Olá, Marcos Duarte!

Damião, um colecionador de gols

Data: 31/12/2012

Matéria publicada na edição 109 do Jornal do Inter

Foi na final da Libertadores de 2010 que Leandro Damião despontou de vez no time principal do Inter. Revelado pelos times de base do Campeão de Tudo, o atacante marcou um dos gols da vitória de 3 a 2 sobre o Chivas Guadalajara que garantiu a conquista do bicampeonato da América. Era só começo de uma trajetória repleta de gols de todos os tipos – de bicicleta, sem ângulo, de fora da área, por cima do goleiro, com arrancada desde o meio-campo ou ao melhor estilo 'matador', de quem tem faro de gol.


Leandro Damião é uma das principais armas ofensivas do Colorado

Descoberto em 2009 por olheiros do Colorado no Atlético de Ibirama, onde se destacou na conquista do campeonato catarinense do mesmo ano, Damião foi contratado para ser inicialmente aproveitado pelo Inter B. Porém, o bom posicionamento na área adversária e a qualidade nas conclusões fizeram com que o rapaz nascido em Jardim Alegre-PR fosse aproveitado no grupo profissional.

Em 2011, o atacante viveu o seu melhor momento com a camisa 9: marcou 40 gols, sendo o principal goleador do Brasil, e foi convocado para a Seleção treinada por Mano Menezes. Na temporada atual, as constantes convocações, tanto para a disputa dos Jogos Olímpicos de Londres como para amistosos, não permitiram que Damião tivesse a sequência ideal no Inter. Apesar disso, o atacante foi artilheiro do Gauchão, com 11 gols, e o goleador do Colorado no Brasileirão, com sete. Fecha o ano como goleador do time, tendo balançado as redes em 24 oportunidades. Campeão da Copa FGF (2009), da Libertadores (2010), da Recopa (2011) e do Gauchão (2011 e 2012), já marcou 76 gols em 131 partidas pelo Inter.

Abaixo, os cinco gols mais bonitos de Leandro Damião eleitos pelo próprio atacante:

Inter 3x2 Chivas (Libertadores 2010)
O atacante roubou a bola no meio-campo, deu um drible da vaca no adversário, avançou em velocidade e chutou na saída do goleiro para marcar o segundo gol colorado sobre os mexicanos na decisão do título. Foi a primeira partida de Damião na Libertadores, logo de cara com um gol.

Jorge Wilstermann 1x4 Inter (Libertadores 2011)
Golaço de Damião ‘nas alturas’. Guiñazu cruzou da esquerda e o atacante subiu de forma convicta junto ao zagueiro para cabecear para o gol.

Peñarol 1x1 Inter (Libertadores 2011)
No Centenário, templo sagrado do futebol uruguaio, Leandro Damião marcou um gol de placa. Mesmo cercado pelos zagueiros, ele conseguiu achar espaço para chutar forte com a perna direita. A conclusão foi de fora da área e surpreendeu o goleiro, que ficou perplexo ao ver a bola entrar por cima. Um golaço!

Inter 2x2 Flamengo (Brasileirão 2011)
Talvez tenha sido o gol mais bonito do campeonato. Damião encaixou uma bicicleta perfeita e colocou a bola no cantinho do goleiro Felipe. A torcida presente no Beira-Rio explodiu de alegria com o gol antológico.

Palmeiras 0x3 Inter (Brasileirão 2011)
Foi uma tarde memorável do camisa 9, autor dos três gols da vitória em pleno Pacaembu. O terceiro gol ficou gravado na memória do artilheiro: “Lembro que driblei o Marcos e empurrei a bola para o fundo da rede”, recorda.

Voltar