ENTREVISTA COM PEDRO AFFATATO
Data: 30/05/2005
"O Clube está adequando-se ao novo momento do esporte mundial"
O Vice-presidente de Patrimônio do Inter Pedro Affatato (foto) fala um pouco sobre as obras de modernização do Estádio Beira-Rio.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
P: Site do Inter ? O Estádio Beira-Rio está se preparando para se tornar um dos principais estádios da América Latina? Quais são os diferenciais?
R: Pedro Affatato ? O Estádio tem como características dimensões grandes, áreas internas espaçosas, que nos permitem as mudanças e aperfeiçoamentos que estamos fazendo. No momento em que terminarmos de executar o nosso projeto de modernização, com certeza, teremos um dos principais estádios da América Latina. Sendo que, com o que já temos, com a estrutura atual e o que já foi renovado, o Estádio Gigante da Beira-Rio é um dos principais da América Latina. Por exemplo, o Beira-Rio tem uma vantagem em relação às arenas, como o Estádio do Atlético Paranaense, pois consegue abrigar um grande número de torcedores.
P: SI ? Outro ponto forte para se tornar um centro de lazer e entretenimento pode ser a sua excelente localização em Porto Alegre?
R: PA ? A questão de logística é importantíssima para colocarmos em prática o nosso projeto por completo. A localização na cidade do Complexo Beira-Rio é excelente, está entre duas grandes avenidas e, como dito anteriormente, podemos agregar atrações comerciais pelo espaço que temos tanto no Estádio como no Ginásio. A impressão que se tem é que quando foi construído já estava prevista esta modernização. Logo o Complexo Beira-Rio pode se tornar um grande centro de serviços.
P: SI ? E o Ginásio Gigantinho?
R: PA ? O Clube está adequando-se ao novo momento do esporte mundial, no qual o seu espaço deverá ter utilização que traga maior rentabilidade, novas fontes financeiras. E após iniciar as reformas no Estádio chegou a vez de ver o Ginásio Gigantinho ganhar cara nova. Estamos num processo adiantado de fechamento de contratos com empresas para fazer as mudanças em nosso ginásio. Até o final do ano vamos ter uma área externa do Gigantinho completamente renovada e dois estabelecimentos de lazer funcionando no local. O Gigantinho passará por uma completa remodelação, ao estilo das arenas norte-americanas de basquete e hóquei. Assim, o ginásio será transformado em um palco multi-uso, com condições de abrigar qualquer tipo de evento. As acomodações também passarão a ser numeradas e suítes proporcionarão total conforto aos expectadores.
P: SI ? O que está sendo feito no processo de reforma do Estádio já para o jogo da Seleção Brasileira, dia 05 de junho?
R: PA ? Estamos pensando além deste jogo, já na Copa do Mundo de 2014 que provavelmente será no Brasil. Assim estamos atendendo as exigências da FIFA, como na questão da entrada dos dois times em campo, para a qual estamos fazendo ligação dos dois túneis para os atletas subirem ao gramado juntos. Os torcedores poderão enxergar o momento em que as equipes ainda estão no túnel, através de um aquário em policarbonato, em fase de construção. Também para este jogo da Seleção inauguraremos as novas Tribunas de Honra, o novo vestiário dos visitantes (no mesmo lado do estádio onde está o vestiário do Inter) e a nova área de imprensa e entrevistas que ficará entre os dois vestiários, com os dois times concedendo entrevistas lado a lado, aumentado a atual zona mista de imprensa. Além disso, no dia 5 de junho, vamos estrear as cinco novas suítes, com uma área de aproximadamente 60m2, incluindo um espaço de camarote, estrutura lógica de escritório, com equipamentos, podendo inclusive o proprietário da suíte estar trabalhando no dia de jogo numa área e sem atrapalhar quem está no setor de camarote.

