D'Alessandro projeta próxima temporada
Data: 30/12/2012
A quatro dias da reapresentação oficial para a nova temporada, D’Alessandro já definiu bem claramente o que espera de 2013: a retomada dos títulos pelo Inter. Prestes a festejar a passagem do Ano-Novo, o camisa 10 colorado concedeu neste domingo entrevista exclusiva ao seu site pessoal.
D'Alessandro falou sobre as expectativas para o novo ano
De forma direta e sincera, como de costume, analisou os problemas que fizeram de 2012 um ano atípico e falou da expectativa em torno dos assuntos que passam a nortear o dia a dia do clube a partir deste 3 de janeiro: a pré-temporada mais longa, o trabalho com o técnico Dunga e a “mudança” para o estádio Centenário, em Caxias do Sul.
Leia abaixo o que disse o argentino de 31 anos, 195 jogos, 39 gols e sete títulos com a camisa vermelha desde agosto de 2008, quando desembarcou no estádio Beira-Rio.
Que avaliação faz da temporada de 2012?
D’Alessandro: Não foi um ano que eu e o Inter estávamos acostumados a viver. O clube sofreu com problemas de lesões e eu tive uma temporada complicada, machucando como nunca na carreira. Esse 2012, para todos, foi de aprendizado, para pensarmos como melhorar em 2013. Mesmo com as dificuldades, ganhamos mais um título, o Gauchão. Eu valorizo cada conquista e acho que essa foi importante para o grupo e o clube. No Brasileirão sofremos bastante com a irregularidade, mas ficamos até perto na reta final, com chances de brigar por vaga na Libertadores. Terminamos o campeonato mostrando temos garra e honramos a camisa, conseguindo segurar um resultado com nove em campo no Gre-Nal.
Como foi ser escolhido o capitão da equipe?
D’Ale: Um motivo de muito orgulho e reconhecimento do trabalho desses últimos anos aqui. As coisas não acontecem por acaso, e fui ganhando esse espaço. A braçadeira de um clube do tamanho do Inter representa muito. Mas nosso grupo possui muitos líderes e nem tenho a pretensão de ser mais que ninguém. O elenco tem caras muito bons, com grande história e que me espelhei bastante, como o Guina (Guiñazú), Bolívar, Kleber, Índio e vários outros. Mas cito esses porque ganharam muito e me ajudaram desde que cheguei. Só tento representar todos da melhor forma e defender todo o time. Aprendi nesse ano também como agir melhor em campo, carregando a responsabilidade de um capitão.
Até meados de 2013 o Inter mandará seus jogos no estádio Centenário, em Caxias. Como será atuar na nova casa?
D’Ale: Claro que jogar no Beira-Rio sempre é bom, porque é nossa casa. Mas sabemos que será para o bem do clube e podemos transformar o Centenário em um grande fator local, já que existem muitos colorados na região. Pelas pré-temporadas que já fizemos na Serra, a gente vê o quanto o torcedor incentiva e prestigia os treinos. O campo é muito bom, grande, dá para jogar bem e sempre tivemos atuações boas lá, pelas características do nosso time.
Jogador é um dos grandes ídolos da torcida colorada
O que espera do trabalho com Dunga, novo técnico colorado?
D’Ale: Acho que o principal de tudo é que ele é um cara vencedor e está acostumado a lutar por títulos. Foi assim como jogador e como técnico na Seleção Brasileira. O Dunga é muito vitorioso e sempre trabalhou demais para atingir seus objetivos. Faz tempo que tenho uma relação muito boa com ele e pessoalmente fiquei feliz por estar conosco. Profissionalmente, acho que tem tudo para dar certo no Inter. Fiquei contente com os comentários que ele já fez de todo grupo e sei o que pensa sobre futebol, temos ideias muito parecidas.
A pré-temporada de 2013 será maior, com três semanas de duração. Qual a importância disso?
D'Ale: Será muito bom. Ano passado tivemos pouco tempo de preparação, já que tínhamos os jogos contra o Once Caldas, pela primeira fase da Libertadores, e precisamos apressar muitas coisas. Uma hora o time acabou sentindo esse período curto de trabalho. Acho que a direção e a comissão técnica fazem certo em buscar uma preparação mais longa, mesmo que sacrifique algumas rodadas do Gauchão. Temos que pensar no ano todo, que tem o Brasileirão e a Copa do Brasil mais para frente.
O que imagina do Inter em 2013?
D’Ale: Queremos ganhar. Tentar lutar por todos os títulos que disputarmos. É uma obrigação que temos por vestir essa camisa, sempre brigar na parte de cima da tabela, chegar em finais e conquistar campeonatos. Temos jogadores de qualidade, experientes, uma comissão técnica com muita motivação de vencer. Então vamos buscar ser competitivos em todas competições. Quem vier para ajudar será bem recebido. E vai encontrar um grupo com muitos jogadores que venceram e que sabem como é bom sentir esse gosto.
Que mensagem de ano novo deixaria para os fãs?
D’Ale: Eu quero agradecer o carinho que sempre passam para mim. Em todos os momentos recebo mensagens e manifestações boas dos fãs, seja na rua, no meu site, twitter ou facebook. Fico muito feliz e essa é uma grande motivação para um atleta, que passa por alegrias, mas por momentos complicados, como foi em 2012, com lesões que não estava acostumado. Eles sempre estiveram comigo, passando energia positiva. Que 2013 seja de muitas felicidades para todos nós! Nos acompanhem e apoiem ao máximo. Vamos nos esforçar muito para dar alegrias a vocês nessa nova temporada. Grande abraço para todos!!