Meia Fred é o Inter na Seleção Brasileira Sub-20
Data: 10/12/2012

Destaque do Inter na temporada 2012, o meia-atacante Fred está entre os convocados para a Seleção Brasileira Sub-20 que disputará o Sul-Americano da Argentina. A partir de janeiro do próximo ano, o time do técnico Emerson Ávila irá em busca do tetracampeonato – o Brasil ergueu a taça em 2007, no Paraguai, em 2009, na Venezuela, e em 2011, no Peru. Ao todo, a Seleção já conquistou o título 11 vezes e é o maior vencedor do Sul-Americano Sub-20.
Fred, 19 anos, se apresentou para o compromisso com a 'amarelinha' na manhã desta segunda-feira (10/12), no Rio de Janeiro. Foram convocados 27 jogadores, dos quais 22 irão disputar a competição, que dará quatro vagas para o Mundial da categoria, marcado para junho, na Turquia. A partir de agora, o grupo fará um período de preparação na Granja Comary-RJ.
O Brasil estreia no dia 10 de janeiro contra o Equador. Além das duas equipes, o Grupo B da competição conta com Uruguai, Peru e Venezuela. Esta chave será disputada na cidade de San Juan. Em Mendoza, no Grupo A, estarão as seleções de Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Chile.
> Confira a matéria sobre Fred que foi publicada na edição nº 79 (outubro) da Revista do Inter:
Por Juliano Soares
Quase todo menino, quando criança, um dia sonhou em ser um jogador de futebol. São várias as histórias de jovens que tentaram a carreira, porém não conseguiram alcançar o estrelato. Pararam nas famosas peneiras ou não deram certo no mundo da bola. Mas há aquelas em que tudo dá certo. O sonho do guri encontra um caminho que o leva à oportunidade de poder realizar os seus desejos. A trajetória de Frederico Rodrigues Santos, ou simplesmente Fred, sempre esteve ligada à bola. Hoje, aos 19 anos de idade, o sonho de jogar profissionalmente se tornou uma realidade. Com toda a certeza Fred ainda vai brilhar, e muito, pelos gramados deste mundo buscando alcançar novos objetivos.
Incentivo vindo de casa
Fred sempre gostou de jogar bola, desde muito pequeno. Pequeno mesmo. Foi pelas ruas do bairro Jardim Europa, onde foi criado, em Belo Horizonte, que deu os seus primeiros chutes. Era o passatempo predileto. Os pais viam que o menino tinha talento e decidiram colocá-lo em uma escolinha de futebol comandada pelo ex-jogador Eder Aleixo, quando tinha apenas 5 anos de idade. A partir daí começou a ser lapidada a joia preciosa que viria a se tornar no futuro.
O camisa 35 do Inter se autodenomina o ‘xodozinho’ da família. Filho único por parte de mãe, mora com a Dona Roseli em Porto Alegre e sempre teve o carinho materno por perto. O pai, Seu Délcio, foi quem fez a inscrição na escolinha de futebol e hoje reside em Belo Horizonte, mas vem constantemente à capital para visitar o filho. Vindo de família humilde, o incentivo à prática do futebol sempre foi uma constante na casa dos Rodrigues. No entanto, como os pais trabalhavam durante o dia, ficava a cargo dos avós Maria e Gecindo levarem o menino para a escolinha e cuidar do pequeno Frederico. Por essa criação, amor e dedicação Fred nutre um carinho todo especial pelos seus avós.
Das quadras para os campos
Com 8 anos de idade, o garoto ‘mirrado’ conciliava os torneios com a escolinha de futebol e as disputas nas quadras de futsal do Colégio Magno. Foram dois anos intensos atuando no salão e no campo. A habilidade e a velocidade nos dribles, características marcantes do jogador, com toda certeza são recursos adquiridos atuando no piso duro do salão.
A sorte realmente acompanha os bons. Quis o destino que o preparador físico do Colégio Magno fosse profissional contratado do Atlético-MG, visse que o garoto tinha o futuro e o levasse para fazer um período de teste no Galo. Como era esperado, Fred deu show e seguiu atuando pela base do clube mineiro. Aí chegou a hora em que teve que optar: campo ou quadra? Fred não titubeou e rumou para os gramados.
A força do Celeiro de Ases
Foram seis anos no Atlético-MG, uma rápida passagem pelo Porto Alegre, para depois integrar as categorias de base do Internacional. E, logo na sua chegada, Fred conquistou o importante título da Copa Santiago de Futebol Juvenil. O time treinado por André Jardine, atualmente técnico dos juniores, tinha jogadores que hoje são parceiros de profissional: Alisson Becker, Romário e Zé Mário.
Fred também integrou o time que foi Campeão Brasileiro Sub-23, no ano de 2010, e ganhou destaque na campanha vitoriosa do time júnior que foi bicampeão gaúcho de 2012 sobre o Grêmio. A partir das boas atuações nos juniores Fernandão começou a observar o jogador. A passagem pela base do Inter foi fundamental para a sua formação. O jogador destaca o apoio recebido pelos treinadores da base André Jardine, James Freitas e Osmar Loss, além do diretor Jorge Macedo.
Aos 19 anos, meia conquistou seu espaço no time titular do Colorado
‘Mineiramente’ conquista o seu espaço
O ano de 2012 vai ficar marcado na carreira de Fred como o ano em que despontou para o futebol mundial. Já em 2011, sob o comando de Paulo Roberto Falcão, o garoto recebeu algumas oportunidades, porém não se firmou e voltou para os juniores. Este período de retorno à base serviu para que pudesse se preparar melhor, mental e fisicamente, para as chances subsequentes. E quando ela apareceu, na partida contra o Atlético-MG, no dia 18 de julho de 2012, Fred correspondeu. O resultado não foi o esperado – o Inter perdeu aquela partida – mas este foi o marco inicial da trajetória vitoriosa entre os profissionais. A partir daí ganhou sequência e confiança da comissão técnica para mostrar o seu bom futebol.
Da TV para a vida real
No mundo do futebol é comum ter ídolos, aqueles jogadores que são referência. Fred tem os seus: Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho. Outros craques que assistia apenas pela TV como Forlán e D’Alessandro, hoje, tem a oportunidade de jogar junto. Ao comentar o assunto, Fred não esconde a felicidade. “Eu via os caras jogando na TV, no videogame jogava com eles e agora eu estou ao lado deles. Pra mim é um sonho realizado. Procuro nos treinos e nos jogos olhar a movimentação deles dentro de campo, porque além do entrosamento que é necessário ter eu acabo aprendendo com eles algumas questões. Eles conversam bastante com a gente e nos ensinam muito”, declarou.
Jeito moleque
A responsabilidade de vestir a camisa de um dos maiores clubes de futebol do mundo contrasta com a maneira simples e alegre com que Fred leva a sua vida. Está sempre de brincadeira com os colegas de grupo. Fora das quatro linhas, o garoto de 19 anos é só sorriso e gosta de programas mais ‘relax’. Curte passear no calçadão de Ipanema (balneário à beira do lago Guaíba, em Porto Alegre) com a namorada, assistir a um bom filme no cinema, passear no shopping. Mas o que Fred gosta mesmo é do seu Play Station. É fã do jogo FIFA. A música também é parte integrante da vida de Fred. Não sai do seu Ipod o pagode de Exaltasamba, Thiaguinho, Turma do Pagode e Péricles. O garoto é adepto da música gospel e destaca, entre os seus artistas favoritos, Fernandinho, Aline Barros, Bruna Carla, André e Ana Paula Valadão.
Fred é mais um talento revelado pelas categorias de base do Inter
Acadêmico
Desde o mês de julho, Fred está cursando Educação Física no IPA. As aulas são no turno da noite, e sempre que a rotina de concentrações e jogos permite, o garoto se mostra um aluno aplicado.
Sonho da ‘amarelinha’
Quando questionado pela Revista do Inter sobre qual seria o seu sonho, o camisa 35 do Campeão de Tudo não pestanejou. Disse que um deles era ser um jogador profissional de um grande clube e disputar títulos. Este desejo já está riscado de sua lista, porém ele não esconde de ninguém o seu principal objetivo: vestir a camiseta da Seleção Brasileira. “É o sonho de todo jogador atuar pela seleção de seu país. E comigo não é diferente. Sei que ainda sou novo, mas quero batalhar pelo meu espaço para conseguir um dia vestir a ‘Amarelinha’”, disse Fred. Alguém duvida?
Ficha técnica
Nome: Frederico Rodrigues Santos
Nascimento: 05/03/1993 (Belo Horizonte-MG)
Altura: 1m69cm
Estreia: 26/01/2012 - Inter 1x2 Cerâmica (Gauchão)
33 jogos
6 gols