INTER VENCE PAYSANDU POR 2 A 1
Data: 24/07/2005
O Internacional derrotou o Paysandu por 2 a 1, neste domingo, em Belém, pela 14ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time colorado manteve a segunda colocação com 28 pontos, apenas um ponto atrás da líder Ponte Preta. Os dois gols foram marcados por Fernandão, de cabeça, aos 31min45seg do primeiro tempo, depois de grande jogada de Tinga, e de pênalti, aos 32min30seg do segundo tempo.
O jogo
O Inter foi a campo sob forte calor em Belém e com mudanças no time. No sistema defensivo, Vinícius e Índio, por lesão, não puderam atuar. Entraram Edinho e Bolívar ao lado de Wilson, formando o trio de zagueiros. No meio-campo, Edmílson assumiu a função de Edinho. No ataque, Iarley, lesionado, foi substituído por Rafael Sobis.
O primeiro tempo foi dominado pelo time colorado. Com um bom volume de jogo, passes certos e excelente posicionamento, o Inter conseguiu arrefecer o ânimo do time paraense no primeiro tempo. O Paysandu parecia não ter como parar as jogadas pela direita com Granja, Tinga, Sobis, Bolívar e Wilson, que superavam a marcação o tempo todo.

Bolívar jogou mais uma vez na zaga
A equipe de Belém começou procurando pressionar o Inter. A 1min40seg, Vanderson chutou de fora da área por cima. Três minutos depois, Eder Ceccon arriscou de longe e Clemer defendeu com segurança. Aos 7min10seg, Donizete Amorim tentou encobrir Clemer em cobrança de falta e a bola foi na rede pelo lado de fora.
A partir dos nove minutos, o Inter passou a dominar a partida. Neste minuto, Granja cruzou da direita e Fernandão quase alcançou na pequena área. Dois minutos mais tarde, Granja chutou de fora da área e Alexandre defendeu com dificuldade. Aos 14min30seg, Jorge Wagner cobrou escanteio, Alexandre deu um tapa na bola, que sobrou para Bolívar concluir por cima.
Aos 31min45seg, Tinga fez jogada sensacional pela direita, dando uma meia-lua em um zagueiro, entrando na área e cruzando na cabeça de Fernandão, que concluiu com precisão: 1 a 0.
O gol colorado deixou o Paysandu mais nervoso, que passou a reclamar bastante da arbitragem. Aos 36min40seg, Leandro, em posição de impedimento, marcou um golaço de bicicleta. O juiz, porém, anulou o lance corretamente. Aos 40min50seg, depois de cruzamento para a área, Robson apanhou a sobra e chutou para grande defesa de Clemer.
O Inter respondeu aos 41min55seg, quando Tinga cruzou e Wilson quase alcançou dentro da área. Aos 43min, de tanto reclamar do árbitro, o centroavante Róbson foi expulso, deixando o time colorado com um jogador a mais em campo.
Na segunda etapa, o Inter demonstrou maturidade para segurar o ímpeto dos paraenses e tocar a bola para marcar o segundo gol. O começo do segundo tempo fez parecer que o time colorado iria marcar outros gols logo, tamanho era o espaço concedido pelo time da casa para os contra-ataques.
A 1min45seg, depois de boa jogada de Sobis pela esquerda, o atacante chutou e Alexandre Favaro fez boa defesa. No rebote, Tinga chutou muito alto. O Paysandu reagiu com uma cabeçada para fora de Carlos Alberto, aos 5min, depois de cobrança de escanteio.

Tinga participou do lance de um dos gols e teve boa atuação
Aos 10min, o Paysandu chegou ao empate em um golaço. O atacante Éder Ceccon arriscou uma cobrança de falta da intermediária e a bola foi no ângulo. Aos 18min30seg, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão cabeceou para defesa espetacular de Alexandre.
Aos 20min, o técnico Muricy Ramalho mexeu no time em busca da vitória. Retirou o ala Alex e colocou o centroavante Gustavo. Três minutos depois, Gustavo marcou um gol, depois de cruzamento de Tinga. O juiz, porém, anulou o gol por impedimento, corretamente.
Aos 26min, Tinga, de grande atuação, deixou o gramado com lesão nas costas e foi substituído por Ricardinho. Dois minutos depois, Ricardinho chutou da entrada da área e Alexandre defendeu. O Inter passou a tocar a bola de pé em pé para furar o bloqueio adversário. E deu certo. Aos 30min50seg, depois de muitos passes de um lado a outro com vários jogadores, Granja cruzou para Sobis, que matou a bola e foi agarrado por Vanderson na área: pênalti. Na cobrança, aos 32min30seg, Fernandão, de atuação decisiva, chutou no canto e marcou o segundo gol. Foi o 15º gol do artilheiro colorado na temporada e o quinto no Brasileirão.
Na base da empolgação, o Paysandu tentou o empate, mas parou nas boas defesas do goleiro Clemer. Aos 38min, Leandro cobrou falta e Clemer defendeu. Aos 39min30seg, Balão cruzou e Leandro cabeceou para fora. Aos 41, Sobis foi substituído por Perdigão. Aos 43min35seg, Donizete Amorim cobrou falta com perigo. Aos 46, Zé Augusto cruzou e Clemer fez boa saída de gol. Aos 47min10seg, na última chance da partida, Alemão chutou forte de fora da área e Clemer salvou com boa defesa.
Em sete partidas fora de casa, o Inter venceu cinco e perdeu duas, com aproveitamento de 71,4%. ?A gente está jogando da mesma maneira, tanto dentro quanto fora de casa?, avaliou Fernandão, autor dos dois gols da vitória.
O presidente Fernando Carvalho elogiou o desempenho do time: ?A equipe está madura e avançando no campeonato?. Aproveitou também para convocar a torcida para a partida contra o Paraná, na próxima quinta-feira, no Beira-Rio: ?Temos que encher o estádio para ajudar o time em busca de uma nova vitória.?
?Em Belém, o jogador sente muito a parte física. Não é fácil jogar aqui. O nosso time está amadurecendo e está de parabéns?, analisou o técnico Muricy Ramalho.
Paysandu (1): Alexandre Fávaro; Marco Aurélio, João Carlos, Marquinhos e Leandro (Luiz Augusto); Vanderson, Alemão, Carlos Alberto (Zé Augusto) Donizete Amorim; Eder Ceccon (Balão) e Róbson. Técnico: Sinomar Naves.
Internacional (2): Clemer; Bolívar, Wilson e Edinho; Elder Granja, Edmílson, Tinga (Ricardinho), Jorge Wagner e Alex (Gustavo); Sobis (Perdigão) e Fernandão. Técnico: Muricy Ramalho.
Gols: Fernandão (I), aos 31min45seg do primeiro tempo, Eder Ceccon (P), aos 10min do segundo tempo, Fernandão (I), aos 32min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Róbson, Marquinhos, Vanderson e Zé Augusto (P). Expulsão: Róbson (P). Público: 9.016. Renda: R$ 71.610,00. Arbitragem: Rodrigo Martins Cintra (SP), auxiliado por Márcio Luiz Augusto (SP) e Osny Antônio Silveira (SP). Local: Estádio Mangueirão, em Belém (PA).
Fotos: Renato Schalu/O Liberal