INTER VENCE SANTA CRUZ COM BOA ATUAÇÃO
Data: 20/02/2005
O Internacional bateu o Santa Cruz por 2 a 0 na tarde do último domingo, na abertura do segundo turno do Gauchão. Com uma boa atuação, o time do técnico Muricy Ramalho criou diversas chances no ataque e marcou dois gols com Fernandão, no primeiro tempo, e Tinga, na etapa final. Agora, o Inter enfrenta o Novo Hamburgo na próxima quarta-feira, em Novo Hamburgo.
O jogo
Antes de o jogo, o torcedor colorado demonstrou o seu entusiasmo com o técnico Muricy Ramalho e o aplaudiu tão logo surgiu na beira do gramado. Nas arquibancadas, uma faixa pintada por torcedores deu a idéia do que pensavam os colorados: "Muricy, tu mora aqui", referindo-se a decisão do técnico em permanecer no Inter, apesar do assédio do Palmeiras no meio da semana. "A torcida do Inter é demais", devolveu o técnico, acenando para os torcedores.

Torcida manifestou das arquibancadas sua gratidão com Muricy Ramalho
Em campo, o primeiro tempo foi amplamente dominado pelo Inter. Além do gol marcado por Fernandão, o time perdeu pelo menos mais seis chances claras de ampliar, quase todas criadas pelo ala Elder Granja, de grande atuação. Mas os erros nas conclusões impediram o Inter de ir para o intervalo com uma vantagem maior no placar.

Elder Granja foi o destaque da partida
Logo a 53 segundos, Rafael Sobis cruzou, Fernandão escorou de cabeça para trás e Tinga chutou de pé esquerdo por cima. Aos 2min40seg, Jorge Wagner cobrou escanteio na cabeça de Índio que concluiu para defesa do goleiro Fernando Wellington. Aos 4min30seg, Fernandão deu grande toque para Elder Granja cruzar direto para o gol e o goleiro fazer boa defesa para escanteio.
Aos 20min, Elder Granja cruzou ao lado da área na cabeça de Fernandão que concluiu para fazer 1 a 0 (veja abaixo a seqüência de imagens do gol). Foi o segundo gol do meia-atacante na temporada e o primeiro no Gauchão. Aos 27min30seg, Granja tentou cruzar e quase encobriu o goleiro, que precisou saltar para fazer grande defesa. Aos 29, novamente Granja lançou Sobis, que entrou na área, driblou o goleiro e cruzou rasteiro para Jorge Wagner. O ala improvisado chutou rasteiro de pé direito, mas a zaga salvou quase em cima da linha.

Elder Granja cruza da direita...

Fernandão desvia de cabeça...

e parte para a comemoração do seu segundo gol na temporada
Aos 32, o único ataque de perigo do Santa Cruz na primeira etapa. Elton Corrêa aproveitou um contra-ataque e encobriu Clemer. O volante Gavilán, porém, salvou de cabeça na pequena área. Dois minutos depois, Granja respondeu com um chute de pé esquerdo na trave. Mais dois minutos e Diego entrou livre na área, depois de falha do zagueiro Fernando, mas chutou fraco nas mãos do goleiro. Aos 44min30seg, Granja, sempre ele, deu ótimo passe para Tinga que chutou cruzado para fora.
No intervalo, o técnico do Santa Cruz, Hélio Vieira, retirou Marcelinho e colocou Roberto. O panorama da partida, porém, seguiu o mesmo na etapa final: o Inter criando muitas chances, mas desperdiçando a grande maioria delas. Ao todo, foram 28 conclusões no jogo, sendo duas resultantes em gol e mais 14 levando perigo.
Aos 23 segundos, Granja, o melhor jogador da partida, avançou pelo meio e tocou para Rafael Sobis chutar de primeira na rede pelo lado de fora. A 1min50seg, Gavilán cobrou falta da direita, e a bola sobrou para Índio concluir para fora. A 6min30seg, Índio, com um lançamento, encontrou Granja livre na direita. O ala cruzou para Tinga chutar por cima.
O Inter seguiu no ataque e, aos 9min, Granja deu ótimo passe para Fernandão bater forte e Fernando Wellington salvar para escanteio. Aos 13, Diego passou para Sobis chutar para fora. Mais dois minutos e Diego quase marcou, quando o goleiro Fernando salvou com os pés. Aos 16min50seg, Fernandão recebeu cruzamento, matou no peito e concluiu por cima.

Rafael Sobis (E) e Diego (D): dupla de atacantes criou boas chances de gol
Aos 18, Granja, com uma lesão no tornozelo, saiu para dar lugar a Bolívar. A torcida reconheceu a grande atuação do ala e aplaudiu bastante. Apesar da lesão, Granja deve estar em campo na próxima partida. Um minuto depois, Fernandão foi derrubado na entrada da área por André, que foi expulso. Aos 27, o Santa Cruz levou perigo, quando Roberto recebeu lançamento na área atrás dos zagueiros e chutou para fora.
Nos últimos 15 minutos e com um jogador a mais, o Inter aumentou o ritmo e chegou ao segundo gol. Aos 29, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão cabeceou para defesa do goleiro. Aos 34, Sobis deu um balãozinho no zagueiro e chutou para nova defesa de Fernando. Aos 36min30seg, finalmente o segundo gol. A exemplo do que havia ocorrido contra o Chapadão, Rafael Sobis deu ótimo passe para Tinga, que entrou na área e colocou na saída do goleiro: 2 a 0. A torcida festejou e gritou o nome de Tinga, que marcou o segundo gol com a camiseta do Internacional.

Tinga marcou seu segundo gol pelo Inter
Aos 38, Rafael Sobis chutou e Fernando Wellington salvou para escanteio. Aos 44, saíram Fernandão e Diego e entraram Wellington e Paulista. Um minuto depois, Paulista rolou para Wellington chutar e Fernando salvar para escanteio. Aos 45min30seg, Jorge Wagner arriscou de fora da área e quase enganou o goleiro, na última chance da partida.
Internacional (2): Clemer; Índio, Sangaletti e Wilson; Elder Granja (Bolívar), Gavilán, Tinga, Fernandão (Wellington) e Jorge Wagner; Diego (Rodrigo Paulista) e Rafael Sobis. Técnico: Muricy Ramalho.
Santa Cruz (0): Fernando Wellington; China, João Miguel e Fernando; Fininho (Eduardinho), André, Everton, Elton Corrêa e William; Javier (Júlio César) e Marcelinho (Roberto). Técnico: Hélio Vieira.
Gols: Fernandão (I), aos 20min do primeiro tempo, e Tinga (I), aos 36min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Fernando, André, Eduardinho (SC), Gavilán e Tinga (I). Expulsão: André (SC). Púbico: 8.576 (6.336 pagantes). Renda: R$ 56.284,00. Arbitragem: Leonardo Gaciba, auxiliado por Paulo Conceição e José Carlos Oliveira. Local: Estádio Beira-Rio.
Fotos: Daniel Boucinha