Olá, Marcos Duarte!

Mestre de hapkido visita o Interagir

Data: 07/11/2012


Alunos do Interagir têm aula de hapkido desde outubro

O Interagir recebeu nesta semana uma importante visita: a do mestre de hapkido Kang, que desenvolveu o esporte por completo. Dede outubro o projeto social do Interncional oferece a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social a possibilidade de praticar também esta arte marcial. 


Na visita ao Interagir , o mestre Kang (D) entregou uma medalha à supervisora do projeto social do Inter, Janice Cardoso

O hapkido, que significa Caminho da União da Energia ou Caminho da Harmonia, é baseada em  técnicas do  aikijujitsu, do judô e do  taekwondo. O mestre Kang  fundou a World Olimpic Hapkido Federation (WOHF) , com hyuns (formas), ho shin sull (torções e imobilizações), tchagui (chutes variados) e napo (rolamentos e quedas), além de técnicas de energia e armas, e criou um sistema esportivo de combate com técnicas de taekwondo e judô para competições de luta.

Devido à sua grande gama de técnicas formaram-se várias escolas de hapkido entre as quais a WOHF, que é a escola que mais cresce no mundo. Altamente eficiente em defesa pessoal, o sistema Olímpico de Hapkido ainda é a nova tendência mundial neste esporte.

O Grão Mestre Itagiba Vitorio, mestre de taekwondo e hapkido, profissional de educação física, jornalista, bacharel em filosofia organizacional e policial militar inativo (Brigada Militar), dedica-se exclusivamente ao taekwondo e ao hapkido. Iniciou a prática das artes marciais em 1982 e em 2000 começou o Projeto Hapkido Educar, na Escola Frederico Linck, na cidade de Guaíba. Já em 2008, foi dada origem à fundação do Instituto Educar pelos Direitos dos Cidadãos.

Mestre Itagiba também é coordenador dos Projetos Hapkido Educar e Taekwondo Educar e voluntário responsável pelas aulas de hapkido no Projeto Interagir, tendo como auxiliar Luana Fernandes Forest.

Voltar