Olá, Marcos Duarte!

Inter apoia metrô 'Linha da Copa' em Porto Alegre

Data: 18/05/2009

Em reunião na tarde desta segunda-feira (18/05) na presidência do Clube, os dirigentes colorados ofereceram apoio para divulgar a Linha da Copa, que terá, entre as 16 estações, uma próxima ao Beira-Rio. Com os novos ajustes, o trajeto será de 15,3 quilômetros, custará R$ 2,5 bilhões e irá até o Campus Agronomia da UFRGS. "Desta forma, os colorados terão mais uma forma de chegar ao Beira-Rio, mais tranquila, econômica e segura. A Linha da Copa vai beneficiar a comunidade gaúcha, porto-alegrense, todos os colorados que vêm sempre ao Estádio, além de incrementar nossas vantagens para ser cidade-sede da Copa do Mundo", destacou o presidente Vitorio Piffero.


Presidente Vitorio Piffero (E) assistiu apresentação da Trensurb sobre o projeto Linha da Copa

O superintendente de Desenvolvimento e Expansão da Trensurb, Humberto Kasper, apresentou o projeto do Metrô de Porto Alegre - Linha da Copa à direção do Inter, no Beira-Rio. O presidente Vitorio Piffero, e o vice-presidente de patrimônio do Clube, Emídio Ferreira, que assistiram à apresentação, conheceram o traçado atual do projeto, que contempla o clube com a Estação Beira-Rio, uma das 16 que fazem parte do trajeto. A previsão é de que as obras comecem em 2010.

Piffero declarou que o Internacional estará mobilizado junto com a Trensurb para viabilizar a Linha da Copa. "Estamos à disposição da Trensurb para realizar ações que divulguem o projeto, e acreditamos que a Estação Beira-Rio merece um tratamento especial, já que atenderá uma demanda superior, especialmente em dias de jogos", disse o presidente Piffero. A Linha da Copa faz parte do Plano Integrado de Transportes e Mobilidade Urbana (PITMurb), que está sendo desenvolvido com a participação das três esferas de Governo (Trensurb, Metroplan e EPTC) e que prevê integração com os outros modais de transporte coletivo da Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre. Kasper salientou que a nova linha "atenderá uma demanda de 290 mil passageiros/dia, além de gerar empregos diretos e indiretos para 184 mil pessoas". A nova linha passará por 15 bairros, atingindo diretamente 105 mil habitantes que moram nos 400 metros do entorno das estações.

**IMAGEM**

A conclusão dessa primeira fase do projeto está prevista para até 2013, com saída do Mercado Público, passando pelas avenidas Borges de Medeiros, indo até o cruzamento da José de Alencar com Padre Cacique, próximo de onde está prevista a Estação Beira-Rio, depois passará pela Rótula do Papa, no bairro Azenha, avenida Bento Gonçalves até a avenida João de Oliveira Remião, próximo ao Campus da UFRGS. A proposta prevê a compra de 44 trens com capacidade para 1.080 passageiros (40 para entrar na linha e quatro reservas) para a primeira fase e um cronograma anual de investimentos para implantação.

As ações de parceria entre o Internacional e a Trensurb incluem intervenções no jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, com anúncios no placar eletrônico, divulgações pelo sistema de alto-falantes, faixas circulando no gramado para os sócios e torcedores leram as mensagens e apoiarem a iniciativa. Além disso, o clube também já faz divulgação no site oficial.

Os colorados querem o metrô de Porto Alegre!

Vote no metrô Linha da Copa na enquete da Zero Hora, acesse www.zerohora.com e escolha o metrô como um dos três projetos para o Rio Grande!

Por que votar no metrô de Porto Alegre?

- É um transporte ecológico, usa energia limpa e não polui;

- O metrô é mais rápido, seguro e econômico;

- A chamada Linha da Copa é o pontapé inicial para a construção de uma rede de transporte que integrará toda a região metropolitana;

- O metrô deverá transportar 300 mil pessoas por dia;

- Com o metrô haverá menos congestionamentos, reduzindo o número de veículos nas ruas;

- Os colorados terão mais uma forma de chegar ao Beira-Rio, mais tranquila, econômica e segura.

Voltar