INTER AVANÇA NA AMÉRICA
Data: 20/10/2004
O técnico Muricy Ramalho retirou Marabá e escalou Gavilán para o começo da partida. Com isso, a defesa ficou com Sangaletti, Wilson e Vinícius. À frente deles, Edinho e Gavilán. A estratégia era bloquear o time mineiro que colocou em campo três atacantes na largada. O Cruzeiro foi para cima, tentando reverter a vantagem colorada de dois gols construída no Beira-Rio na vitória por 3 a 1.
Aos dois minutos, Maldonado cobrou falta para Sorin cabecear fraco e Clemer defender. Aos nove, Guilherme recebeu na entrada da área e quando iria chutar, Vinícius deu um carrinho e salvou. Aos 14, Maldonado cobrou falta com muito perigo. Aos 31, o maior susto do primeiro tempo. Martinez cobrou escanteio e Marcelo Batatais cabeceou no canto. Clemer salvou com grande defesa, e a bola ainda bateu na trave e não entrou.
Nos últimos 10 minutos da etapa, o Inter passou a construir chances de marcar gols. Aos 39, depois de cobrança de escanteio, a bola sobrou para Vinícius chutar forte e Arthur defender. Aos 42, o Inter perdeu ótima chance de fazer o gol. Chiquinho cobrou falta da esquerda e Vinícius cabeceou forte muito perto do gol.
No intervalo, o técnico do Cruzeiro retirou Martinez e colocou o meia Fernando Diniz. A expectativa era de que o time mineiro pressionasse mais. Mas não foi o que se viu em campo. Foi o Inter quem teve as melhores chances na etapa final. Com uma postura defensiva perfeita e grandes atuações de todos os zagueiros e dos volantes, o Inter não corria riscos e ainda tinha espaços para o contra-ataque.
Aos 4min30seg, Chiquinho entrou na área e chutou para grande defesa de Arthur. Aos 15, Sobis tocou para Diego, em velocidade, mas Arthur salvou com os pés. Aos 20min, Wendell cobrou escanteio e Edu Dracena cabeceou com muito perigo. Aos 27, Rafael Sobis recebeu passe livre, entrou na área, driblou o goleiro, foi derrubado, levantou-se e perdeu a chance. Um minuto depois, Sobis se recuperou. Chiquinho lançou Sobis, pela esquerda. O atacante avançou em direção à área, driblou Marcelo Batatais e chutou no canto: o gol da classificação.
Depois disso, o Inter segurou o resultado e só levou um susto quando Fred, aos 44min, cabeceou para grande defesa de Clemer. A bola ainda bateu na trave. Uma grande intervenção do goleiro colorado, que completou 36 anos nesta quarta-feira.
Cruzeiro (0): Arthur; Alessandro, Marcelo Batatais, Edu Dracena e Sorin; Augusto Recife (Wendell), Maldonado e Martinez (Fernando Diniz); Jussiê, Fred (Tapia) e Guilherme. Técnico: Marco Aurélio.
Internacional (1): Clemer; Wilson, Sangaletti e Vinícius; Élder Granja (Wellington), Edinho, Gavilán, Fernandão e Chiquinho; Diego (Marabá) e Rafael Sobis (Rogério Gaúcho). Técnico: Muricy Ramalho.
Gol: Rafael Sobis, aos 28 minutos do segundo tempo. Cartões amarelos: Jussiê, Fred (C), Wilson, Edinho (I). Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR), auxiliado por Aristeu Tavares e Hilton Rodrigues. Público: 10.876. Renda: 21.794,00 Local: Mineirão, em Belo Horizonte.