INTER PERDE PARA O SANTOS
Data: 03/08/2005
O Inter perdeu para o Santos por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Beira-Rio. O gol foi marcado por Robinho, aos 6min20seg do segundo tempo. Com o resultado, o time colorado terminou a 17ª rodada na sexta posição do Brasileirão.
O jogo
O Inter foi a campo pela terceira vez consecutiva com a mesma formação. Já o Santos procurou reforçar a marcação colocando três volantes e cinco homens no meio-campo com apenas Robinho na frente. Apesar de enfrentar um grande número de jogadores no meio-campo, o time colorado conseguiu dominar a partida criando boas chances para marcar nos primeiros minutos, quase sempre em cruzamentos para a área. O destaque ficava com Rafael Sobis, que se movimentava muito e levava vantagem sobre os zagueiros altos do time santista. Já Robinho e Giovanni, muito isolados, eram bem vigiados pelo sistema defensivo colorado.

Jorge Wagner carrega a bola observado por Robinho
Aos 2min40seg, Jorge Wagner cruzou da esquerda, Fernandão ajeitou para trás e Alex chutou forte, ao lado de gol. Aos 4min15seg, Jorge Wagner novamente ergueu a bola para a área e quase Edinho alcançou na segunda trave.
A primeira chance do Santos surgiu aos 4min50seg, quando Robinho e Bóvio tabelaram e o atacante da Seleção Brasileira chutou cruzado para fora. O time colorado respondeu aos 10min. Jorge Wagner, de boa movimentação e participação na partida, cruzou e Fernandão chutou prensado com a zaga, sobrando a bola para o goleiro Saulo.
O Santos procurava arrefecer o ânimo dos jogadores e da multidão de torcedores colorados tocando a bola com calma no meio-campo. Já o Inter toda vez que tinha a posse de bola partia para o ataque. Aos 13min, Jorge Wagner cobrou falta e Fernandão cabeceou para fora. Aos 18min30seg, Fabinho chutou forte de fora da área e a bola cruzou a frente de Robinho e saindo pela linha de fundo.

Tinga mostrou muita disposição em campo
Em uma cobrança de falta de Jorge Wagner, aos 20min, quase o Inter abriu o placar. A bola passou bem perto da goleira. Aos 21min55seg Jorge Wagner cobrou nova falta e Índio cabeceou com muita força, mas para fora. Aos 26min Fernandão tentou a conclusão de perna esquerda fora da área, mas a bola subiu muito.
A melhor chance santista ocorreu aos 29min30seg, quando Giovanni entrou na área livre e cruzou para Robinho. Wilson se antecipou bem e salvou o time com um chutão para escanteio. Aos 36min30seg, Granja cruzou e Fernandão cabeceou fraco para defesa de Saulo.
Aos 40min, o primeiro erro grave do árbitro Héber Roberto Lopes. Alex ergueu a bola da esquerda e Wendell se apoiou nas costas de Fernandão dentro da área: pênalti para o Inter equivocadamente não marcado pelo árbitro. Aos 43min30seg, Alex cruzou da esquerda e Sobis cabeceou para grande defesa de Saulo, na última chance da etapa.

Sobis deu trabalho à defesa adversária
Para o segundo tempo, o Santos se lançou um pouco mais ao ataque. Logo aos 35 segundos, Robinho chutou da entrada da área e a bola passou com perigo. Aos 4min35seg, Alex recebeu passe na intermediária, driblou Paulo César e chutou rasteiro na rede pelo lado de fora.
Aos 5min35seg, Tinga foi lançado na área e acabou atropelado por um zagueiro no Santos. O árbitro nada marcou. Aos 6min20seg, Robinho foi lançado, em um contra-ataque, e encobriu Clemer com um lindo toque: gol do Santos.
O Inter tentou reagir aos 10min30seg, quando Granja cruzou e Saulo deu um tapa para escanteio. Trinta segundos depois, Jorge Wagner cobrou escanteio, a bola bateu em um zagueiro e estava entrando, mas Bóvio salvou na pequena área. Aos 17min, o time colorado perdeu ótima chance de empate em uma cobrança de falta de Jorge Wagner, que bateu na trave.

Granja criou boas jogadas pela ala direita
Aos 20min25seg, Granja deu uma meia-lua e cruzou para defesa de Saulo. Um minuto depois, Sobis recebeu na entrada da área e chutou e a bola passou a centímetros da goleira. Aos 25min, saiu Alex e entrou Michel. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, a bola sobrou para Giovanni concluir por cima. Nos últimos 15 minutos, o Inter pressionou, mas não conseguiu chegar ao empate. Aos 41min30seg, Granja cruzou da direita e Bóvio cortou a trajetória da bola com a mão: novo pênalti não marcado pelo árbitro. Depois disso, o Santos tocou a bola e segurou o resultado.
?Tivemos um bom volume de jogo e perdemos algumas oportunidades. Que eu me lembre o Clemer não fez nenhuma defesa. Na única chance do Santos, o Robinho marcou o gol. Temos que continuar trabalhando para voltar a viver um bom momento?, analisou o técnico Muricy Ramalho, depois da partida.
Internacional (0): Clemer; Índio, Wilson e Edinho; Elder Granja, Edmilson (Ricardinho), Tinga, Jorge Wagner e Alex (Michel); Sobis (Gustavo) e Fernandão. Técnico: Muricy Ramalho.
Santos (1): Saulo; Paulo César (Basílio), Rogério (Flávio), Ávalos e Wendell; Fabinho, Bóvio, Élton (Halisson), Ricardinho e Giovanni; Robinho. Técnico: Gallo.
Gol: Robinho, aos 6min20seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Élton, Ricardinho, Halisson, Rogério (S), Granja (I). Renda: R$ 247.392,00. Público: 32.876 (27.575 pagantes). Arbitragem: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR), auxiliado por Rogério Carlos Rolim (PR) e Gilson Bento Coutinho (PR). Local: Estádio Beira-Rio.
Fotos: Daniel Boucinha