TORCIDA COLORADA INVADE BUENOS AIRES
Data: 25/11/2004

Torcida colorada lota seu espaço no La Bombonera (anel superior)
Foi a maior invasão de torcedores de um clube brasileiro a Buenos Aires da história. Isto foi dito pelos argentinos. A torcida colorada deu um show na Bombonera e esteve presente com mais de 4 mil pessoas. O movimento dos colorados rumo à capital argentina tomou conta das estradas e aeroportos na segunda, terça e quarta-feira. E por instantes, a torcida do Inter conseguiu se fazer ouvir diante dos milhares de torcedores do Boca Juniors que encheram a Bombonera. Foi logo depois do primeiro gol do Inter marcado por Rafael Sobis. Por cerca de um minuto o canto de olë, olë, ole, Inteeeeeeeeer, Inteeeeeeer, foi mais ouvido no estádio do que as ritmadas canções de apoio dos "inchas" do Boca. É verdade, entretanto, que a torcida do Boca na Bombonera e imbatível na grande maioria do tempo. Os gritos de "dá-lhe Boooooo, dá-lhe boooooooo" tomam conta do estadio, que chega a tremer quando os torcedores pulam.
Apesar de o amarelo e o azul do Boca pintarem o Bombonera, o vermelho se fez presente em uma boa parte das arquibancadas e cadeiras do lendário estádio. Alguns colorados levaram faixas de apoio ao time. Outros preferiram vestir as camisetas da Seleção Brasileira. Mas a maior parte driblou as orientações dos policiais de Buenos Aires e vestiu com orgulho a camiseta vermelha pelas estreitas ruas do bairro da Boca, em direção ao estádio. E assim ficou durante todo o jogo nas arquibancadas.
O grande movimento dos ônibus (cerca de 30) ocupados por colorados ajudou inclusive a tumultuar ainda mais o já caótico trânsito de Buenos Aires por volta das 19h. Neste horário, um comboio de cerca de 12 ônibus apinhados de torcedores do Inter foi escoltado pela tradicional avenida 9 de julho até o estádio. O comboio era motivo de orgulho para alguns torcedores. "Nunca Buenos Aires viu uma invasão de torcida estrangeira assim", comentou um torcedor, dentro de um ônibus, enquanto fechava as cortinas (outra orientação dos policiais) para evitar pedradas de pessoas na rua.
Já dentro da Bombonera, os torcedores do Inter apoiaram o time em grande parte do jogo, apesar do placar desfavorável construído pelo Boca na metade da etapa final. Enquanto isso, os comentaristas das rádios de Buenos Aires destacavam a presença dos colorados. "Realmente é uma das torcidas mais populares do Brasil, ao lado do Corinthians e do Flamengo", comentou um radialista. No final, o gol de Diego encheu de esperança o Inter. Os torcedores colorados pretendem agora transformar o Beira-Rio em um caldeirão para apoiar o time na partida de volta, diante dos argentinos, na próxima quarta-feira.
* enviado especial a Buenos Aires
Foto: Daniel Boucinha