Gauchão: Juvenis avançam à final do 1º turno
Data: 13/09/2012
O time juvenil do Inter derrotou o Juventude em jogo emocionante na tarde desta quinta-feira, no CT de Alvorada, pela semifinal da Taça Piratini. A partida foi decidida nos acréscimos e o Colorado garantiu a vaga para a finalíssima aplicando 2 a 1 no time da Serra.
Juvenis venceram o Juventude por 2 a 1 (foto: Guilherme Araujo | TXT Assessoria)
O jogo
O Juventude veio disposto a anular as jogadas ofensivas do Inter e montou sua equipe em duas linhas de quatro que, de fato, dificultavam a infiltração. O primeiro tempo teve poucas chances para ambos os times, com o Inter conseguindo algumas jogadas pela esquerda, nas subidas do lateral Matheus Oliveira. Já o time da Serra limitava-se a tentar encaixar contragolpes.
No intervalo, o treinador Clemer ajustou o time, que voltou muito mais incisivo para o segundo tempo. Aos nove minutos, Fernando Baiano fez boa jogada pela esquerda e tocou para Matheus Oliveira, que passava por trás, mas o lateral chutou em cima do goleiro. Três minutos depois, em escanteio cobrado pela direita, o zagueiro Eduardo subiu mais que a defesa adversária e cabeceou firme. A bola não entrou por detalhe.
Quando o relógio marcava 21 minutos, Andrigo bateu falta da entrada da área. A bola bateu caprichosamente na trave e voltou para Alisson Farias, sozinho, abrir o placar: 1 a 0 Inter. Pouco depois, o Inter conseguiu outra boa jogada. Andrigo puxou contra-ataque em velocidade e tocou para Carlos Henrique, que fez o pivô e abriu para André: o volante foi à linha de fundo e cruzou para Andrigo cabecear, mas a goleiro estava bem posicionado e defendeu.
Cinco minutos depois, o Juventude conseguiu o empate em bola cruzada para a área do Inter. Mas nada estava perdido. Quando o tempo regulamentar já havia encerrado, foi a vez do Inter cruzar para a área do time serrano. Depois do bate e rebate, a bola sobrou para Alisson Farias, novamente, colocar o Colorado à frente no placar: 2 a 1 Inter.
Na outra semifinal, o Grêmio superou o Santa Cruz, em casa, e garantiu a sua vaga para a final. Assim, a Taça Piratini, conrrespondente ao primeiro turno do Gauchão, será decidida em um Gre-Nal. Será jogo único, com data a ser definida pela FGF.
Clemer escalou a seguinte equipe no confronto desta quinta-feira: Wellington; Willian, Leonardo, Eduardo e Matheus Oliveira; Lucas Marques, Gabriel (André), Fernando Baiano, Alisson Farias e Andrigo; Douglas Jardel (Carlos Henrique).
"É sempre diferente (o clássico), ainda mais em se tratando de uma decisão. Já vivi várias, conheço bem o que é enfrentar o Grêmio e procuro sempre passar isso aos atletas. Será uma partida dificílima, de detalhes e na casa deles. Já ganhamos lá neste ano e creio que o time está pronto para fazer um grande jogo. Vamos respeitar o adversário mas sempre pensando no nosso objetivo, que é vencer – pondera o ex-goleiro, campeão da América e do mundo pelo clube, e cada vez mais à vontade na profissão", projeta Clemer, que já tem no currículo três taças estaduais (Copa FGF Sub-17 2011 e 2012 e Copa Santiago 2012) e uma de âmbito nacional (Copa Brasil Sub-17 2012).
Jogos do Inter no Gauchão
1ª fase da Taça Piratini
5/8 - Encantado 1x4 Inter
8/8 - Inter 0x0 Cerâmica
11/8 - Inter 5x4 Progresso
15/8 - Novo Hamburgo 3x3 Inter
20/8 - Grêmio 1x3 Inter
25/8 - Inter 3x0 Cruzeiro-POA
29/8 – Caxias 1x3 Inter
4/9 - Inter 6x1 Pelotas
Quartas de final
7/9 - Inter 4x0 Cerâmica
Semifinal
13/09 - Inter 2x1 Juventude
Campanha
10 jogos
8 vitórias
2 empates
33 gols marcados
12 gols sofridos
87% aproveitamento