Olá, Marcos Duarte!

Inter vence Avaí e segue na liderança isolada do Brasileirão

Data: 31/05/2009

Atuando com uma equipe mista, o Internacional venceu o Avaí por 2 a 1, na noite deste domingo, no Beira-Rio. A partida foi válida pela quarta rodada do Brasileirão. Talles Cunha  e Alecsandro marcaram para o time colorado. Lima, de pênalti, descontou para os catarinenses. O Inter é o líder isolado, com 12 pontos e 100% de aproveitamento. Na próxima rodada, encara o Cruzeiro, no Mineirão. Antes, na quarta-feira, decide uma vaga à final da Copa do Brasil contra o Coritiba, no Couto Pereira.


Jogadores comemoram: Inter venceu a quarta consecutiva no Brasileirão

O Inter foi a campo com uma equipe mista, já que diversos titulares foram preservados do desgaste excessivo. Na próxima quarta-feira, o time colorado encara uma partida decisiva diante do Coritiba, quando decidirá a classificação à final da Copa do Brasil, no Couto Pereira. Guiñazu, Magrão, Álvaro, Índio e D'Alessandro foram poupados. Bolívar ficou  no banco.

Nilmar também ficou de fora, já que recupera-se de uma pancada sofrida no primeiro duelo contra o Coritiba. Vale lembrar que o atacante se apresenta à Seleção Brasileira nesta semana para compromissos pelas Eliminatórias da Copa e Copa das Confederações. Nilmar ficará quase um mês longe do Beira-Rio. O lateral Kléber é outro colorado que estará a serviço da Seleção.

O técnico Tite escalou o time com a seguinte formação para enfrentar o Avaí: Lauro; Danilo, Sorondo, Danny Morais e Kléber; Glaydson, Maycon, Giuliano e Andrezinho; Talles Cunha e Alecsandro.

Antes da partida, a escolha de Porto Alegre como uma das cidades-sede para a Copa do Mundo de Brasil em 2014 foi saudada no Beira-Rio. O estádio colorado deverá receber jogos do maior evento do futebol mundial. Uma faixa com a frase 'A Copa do Mundo é Nossa' foi estendida no gramado. Os jogadores do Inter também entraram em campo com uma camiseta com o mesmo slogan.

O jogo

Foi o Inter que ameaçou pela primeira vez. Aos 6min, Kléber alçou a bola para a área adversária, mas Alecsandro não conseguiu desviar no segundo pau. O time catarinense respondeu aos 9min: Marcus Vinícius soltou a bomba de fora da área e a bola passou sobre o gol defendido por Lauro, com perigo.

Nos minutos iniciais, a proposta de jogo do Avaí era clara. O time do técnico Silas se fechava bem atrás e tentava ameaçar em contra-ataques. Mas em uma cobrança de bola parada, aos 15min, o Inter abriu o placar. Andrezinho cruzou a bola para a área, a zaga do Avaí se atrapalhou, e Talles Cunha apareceu por trás para chutar cruzado, com força. 1 a 0. Foi o terceiro gol do atacante formado pelas categorias de base do Clube pela equipe profissional.

**IMAGEM**

Aos 17min, Kléber lançou Alecsandro na área do Avaí. O centroavante não dominou a bola por um detalhe. Aos 21min, Muriqui fez boa jogada na entrada da área e chutou à esquerda do gol colorado. Foi uma boa chegada do time de Florianópolis, que passou a atacar mais após sofrer o gol.

O Inter quase ampliou aos 29min. Glaydson arrancou com a bola dominada pelo meio e tocou para Alecsandro, na direita. O centroavante invadiu a área e fez o passe na medida para Talles Cunha, que entrava pelo outro lado.O jovem atacante chutou para fora, desperdiçando boa chance. Um minuto depois, Danilo cruzou com qualidade da direita e Alecsandro cabeceou sobre o gol.

Aos 33min, Giuliano, que completou 19 anos neste domingo, cobrou com perigo uma falta próxima à area. A bola passou perto do travessão. Aos 35min, Muriqui cruzou para dentro da área, Evando se antecipou e chutou para defesa segura de Lauro. Aos 43min, André desviou de cabeça uma cobrança de falta e Lauro defendeu sem dificuldade.

Foi um primeiro tempo bem disputado. A proposta inicial do Avaí era se manter mais atrás, explorando os contra-ataques. Mas depois de sofrer o gol, a equipe catarinense foi para cima em busca do empate e o jogo ficou mais aberto. O Inter se aproveitou bem da situação e criou boas oportunidades de gol. Quase ampliou com Talles Cunha e Alecsandro. Na defesa, o time colorado se mostrou eficiente. Danny Morais e Sorondo estavam bem posicionados e não deram espaço ao adversário.

O Inter voltou igual para o segundo tempo. No Avaí, Luís Ricardo entrou no lugar de Caio. Aos 5min, Alecsandro recebeu a bola livre na entrada da área e chutou de bico. A bola passou perto do gol de Eduardo Martini. Aos 9min, Maycon recebeu o segundo cartão amarelo após cometer uma falta e foi expulso. De imediato, o técnico Tite promoveu a entrada do volante Sandro no lugar de Talles Cunha.

Aos 11min, o zagueiro André desviou de cabeça sobre o gol de Lauro. No lance seguinte, Emerson fez falta dura sobre Alecsandro e foi expulso. Os dois times ficaram com dez jogadores em campo. Aos 12min, Sandro chutou de longe, mas a bola tomou muita elevação.

O Inter tinha mais volume do jogo e chegou ao segundo gol, aos 14min: Kléber recebeu belo passe e cruzou na medida para o centroavante Alecsandro. O jogador, de frente para Eduardo Martini, finalizou para aumentar o placar. 2 a 0. Foi o décimo gol de Alecsandro para o Inter.


Alecsandro marcou seu 10º gol pelo Inter

Aos 16min, Giuliano recebeu grande passe de Alecsandro e chutou para a defesa de Eduardo Martini. Aos 24min, Marquinhos entrou na grande área colorada e chutou forte a gol. Lauro agarrou a bola e não deu rebote. Aos 29min, Andrezinho chutou cruzado para dentro da área e Sandro por pouco não chegou para botar a bola para dentro. Quase o terceiro gol. Aos 33min, Ferdinando chutou de longa distância e Danny Morais desviou de cabeça para escanteio. No minuto seguinte, Lauro fez grande defesa após a cabeçada de Luís Ricardo.

Aos 36min, Leandrão entrou no lugar de Alecsandro. Também aos 36min, Uendel chutou cruzado da esquerda, com efeito, e a bola passou muito perto da trave. Aos 37min, foi a vez de Andrezinho deixar o campo para a entrada de Marcelo Cordeiro.

O Avaí tentava descontar. Aos 39min, Muriqui, dentro da área, chutou prensado com Sorondo. A bola foi afastada e Marcus Vinicius chutou desviado para a defesa de Lauro. Aos 40min, a arbitragem aprontou. Danilo dividiu com Lima, que se atirou no interior da área. Pênalti inexistente marcado por Nelson Nogueira Dias. O próprio Lima cobrou e diminuiu a vantagem colorada. 2 a 1.

O time de Florianópolis veio para a pressão final, mas o Inter se segurou bem atrás e garantiu a quarta vitória consecutiva no Brasileirão. É o líder isolado, com 12 pontos, e 100% de aproveitamento.

"Acho que a equipe está mantendo um nível de concentração muito boa e por isso, mesmo com time misto, continuou com um belo rendimento. Cada um respeita seu companheiro, mas busca seu espaço na equipe e isso fortalece o elenco", avaliou Kléber.

"A gente fica feliz pela vitória e por Porto Alegre ter sido escolhida uma das sedes da Copa do Mundo e o Beira-Rio ser um dos estádios que receberá os jogos. Beira-Rio é um grande e acolhedor estádio e todos nós estamos contentes por isso", disse Glaydson.

"Valeu pelos 100%. Tivemos a mesma postura quando atuamos contra o Goiás e o Palmeiras e hoje novamente conseguimos sair com este ótimo resultado. Agora é pensar no Coritiba na próxima quarta-feira", projetou Danny Morais.

"A gente procura fazer o melhor. Qume entra tenta buscar seu espaço. É assim que o grupo cresce e vem conquistando os resultados", afirmou Giuliano.

"Pelos resultados, dá pra dizer que o Inter tem um dos melhores, senão o melhor, grupos do Brasil. Temos que continuar assim: focados. O elenco entende que todos participam e isso comprova a união do grupo. Hoje um time misto entrou e venceu. Quanto à escolha de Porto Alegre como umas das sedes da Copa do Mundo, nós estamos fazendo um trabalho desde 2003 e a escolha do Beira-Rio como estádio da Copa comprova o grande esforço que fizemos para o complexo ser hoje um dos mais modernos do Brasil", declarou o presidente Vitorio Piffero.

"É um grande início do Inter. Fazia tempos que não tínhamos esse começo empolgante", observou o vice-presidente de futebol, Fernando Carvalho.

"O Internacional está numa visibilidade muito grande. Temos que tentar não se preocupar com a arbitragem e focar na atuação dentro de campo. É deste jeito que os resultados estão aparecendo", analisou o técnico Tite.

Internacional (2): Lauro; Danilo, Sorondo, Danny Morais e Kléber; Glaydson, Maycon, Giuliano e Andrezinho (Marcelo Cordeiro); Talles Cunha (Sandro) e Alecsandro (Leandrão). Técnico: Tite.

Avaí (1): Eduardo Martini; Ferdinando, Emerson, André e Uendel, Marcus Vinícius, Bruno (Rafael), Marquinhos e Caio (Luis Fernando); Muriqui e Evando (Lima). Técnico: Silas.

Gols: Talles Cunha (I), aos 15min do primeiro tempo, Alecsandro (I), aos 14min do segundo tempo, Lima (A), de pênalti, aos 41min do segundo tempo.

Cartões amarelos: Danilo, Kléber, Maycon, Sandro (I); Emerson (A). Expulsões: Maycon (I) e Emerson (A).

Público: 14.471 / Renda: R$ 158.520,00

Arbitragem: Nelson Nogueira Dias, auxiliado por Jossemmar Moutinho e Ubirajara Ferraz (trio pernambucano).

Local: Beira-Rio, Porto Alegre.

Voltar