Olá, Marcos Duarte!

Inter faz 3 a 1, de virada, e larga com vantagem nas semifinais

Data: 27/05/2009

O Internacional venceu o Coritiba, de virada, por 3 a 1, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. Marcos Aurélio abriu o placar para o time paranaense, mas Taison, Alecsandro e Andrezinho marcaram para a equipe colorada e garantiram a vitória no jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Agora, o Inter pode perder por um gol de diferença no Couto Pereira, na próxima quarta (3/6), que fica com a vaga à final.


Taison e Nilmar comemoram gol de empate: Inter fez 3 a 1 no Coritiba

O Coritiba tentou surpreender no começo da partida. Aos 2min, Marcos Aurélio arriscou da intermediária, a bola saiu ao lado do gol. Aos 4min, Nilmar recebeu na linha de fundo e tocou para Magrão, na área, chutar forte. A bola tocou no braço do zagueiro, mas o juiz nada marcou.

O jogo era franco nos primeiros minutos. Os dois times marcavam forte, mas também tentavam o ataque seja em jogadas de velocidade, seja em lances de bola parada. Aos 9min, o primeiro lance de gol para o Inter. D´Alessandro cobrou escanteio da direita e Álvaro cabeceou com muita força ao lado do gol.

Andrezinho procurava marcar pelo setor de Guiñazu, mas também aparecia na frente, tentando as jogadas de combinação com Kléber e Taison. Aos 12min, mais uma jogada pesada do Coritiba. Márcio Gabriel acertou D´Alessandro e recebeu o amarelo. Em 12 minutos, dois cartões amarelos para os paranaenses. D´Alessandro se movimentava bastante por todos os setores e procurava armar as jogadas do Inter. 

Aos 14min, o Coritiba abriu o placar. Marcio Gabriel foi à linha de fundo e cruzou para Marcos Aurélio chutar forte no alto. Coritiba 1 a 0.  A torcida colorada não arrefeceu e gritou buscando a reação da equipe. O Inter tentou a reação aos 20min, quando Andrezinho levantou a bola na área, Índio matou no peito e  tentou desviar do goleiro Vanderlei, que salvou em grande saída do gol.

**IMAGEM**

Aos 21min, o Inter chegou ao empate em um lindo lance de combinação. D´Alessandro deu lindo passe por cobertura para Nilmar, que tocou de primeira até Taison, dentro da área. O atacante matou a bola e chutou rasteiro e forte no canto: 1 a 1. Taison marcou o seu  sétimo gol na competição e o 23º na temporada.

Aos 23min, D´Alessandro foi lançado e caiu quando a bola estava saindo pela linha de fundo, pressionado pelo marcador. O juiz nada marcou. Aos 26min, D´Alessandro cobrou escanteio e Álvaro cabeceou por cima.

O Coritiba marcava forte e com muitas faltas na intermediária, impedindo a aproximação colorada ao redor da área. O Inter buscava forçar as jogadas pela esquerda com apoio de Kléber, os avanços de Andrezinho e a velocidade de Taison.

O Coritiba vez por outra seguia chegando com alguma violência. Como aos 31min, quando Felipe acertou o quadril de Nilmar, na lateral do campo. O juiz não marcou nada. Aos 33min, Carlinhos Paraiba derrubou Taison por trás e Salvio Espinola não aplicou o cartão amarelo, equivocadamente.

Aos 34min, Andrezinho foi à linha de fundo e cruzou. A bola foi desviada por Magrão, subiu, quicou no gramado, enganou a zaga e sobrou para Álvaro de cabeça quase marcar o segundo gol. No lance, Nilmar caiu sentindo muitas dores e precisou ser substituído por Alecsandro, que entrou aos 37min. A essa altura, o Inter já pressionava, enquanto o time paranaense se encolhia. Aos 38min, Kléber deu grande lançamento para Taison, que entrou pela direita, tentou tocar para Alecsandro, na ára, mas o goleiro Vanderlei salvou com nova saída de gol no chão.

O Inter tentava o toque e as jogadas pelas laterais, mas o time paranaense fechava bem os espaços. Aos 44min, Marcos Aurélio cobrou falta do bico da área e a bola saiu por cima. Aos 48min, Alecsandro foi cruzar e a bola tocou na mão do marcador, mas o juiz não deu o pênalti.

O Inter buscou a pressão nos últimos minutos do primeiro tempo, mas não foi feliz. Tudo igual no primeiro tempo: 1 a 1.

Os dois times voltaram iguais para a etapa final. A 1min, Sandro cruzou da direita, a defesa não conseguiu cortar, mas o goleiro Vanderlei fez boa saída do gol. O Inter começou forçando as jogadas em direção ao centroavante Alecsandro, posicionado mais centralizado. Aos 5min,  Kléber cruzou da esquerda, Alecsandro tentou desviar, mas a bola saiu ao lado do gol. Aos 7min, Álvaro cortou um contra-ataque perigoso com grande carrinho, mostrando muita raça. A torcida vibrou com a ação do defensor.

Aos 13min, Taison arriscou da intermediária um chute rasteiro, mas o goleiro Vanderlei defendeu. O Inter era só pressão. Aos 14min, Taison fez grande jogada e construiu o segundo gol colorado. O garoto partiu a dribles para cima da defesa paranaense, entrou na área, deu um corte em dois zagueiros e tocou para Alecsandro. O atacante chutou forte e marcou o gol da virada. Alecsandro fez o quarto gol na Copa do Brasil e o nono na temporada. 2 a 1.


Alecsandro entrou no segundo tempo e teve boa atuação

E não demorou para a equipe do técnico Tite ampliar, aos 16min, em grande jogada coletiva. Sandro tocou em Taison, na ponta-direita, que cruzou para Alecsandro. O centroavante ergueu a bola para Andrezinho matar no peito e chutar com precisão no cantinho. Um lindo gol. 3 a 1. Em dois minutos, o Inter marcou dois gols, virou o jogo e abriu boa vantagem. O estádio enlouqueceu. A torcida cantava e pulava. As arquibancadas tremiam.

Aos 19min, Taison fez grande jogada e quando ía entrar na cara do gol, foi deslocado por Felipe, mas o juiz nada marcou. Aos 23min,  D´Alessandro entrou a dribles na área e foi puxado. Salvio Espinola nada marcou, mais uma vez. Aos 29min, Marcos Aurélio foi lançado, entrou na área, tentou driblar Lauro, perdeu o ângulo e cruzou para a zaga afastar. Lance perigoso contra o Inter.

Aos 32min, saiu D´Alessandro, muito aplaudido, para a entrada de Glaydson. Com a modificação, Andrezinho avançou para o setor de criação do meio-campo, deixando Glaydson mais atrás.

Aos 36min, Bolívar recebeu na direita, cortou o marcador e cruzou. A bola iria pegar Alecsandro livre na pequena área, mas no meio do caminho, a zaga conseguiu cortar para escanteio. Aos 37min, Andrezinho deixou o campo para a entrada da Marcelo Cordeiro.

O Coritiba tentou pressionar nos últimos minutos, enquanto o Inter se fechava e procurava os contra-ataques. Poucas chances reais de gol foram criadas, e o Inter garantiu a importante vantagem na semifinal com a vitória de 3 a 1. Com o resultado, o time colorado pode perder por um gol de diferença no jogo da volta, quarta-feira (3/6), em Curitiba, para avançar às finais.
 
"Temos uma vantagem importante, mas tem mais 90 minutos para enfrentar. O importante foi que saímos atrás, mas conseguimos a reação", disse Magrão.

"O Coritiba mostrou que é um time que marca muito. Gostaria de ter feito um placar mais dilatado, mas isso é normal. Decisão é assim, é mascada, é no corpo a corpo. A marcação é muito intensa. O time conseguiu reverter uma situação negativa e chegou ao 3 a 1. Temos uma vantagem, mas a decisão vai ocorrer lá", avaliou o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho.

"Estes jogos são de muita marcação e pegada. O Espinola é um bom árbitro, mas hoje cometeu alguns erros lamentáveis que prejudicou o espetáculo. O grupo mostrou que mesmo na adversidade teve forças para vencer. A torcida também mostrou a confiança que tem no time, apoiando em seguida após o gol sofrido", disse o assessor de futebol, Giovanni Luigi.

"A equipe do Coritiba veio para marcar e dificultou as coisas. É um time competitivo, mas conseguimos sair com a vitória. Mesmo na marcação forte, conseguimos fazer três gols. Fico feliz de ter entrado e ajudado a equipe", afirmou o atacante Alecsandro, autor do segundo gol.

"Nossa equipe tem os pés no chão. Vamos trabalhar com humildade para buscar a classificação em Curitiba. É importante ressaltar o torcedor. Sempre que estamos em dificuldade, os torcedores nos apoiam", disse Andrezinho.

"Todo o grupo está de parabéns. Agora, temos que colocar a cabeça no lugar e fazer um bom jogo em Curitiba também", disse Sandro.

"O time do Coritiba marcou muito e procurou muito o contra-ataque. A equipe jogou bem. Por isso que o Taison apareceu. A individualidade só aparece quando a coletividade está bem", avaliou o técnico Tite.

Internacional (3): Lauro; Bolívar, Índio, Álvaro e Kléber; Sandro, Magrão, Andrezinho (Marcelo Cordeiro) e D´Alessandro (Glaydson); Taison e Nilmar (Alecsandro). Técnico: Tite.

Coritiba (1): Vanderlei; Pereira, Rodrigo Mancha e Felipe; Márcio Gabriel, Leandro Donizete, Pedro Ken (Cleiton), Carlinhos Paraíba e Vicente; Marcos Aurélio (Ramon) e Ariel (Hugo). Técnico: Renê Simões.

Gols: Marcos Aurélio (C), aos 14min do primeiro tempo, Taison (I), aos 21min do primeiro tempo, Alecsandro (I), aos 14min do segundo tempo, Andrezinho (I), aos 16min do segundo tempo. 

Cartões amarelos: Leandro Donizete, Márcio Gabriel e Felipe (C); Magrão, D´Alessandro (I). 

Público: 43.363 / Renda: R$ 598.935,00.

Arbitragem: Sálvio Spinola (SP), auxiliado por Alessandro de Matos (BA) e Márcio Santiago (MG).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Voltar