Destaques da vitória sobre o Vasco no São Januário
Data: 24/10/2012
Com atuações de gala, D'Alessandro e Forlán foram decisivos na vitória que mantém o Inter na luta por uma vaga na Libertadores de 2013. O desafio no São Januário começou complicado, com o Vasco da Gama largando na frente no placar. Foi então que o meia argentino e o atacante uruguaio mostraram suas principais virtudes e mudaram a história da partida.
D'Alessandro fez as duas assistências para os gols de Forlán
Aos 33min, o camisa 10 percebeu a movimentação de Forlán por trás da zaga carioca e o acionou com um passe magistral de pé canhoto. D'Ale fez um movimento rápido, deixando o marcador atônito, e emendou um preciso lançamento com o lado externo do pé. No interior da área, o melhor jogador da Copa de 2010 nem sequer dominou a bola. Chutou de primeira, no cantinho esquerdo, entre a trave e o goleiro Fernando Prass.
E foi dialogando passes em espanhol que o Inter chegou ao segundo gol em momento derradeiro do primeiro tempo. Aos 44min, Forlán se desprendeu da marcação dos zagueiros e correu do centro da área para o lado direito, onde recebeu mais uma passe com precisão cirúrgica de D'Alessandro, que havia sido servido pelo conterrâneo Guiñazu. Com categoria de sobra, o atacante uruguaio olhou rapidamente para o goleiro e chutou de primeira para marcar o seu quinto gol em 14 jogos pelo Colorado. A bola passou entre as pernas de Prass e morreu no fundo do gol. Titualres e reservas, bem como técnico Fernandão, comemoraram intesamente o gol na capital carioca.


Forlán soma cinco gols em 14 partidas com a camisa colorada
Segundo tempo de luxo
Além das participações destacadas de D'Ale e Forlán, o Inter teve uma consistente atuação coletiva, principalmente no segundo tempo, quando foi soberano no São Januário. O setor defensivo foi impecável e anulou as investidas do Vasco. Rodrigo Moledo foi um gigante contra os atacantes e não concedeu espaços. Nei e Kleber foram equilibrados – marcaram firme e apoiaram com qualidade. Nei chegou a acertar a bola no travessão na etapa inicial, em chute de longa distância.
Incansáveis no meio-campo, Ygor e Guiñazu dificultaram a articulação dos donos da casa. Muito marcado, Fred encontrou dificuldades, mas mesmo assim criou boas jogadas e quase marcou um gol. Por fim, Dagoberto também estava em noite inspirada e deu muito trabalho aos zagueiros com suas arrancadas em velociade. Aplicou um drible espetacular em Dedé no segundo tempo.
Dagoberto em ação contra o Vasco da Gama no Rio de Janeiro