INTER VENCE JUVENTUDE DE VIRADA EM JOGÃO
Data: 14/11/2004
Foi um jogo sensacional. O Inter dominou grande parte da partida, criou diversas chances de gol, enquanto o Juventude sempre foi perigoso nos contra-ataques. No final, assim como havia acontecido nas semifinais do Grupo 1 do Gauchão, em março, o time colorado bateu o adversário caxiense por 3 a 2, com o gol da vitória sendo marcado por Rafael Sobis. Aliás, o jogo foi especial para Sobis, que é natural de Erechim e contou com a torcida de vários integrantes da sua família no estádio.
O confronto teve vários destaques pelo lado colorado. A começar pela presença da torcida que tomou 90% das dependências do Colosso da Lagoa, fazendo com que os jogadores colorados sentissem que estavam atuando em casa. Em campo, Edinho, na defesa, foi soberbo, ganhando quase todas as jogadas. No ataque, Rafael Sobis e principalmente Diego tiveram atuações sensacionais, criando jogadas, driblando os defensores e marcando gols.
A partida começou com o domínio do Inter. Aos 2min30seg, Chiquinho cobrou falta e Wellington cabeceou para fora. Quando o Inter estava melhor em campo, sofreu o gol. Em um contra-ataque veloz, Jancarlos tocou a bola para Leonardo Manzi entrar livre na área e desviar de Clemer: 1 a 0 para o Juventude, no único ataque com perigo da equipe no primeiro tempo.
Apesar da desvantagem, o Inter seguia melhor, mas não conseguia concluir. Cleiton Xavier, Wellington, Sobis e Diego se movimentavam pelo meio, enquanto Granja e Chiquinho buscavam os ataques pelas laterais. Aos 20 minutos, Chiquinho cobrou escanteio e a bola sobrou para Diego chutar forte e marcar o gol. O juiz paranaense, porém, anulou o lance, apontando falta de Edinho em Ageu.
Aos 23, Wilson cruzou e Sobis, natural de Erechim, cabeceou com perigo para fora. Um minuto depois, Granja cruzou e Sobis chutou de primeira por cima. Mais um minuto e o Inter chegou novamente. Desta vez, Cleiton Xavier girou na entrada da área e concluiu com perigo por cima.
Aos 26, Chiquinho fez grande jogada, avançando do campo do Inter até a entrada da área caxiense e tocando para Sobis. O atacante cruzou rasteiro para Diego, mas Ageu se atirou na bola e salvou para escanteio. Aos 40, Wellington concluiu rasteiro de fora da área para defesa de Martini, na última chance da primeira etapa.
No intervalo, o técnico do Juventude, Ivo Wortmann, retirou Leonardo Manzi, lesionado, e colocou Sandrinho. Enquanto isso, o técnico Muricy Ramalho tratou de energizar o time no vestiário.
E deu certo. O Inter voltou para o segundo tempo pressionando em busca da virada. Logo a 1min30seg, Chiquinho tocou para Diego, que chutou para defesa de Martini. Cerca de 20 segundos depois, o volante Marcos Rogério recuou mal para o goleiro, Diego se antecipou e tocou na saída de Eduardo Martini empatando o jogo: 1 a 1. Foi o quarto gol de Diego no Brasileirão.
O Inter seguiu no ataque. Em apenas 40 segundos, dos 6min aos 6min40seg, o time criou três chances de gol. Aos seis, Chiquinho passou para Diego que chutou forte, a bola tocou na zaga e quase entrou. Vinte segundos depois, Chiquinho cobrou escanteio e Edinho desviou, mas a bola passou a centímetros da trave. Aos 6min40seg, Wellington chutou forte e Martini agarrou firme.
Aos 10 minutos, Rafael Sobis chutou forte da intermediária e quase marcou um golaço. Aos 21, Diego passou pelo zagueiro e chutou para defesa de Eduardo Martini. Aos 22min30seg, porém, o ala Jancarlos roubou a bola de Chiquinho e cruzou para cabeçada de Sandrinho. Clemer se esticou todo, tocou na bola, mas ela acabou entrando: 2 a 1 para o Juventude.
Aos 25, saiu Cleiton Xavier e entrou Danilo, em busca da virada. E ela começou com o gol de Élder Granja. Aos 27min30seg, Wellington foi a linha de fundo e deu excelente cruzamento para Élder Granja, que cabeceou no canto. A bola tocou no poste e entrou: 2 a 2. Aos 32, Danilo cobrou falta e a bola sobrou para Granja na área. O ala chutou forte no corpo do zagueiro.
Aos 33min30seg, Danilo foi lançado, ganhou a jogada na raça e chutou por cima. Aos 38, Diego roubou a bola de Marcos Rogério, entrou na área e cruzou para Rafael Sobis chutar forte com precisão: 3 a 2. Depois disso, o Inter segurou o resultado e garantiu a vitória e a festa vermelha em Erechim.
Juventude (2): Eduardo Martini, Índio, Naldo e Ageu; Jancarlos, Marcos Rogério, Lauro, Donizete Amorim (Ederson) e Zé Rodolpho; Clodoaldo (Raone) e Leonardo Manzi (Sandrinho). Técnico: Ivo Wortmann.
Internacional (3): Clemer; Wilson, Sangaletti e Edinho; Granja, Álvaro, Wellington, Cleiton Xavier (Danilo) e Chiquinho (Galego); Diego (Fernando Miguel) e Sobis. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Leonardo Manzi (J), aos seis minutos do primeiro tempo, Diego (I), a 1min50seg do segundo tempo, Sandrinho (J), aos 22min30seg do segundo tempo, Élder Granja (I), aos 27min30seg do segundo tempo, Rafael Sobis (I), aos 38min do segundo tempo. Cartões amarelos: Marcos Rogério, Leonardo Manzi, Índio, Ageu (J), Wilson, Élder Granja, Álvaro (I). Público: 14.857. Renda: R$ 137.185,00. Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR), auxiliado por Roberto Braatz e Gilson Coutinho. Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.