SHOW DOS GAROTOS MUNDO AFORA
Data: 12/08/2005

Categorias de base do Inter confirmam tradição de conquistas
O Internacional está dando um verdadeiro show com as suas categorias de base nas últimas semanas. Como resultado do excelente trabalho realizado no clube, os futuros craques colorados conquistaram nove importantes torneios internacionais, nacionais e regionais em várias categorias. A lista de títulos envolve a participação de garotos de 14 aos 20 anos. ?As divisões de base seguem com sua senda de vitórias. É um reflexo do trabalho sério apoiado pela direção. O Inter faz um trabalho diferenciado que ganha seu valor no cenário nacional?, avalia o coordenador-técnico das categorias de base, Guto Ferreira. Confira os títulos conquistados:
Copa Macaé Sub-17
O time juvenil conquistou o tricampeonato da IX Copa Macaé Sub-17 ao vencer o Figueirense, nos pênaltis, por 4 a 3, em julho, em Macaé (RJ). No tempo normal, a equipe colorada empatou em 3 a 3, com gols de Alexandre (2) e Cristian. O goleiro Diogo foi o herói da final, tendo defendido dois pênaltis. Diogo teve o melhor desempenho da competição sendo o menos vazado, com seis gols. O atacante Alexandre, um atacante de muita habilidade e força, foi o artilheiro e o destaque da competição. Outro destaque foi o zagueiro Sidnei, um garoto de grande técnica e força, constantemente chamado para as seleções de base. A Copa Macaé é o torneio mais importante da categoria disputado no Brasil, uma espécie de Brasileirão Série A até 17 anos. O Inter já havia conquistado este título em 2000 e 2001.

Juvenis conquistaram o tricampeonato da Copa Macaé
Para o técnico Marcelo Estigarribia, a conquista foi fruto da evolução da equipe: "Os atletas amadureceram para esta competição. Quando fomos para os pênaltis, todos estavam muito concentrados e determinados para conquistar o título", conta o comandante colorado. O Inter jogou a final com Diogo; Diogo Costa, Ferreira, Sidnei e Cristian; Dariano, Cocão, Diego e Luis Sena; Guto e Alexandre.
A campanha do tricampeonato
Fase Classicatória - Chave A/Grupo VIII
22/07 - Matsubara (PR) 0x1 Inter
23/07 - Inter 6x0 Condor (RJ)
25/07 - Flamengo 1x1 Inter
Oitavas-de-final
Inter 4x1Olaria (RJ)
Quartas-de-final
27/07 - Inter 1x1 Coritiba (pênaltis: Inter venceu por 5 a 4)
Semifinal
29/07 - Inter 2x0 Fluminense
Final
Inter 3x3 Figueirense (SC) (pênaltis: Inter venceu por 4 a 3)
O grupo campeão
Diogo, Diogo Costa, Sidnei, Dariano, Ferreira, Ramon, Alexandre, César, Augusto, Possebom, Diego, Samuel, Cristian, Cocão, Lenoir, Taison, Tiago, Thiago Luis e Wellington.
Comissão técnica
Treinador: Marcelo Estigarribia
Prep. Físico: André Volpe
Treinador de Goleiros: Leonardo Corbellini
Auxiliar: Marcelo Caliari
Copa Brasil Sub-15
As conquistas da garotada prosseguiram entre os meninos de até 15 anos. O time infantil do Inter conquistou o título da Copa Brasil de Futebol Sub-15, no último domingo, em Londrina (PR). A equipe colorada venceu o Paraná por 2 a 0 na final, com gols de Diego e Juliano, e fechou com maestria uma campanha invicta com 100% de aproveitamento sob o comando do técnico André Prodes. O goleiro Anderson foi o menos vazado da competição. O Inter jogou a final com Anderson; João Pedro, Rafael e Almeida; Douglas, Magno, Juliano, André e Tales; Daniel Fraga e Léo Mineiro.
A campanha
Grupo D
23/07 - Inter 4x3 Paraná
25/07 - Inter 4x1 Portuguesa (Londrina)
26/07 - Inter 5x0 Guarany (Paraguai)
27/07 - Inter 3x0 Figueirense (SC)
Quartas-de-final
29/07 - Inter 2x1 Cruzeiro (MG)
Semifinal
30/07 - Inter 1x0 Grêmio
Final
31/07 - Inter 2x0 Paraná
O grupo campeão
Anderson (goleiro), Douglas (lateral-direito), João Pedro (zagueiro), Almeida (zagueiro), Rafael (zagueiro), Magno (lateral-esquerdo), Daniel (volante), Juliano (volante), Léo Mineiro (atacante), Tales (meia-direita), Daniel Fraga (atacante), Willian (goleiro), Natan (zagueiro), Eduardo (lateral-direito), Matheus (volante), André (volante), Gilnei (atacante), Diego (atacante), Bruno (meia-direita) e Cristiano (atacante).
Copa Pan-Americana
O Internacional sagrou-se campeão da Copa Pan-Americana de Futebol nas categorias Sub-14 (91) e Sub-12 (93) no último dia 17 de julho, em Atibaia (SP). Na categoria 91, o time colorado bateu o Corinthians, na final, nos pênaltis, por 5 a 3, depois de empate em 0 a 0 no tempo normal. Em sete partidas, o time do Inter marcou 44 gols e não sofreu nenhum, demonstrando a enorme superioridade sobre os adversários. Na categoria 93, o Inter derrotou, na final, o Real Cotia, atual tricampeão paulista, por 1 a 0. Na campanha sensacional, o time marcou 17 gols em seis jogos e sofreu apenas um.
A campanha
Categoria 91
Fase classificatória
Inter 4x0 Liderança
Inter 11x0 Jandira
Inter 17x0 Seleção de Bom Jesus dos Perdões
Inter 4x0 São Caetano
Inter 7x0 Cac/Geo Society
Semifinal
Inter 1x0 Paraguai
Final
Inter 0x0 Corinthians
(5x3, para o Inter, nos pênaltis)
Destaques
Goleiro menos vazado: Guilherme
Melhor jogador: Renan
Goleador: Marco Jonny, com 17 gols

Seleção 93 brilhou em Atibaia (SP)
Categoria 93
Inter 1x0 Real Cotia
Inter 10x0 São Paulo
Inter 1x0 Jandira
Inter 2x0 Paraguai
Semifinal
Inter 2x1 Cesar Sampaio F.C.
Final
Inter 1x0 Real Cotia
Destaques
Melhor jogador: João Vitor
Goleador: Mateus, com 11 gols
Troféu Angelo Dossena
O time B do Internacional (Sub-21) conquistou, de forma invicta, o título do Troféu Angelo Dossena, que foi disputado na cidade de Crema, na Itália. O time enfrentou algumas das principais equipes de garotos da Itália. No último dia 18 de junho, a equipe comandada pelo técnico Guilherme Macuglia venceu o Nazionale (Itália), na prorrogação, por 3 a 2. Além do título, os jogadores colorados ganharam vários prêmios individuais. Confira:
Gol mais importante: Pereira
Melhor jogador da final: Álvaro
Melhor jogador do campeonato: Diogo
Atleta mais combativo: André Moritz
Goleador: Léo Gamalho
Melhor técnico: Guilherme Macuglia
Melhor preparador físico: Flávio Soares
Fair Play: Inter (na foto, o capitão João Guilherme com a taça 'Fair Play')
A campanha
Grupo B
Inter B 1x0 Atalanta (ITA)
Inter B 2(5)x(3)2 Lecce (ITA)
Inter B 2(8)x(7)2 Nazionale (ITA)
Semifinais
Inter B 4x1 Brescia
Nazionale 3x2 Província de Cremona
Final
18/06 - Inter B 3x2 Nazionale
Copa Mizuno
A exemplo dos profissionais, que mantêm uma superioridade em clássicos Gre-Nais muito grande nos últimos anos, os garotos do Inter derrotaram o Grêmio nas finais de três categorias nas decisões da II Copa Mizuno, disputada em Veranópolis (RS), no dia 30 de julho. Confira as seleções do Inter que se sagraram campeãs do torneio:
Seleção 91 - Inter 2x1 Grêmio: gols de Marcos e Jonny
Seleção 92 - Inter 1x0 Grêmio: gol de Cléber
Seleção 93 - Inter 1x0 Grêmio: gol de João

Seleções 91, 92 e 93 fizeram a festa após vencerem os Gre-Nais
Já o time juvenil B do Inter venceu o Montenegro nos pênaltis e conquistou o título da categoria.
Craques colorados também brilham na seleção Brasileira

Luís Carlos (E) e Sidnei (D) servem à seleção Sub-17
Além dos diversos títulos, as categorias de base do Inter se destacam com vários jogadores convocados para as seleções de base da Confederação Brasileira de Futebol. O sucesso é tanto que todas as quatro seleções da CBF contam com goleiros formados no clube. ?Não há como não classificar o Inter hoje como a melhor escola de goleiros do país?, afirma o coordenador-técnico das categorias de base, Guto Ferreira. Confira a relação dos atletas formados no Beira-Rio e convocados em 2005:
Sub-20
Renan (goleiro), Rafael Sobis (atacante) e Diego* (atacante)
Sub-18
Muriel (goleiro), Luiz Adriano (atacante) e Porcellis (atacante)
Sub-17
Luís Carlos (goleiro), Sidnei (zagueiro) e Alexandre (atacante)
Sub-15
Anderson (goleiro), Rafael Foster (zagueiro), Juliano (meia-esquerda) e Tales (meia-atacante)
* O atacante Diego foi cedido por empréstimo ao Santos.
Fotos: Daniel Boucinha