INTER VENCE EM SÃO PAULO
Data: 25/06/2005
O Internacional venceu o São Paulo por 3 a 1 na deste sábado, no Morumbi, pela nona rodada do Brasileirão. Os gols colorados foram de Iarley, que teve excelente estréia, Fernandão, de pênalti, e Tinga. Souza marcou para a equipe paulista. Com o resultado, o Inter assumiu a quinta colocação com 16 pontos.
O jogo
O time colorado começou com modificações. Nos lugares dos suspensos pelo terceiro cartão amarelo Jorge Wagner e Índio, entraram Alex e Vinícius, respectivamente. Além disso, Edmilson, no meio-campo, e Iarley, no ataque, tiveram a oportunidade de começar uma partida pela primeira vez. Com Edmilson no meio, Tinga teve mais liberdade para jogar avançado. Já a presença de Iarley deixou Fernandão mais posicionado na área como centroavante.
Aos 5min, Alex cruzou da esquerda e Fernandão cabeceou para fora na primeira chance da partida. Aos 6min40seg, o ala Elder Granja, que completou a 100º partida pelo Inter, fez boa jogada pela direita e cruzou para Fernandão chutar de primeira com muita força e a bola bater na trave. Aos 7min20seg, Edmilson arriscou de fora da área e a bola quase enganou Rogério Ceni, que defendeu com a cabeça.
O São Paulo só ameaçou aos 16min, quando Renan recebeu livre na área e concluiu no corpo de Clemer, que salvou em ótima saída do gol. O Inter respondeu aos 25min30seg com boa jogada de Granja que deu passe para Iarley, na grande área, chutar para fora. Aos 29min40seg, Alex recebeu de Iarley e bateu para boa defesa de Rogério Ceni.
O primeiro gol colorado saiu aos 30min30seg. E foi um golaço. A jogada começou da esquerda com o cruzamento de Vinícius para a área. Fernandão subiu e dividiu a bola com um zagueiro. Na sobra, dentro da área, Iarley matou a bola com o pé esquerdo, girou e chutou com o pé direito no ângulo. Foi o primeiro gol de Iarley com a camisa colorada.
Com a desvantagem no placar, o São Paulo partiu para cima em busca do empate. E ele surgiu em um lance equivocado da arbitragem. Aos 36min, Marco Antônio cobrou falta para a área e a bola sobrou para Roger, em impedimento, chutar na trave. No rebote, Souza só empurrou para o gol vazio. Aos 38min45seg, Granja achou Tinga livre na área. O meio-campista cruzou para Fernandão, mas a zaga salvou quando o atacante iria marcar o gol, na última chance da primeira etapa.
Para o segundo tempo o Inter voltou ainda mais determinado em busca da vitória. Aos 2min45seg, Iarley deu bom passe para Tinga na área chutar para fora, em ótima oportunidade para o desempate. Aos 4min30seg, Alex cruzou, a zaga tirou mal e a bola sobrou para Fernandão chutar no corpo do zagueiro. No rebote, Granja cruzou e quase Iarley alcançou antes de Rogério Ceni.
A pressão colorada prosseguiu até que, aos 7min, Iarley deu bom lançamento para Tinga cruzar até Fernandão. O atacante foi derrubado na área, quando iria cabecear: pênalti bem marcado por Wagner Tardelli. Na cobrança, aos 8min20seg, Fernandão marcou o segundo gol colorado. Foi o 29º de Fernandão com a camisa do Inter e o terceiro no Brasileirão 2005.
A vantagem não arrefeceu o ânimo do time. Aos 11min50seg, Granja cruzou da direita e Iarley, de peixinho, quase marcou o terceiro gol. Aos 12min30seg, o técnico do São Paulo, Paulo Autuori, retirou Michel e Marco Antônio e colocou Adriano e Daniel Rossi. O Inter seguiu melhor. Aos 13min45seg, Alex cobrou falta da direita e Vinícius cabeceou para defesa espetacular de Rogério Ceni. Aos 17, saiu Hernanes e entrou Vélber.
O Inter quase marcou aos 33min40seg, quando Alex cobrou falta e quase surpreendeu Rogério Ceni. A bola bateu no travessão e saiu. Aos 37min45seg, o time chegou ao terceiro gol em uma linda jogada. Iarley deu bom lançamento para Perdigão que cruzou para a área. Fernandão deixou a bola passar para Tinga que chutou de primeira: 3 a 1 e festa colorada no Morumbi. O Inter ainda quase marcou o quarto gol em um chute de Tinga, aos 48min.
?O Inter veio a São Paulo e mostrou personalidade?, afirmou Iarley, de excelente atuação na sua estréia.
?A estréia do Iarley foi da maior importância, demonstrando o acerto na sua contratação. O time passou com autoridade por cima do erro da arbitragem no gol do São Paulo. O grupo todo está de parabéns?, afirmou o vice-presidente de futebol, Vitório Piffero, depois da partida.
Foi a quinta vitória do Inter na competição, a terceira fora de casa. Nos últimos sete jogos, o time de Muricy venceu cinco, empatou um e perdeu um. O Inter é o time gaúcho com melhor colocação no Brasileirão. Agora, o time colorado enfrenta o São Caetano no próximo domingo, no Beira-Rio, para buscar alcançar a zona de classificação para a Copa Libertadores.
São Paulo (1): Rogério Ceni; Michel (Adriano), Flávio, Alex e Hernanes (Vélber); Ale, Renan, Marco Antônio (Daniel Rossi) e Souza; Paulo Matos e Roger. Técnico: Paulo Autuori.
Internacional (3): Clemer; Wilson, Edinho e Vinícius; Elder Granja (Ceará), Edmilson, Tinga, Perdigão (Gavilán) e Alex; Fernandão e Iarley (Rodrigo Paulista). Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Iarley (I), aos 30min30seg do primeiro tempo, Souza (SP), aos 36min do primeiro tempo, Fernandão (I), aos 8min20seg do segundo tempo, Tinga, (I), aos 37min45seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Alex e Roger (SP). Público: 3.509. Arbitragem: Wagner Tardelli (RJ), auxiliado por Aristeu Tavares (RJ) e Hilton Rodrigues (RJ). Local: Estádio Morumbi, em São Paulo.
Foto/capa: Daniel Boucinha