Olá, Marcos Duarte!

Taison é sinônimo de gol

Data: 29/05/2009

Artilheiro da temporada com 23 gols e responsável por passes para outros 10, Taison vive uma grande fase no Inter. Mais de um terço dos gols do time no ano saíram dos pés ágeis do garoto formado nas categorias de base do Clube. Na sua segunda temporada pela equipe profissional, o meia-atacante consolida-se como uma das principais revelações do futebol brasileiro e sonha em ser chamado pela Seleção.

A temporada está sendo de ouro para Taison. O desempenho do jogador de 20 anos na campanha invicta do título do Gauchão parece ter sido apenas um aquecimento para o que estava por vir. Depois de se consagrar com o principal jogador do estadual, no qual foi o artilheiro com 15 gols, o menino nascido em Pelotas segue infernizando as defesas adversárias na Copa do Brasil e Brasileirão.

As arrancadas em velocidade e os dribles desconcertantes, no melhor estilo maroto do futebol brasileiro, são uma fórmula quase infalível de Taison chegar ao gol. É o artilheiro da Copa do Brasil, com 7 gols. No Brasileirão, após apenas três rodadas disputadas, já marcou um gol, o da vitória sobre o Goiás, no Serra Dourada. E foi um lindo gol: Taison armou o lance no meio-campo e apareceu na frente para concluir. “Continuo jogando como fazia na base. Sempre gostei de partir para cima com a bola no pé”, garante a revelação colorada.

A sua última atuação foi mais um show. O meia-atacante foi um dos principais responsáveis pela virada sobre o Coritiba, no primeiro duelo das semifinais da Copa do Brasil. Foi dele o gol de empate e as jogadas para os outros dois marcados por Alecsandro e Andrezinho. Quando Nilmar deixou o campo lesionado, aos 37 minutos do primeiro tempo, Taison percebeu que teria que chamar a responsabilidade para si. “Quando vi o Nilmar saindo fiquei muito chateado e preocupado, pois ele vai se apresentar à Seleção. Seria muito azar ele ser prejudicado em um momento tão importante. Mas no intervalo falei como ele no vestiário e vi que estava tudo bem. Voltei mais empolgado para o segundo tempo”, conta o camisa 7.


Taison foi o principal nome do Inter no primeiro duelo da semifinal contra o Coritiba

Em duas jogadas espetaculares, aos 14 e 16 minutos da etapa final, Taison abriu o caminho para os companheiros marcarem os gols da importante virada que garantiu a vantagem para o jogo de volta no Couto Pereira. “Sempre fui de dar mais passes do que fazer gols. Agora também estou conseguindo marcar mais, mas sempre que vejo o companheiro melhor posicionado procuro tocar a bola. O mais importante é ajudar o time vencer”, ensina.  Nem mesmo a forte marcação do Coritiba, por vezes desleal, contiveram o ímpeto do artilheiro. Taison lutou o tempo todo, chamou a atenção do juiz a cada entrada violenta e acabou se resignando. Para ele, as dificuldades são parte do seu ofício. “Todo atacante apanha. Fico um pouco dolorido, mas acho que estou conseguindo fugir bem das pancadas”, disse um alegre Taison no dia seguinte à grande vitória que levou a sua assinatura.

A cada gol e assistência perfeita, o sonho de um dia chegar à Seleção Brasileira parece ficar mais próximo. Mas enquanto espera pelo chamado, Taison quer continuar dando alegria à torcida colorada. “É claro que eu imagino ser convocado um dia. Vou brigar para isso. Mas ainda é cedo. O importante é que estou muito feliz no Inter”, garante.

Voltar