente Guiñazu. Formado nos times de base do Inter, o jogador de 26 anos marcou com perfeição, teve qualidade nos passes e até gol marcou. No sábado, véspera da partida, ele havia mostrado personalidade ao afirmar que gostava de atuar em jogos marcados por forte pressão como este diante do Flamengo. "Gosto de jogar neste tipo de partida. Esta é a hora boa de mostrar o trabalho. Vamos ganhar de qualquer jeito", previu o volante.
Josimar (D) comemora o gol da virada sobre o Flamengo
Defesa sólida
A dupla Índio e Rodrigo Moledo teve atuação equilibrada contra os cariocas. Precisos nos desarmes, os zagueiros limitaram a ação do ataque flamenguista.
Torcida faz seu papel
Os torcedores que vieram ao Beira-Rio tiveram participação fundamental na importante vitória deste domingo. A postura dos colorados foi exemplar, de apoio incondicional do primeiro ao último minuto, como deve ser nas partidas disputadas em casa.

Torcida colorada jogou junto ao time no Beira-Rio