INTER VENCE E SOBE PARA O QUINTO LUGAR
Data: 29/05/2005
O Inter derrotou o Fortaleza por 1 a 0, no Beira-Rio, na noite do último domingo, em partida válida pela sexta rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time colorado subiu para a quinta colocação, com 12 pontos, a três pontos do líder, o Botafogo. O gol da vitória foi marcado por Fernandão, aos 29min20seg do segundo tempo, em linda jogada de Élder Granja. Foi a quarta vitória consecutiva do Inter na competição.
O jogo
O técnico Muricy Ramalho escalou Ricardinho no meio-campo, passando Fernandão para o ataque junto a Gustavo. Com isso, Michel começou no banco de reservas. No gol, atuou Marcelo Boeck, em substituição a Renan, convocado ao lado de Rafael Sobis para a seleção brasileira sub-20. O Fortaleza entrou em campo com uma proposta ofensiva, já que contava com dois meias e dois atacantes, além do lateral-direito Chiquinho, que se destaca no apoio. Com isso, foi um primeiro tempo muito movimentado cheio de oportunidades para as duas equipes.
O Inter começou melhor. Aos 2min20seg, Jorge Wagner cruzou e Fernandão cabeceou no segundo pau para defesa do goleiro Bosco. Aos 6min30seg, Tinga e Fernandão tabelaram da intermediária até a entrada da área, onde Fernandão chutou forte por cima. Os volantes Tinga e Perdigão (foto ao lado) se revezaram no apoio ao ataque e garantiam um bom toque de bola juntamente a Ricardinho no setor.
O Fortaleza buscava o contra-ataque e conseguia espaços para isso. Aos 8min, Clodoaldo tocou para Marcos Dener que fez o gol, mas a bandeirinha Ana Paulo Oliveira anulou o lance corretamente por impedimento. Aos 12min, Perdigão fez ótimo corta-luz para Fernandão chutar e Bosco defender.
O time cearense conseguia bloquear os dois alas colorados, fazendo com que o Inter só conseguisse jogadas pelo meio. Aos 13min50seg, Chiquinho cruzou e Clodoaldo chutou livre na área para defesa sensacional de Marcelo Boeck. O adversário seguiu ameaçando. Aos 20min20seg, Paulo Isidoro arriscou de fora da área e Marcelo defendeu para escanteio. Dois minutos depois, Ricardinho tentou surpreender Bosco de fora da área, mas o goleiro defendeu.
Aos 25, Tinga foi derrubado por Ronaldo Angelim na área: pênalti não marcado pela juíza Sílvia Regina de Oliveira. Aos 26min40seg, Jorge Wagner cobrou falta e Fernandão cabeceou para defesa de Bosco. Aos 36min40seg, em lance semelhante, Jorge Wagner cobrou falta da intermediária para a área e Gustavo cabeceou com muito perigo. No lance, Índio foi seguro na área por Erandir e novamente a árbitra Sílvia Regina nada marcou. Aos 39, Granja cruzou da direita e Fernandão concluiu de cabeça para defesa de Bosco.
Nos últimos minutos, o ritmo de lances perigosos para os dois lados aumentou. Aos 39min40seg, Chiquinho cruzou e
Marcelo salvou em boa saída do gol. Na seqüência do lance, Clodoaldo cruzou e Ronaldo Angelim, livre na área, chutou de primeira por cima. Aos 42, o time colorado respondeu com uma grande jogada de Ricardinho, que passou por dois adversários e lançou para Fernandão na área. O meia-atacante, porém, acabou errando o passe para Gustavo, na pequena área. Aos 42min40seg, Jorge Wagner cruzou da esquerda e Gustavo girou para fora. Aos 43min50seg, Clodoaldo invadiu livre a área, driblou Marcelo Boeck e caiu pedindo pênalti, que a árbitra não marcou, no último lance importante da etapa.
Para a etapa final, o Inter voltou melhor e passou a dominar a partida desde cedo, enquanto o ritmo dos contra-ataques da equipe cearense diminuiu bastante. As chances de gol passaram a ser apenas do Inter graças ao crescimento dos alas na armação e de Fernandão nas conclusões. Aos 5min, Tinga (foto acima) cruzou da direita e Gustavo cabeceou para fora. Dois minutos depois, Jorge Wagner, de fora da área, chutou para defesa segura de Bosco. Aos 10, Élder Granja foi a linha de fundo e cruzou para Tinga chutar de primeira com muito perigo. Dois minutos mais tarde, novamente Granja ergueu a bola para a área e Tinga cabeceou. A bola bateu em um zagueiro e quase entrou.
O tempo ia passando e o jogo começava a ficar mais nervoso. A juíza Sílvia Regina tinha atuação irregular, errando com freqüência, invertendo faltas e acompanhando as jogadas de muito longe. Aos 18min, o técnico Muricy Ramalho retirou o meia Ricardinho e promoveu a estréia do atacante Michel, aumentando a pressão sobre o adversário em busca do gol. Aos 20min30seg, Granja, um dos destaques do jogo principalmente na etapa final, pegou rebote dentro da área e chutou forte para Alan salvar de carrinho. Aos 23, Jorge Wagner cobrou escanteio, Michel desviou no primeiro pau e quase Gustavo alcançou a bola na pequena área (foto abaixo).

Inter quase marca após cobrança de escanteio
Depois da entrada de Michel, atuando pelas pontas, Fernandão passou a aparecer com mais freqüência na área para a conclusão. E foi assim que saiu o gol da vitória. Aos 25, Michel cruzou da esquerda para a cabeçada de Fernandão e defesa de Bosco. Três minutos depois, Jorge Wagner deu grande cruzamento para Fernandão livre na pequena área. O meia-atacante cabeceou forte, mas por cima. Aos 29min20seg, de tanto pressionar, o Inter chegou ao gol. Granja roubou a bola no meio-campo, avançou até a entrada da área e deu grande passe para Fernandão, livre na área, chutar no canto: 1 a 0. Foi o 12º gol dele na temporada, o segundo no Brasileirão.

Fernandão marcou seu 12º gol na temporada
Depois do gol, o Inter passou a se posicionar mais atrás e buscou os contra-ataques. O Fortaleza ficou com a posse de bola, mas não conseguiu entrar na área colorada. Aos 37min, um grande susto para o Inter. Chiquinho cobrou falta da entrada da área e a bola bateu no poste. Passado o susto, porém, o Inter segurou bem o resultado e garantiu a quarta vitória consecutiva no Brasileirão.
?Acima de tudo valeu pela vitória. O mais importante foi a determinação de toda a equipe?, afirmou Fernandão, depois do jogo.
?O nosso time mereceu a vitória. É um time maduro. Agora vamos aproveitar as duas semanas de parada no campeonato para treinar forte e recuperar os jogadores que estão retornando?, afirmou o técnico Muricy Ramalho.
Internacional (1): Marcelo Boeck; Edinho, Índio e Wilson; Elder Granja, Tinga, Perdigão (Vinícius), Ricardinho (Michel) e Jorge Wagner; Fernandão e Gustavo (Augusto Recife). Técnico: Muricy Ramalho.
Fortaleza (0): Bosco; Chiquinho, Alan, Ronaldo Angelim e Giba; Hernani, Erandir, Paulo Isidoro (Dude) e Mazinho Lima; Clodoaldo (Fumagalli) e Marcos Denner (Ari). Técnico: Vágner Benazzi.
Gol: Fernandão (I), aos 29min20seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Perdigão, Índio, Wilson (I), Paulo Isidoro (F). Renda: R$ 101.820,00. Público: 22.589 (17.557 pagantes). Arbitragem: Sílvia Regina de Oliveira (Fifa-SP), auxiliada por Ana Paula da Silva Oliveira (Fifa-SP) e Maria Eliza Correia Barbosa (SP). Local: Estádio Beira-Rio.
Fotos: Daniel Boucinha