INTER LANÇA CAMPANHA PARA CONSTRUIR GALPÃO CRIOULO
Data: 18/08/2005
Modernização, inovação, infra-estrutura nos melhores padrões mundiais são termos que fazem parte da fase atual do Inter. Assim, nasce uma nova Era no Clube do Povo, com um time dentro de campo em condições reais de disputar grandes títulos e com seu patrimônio sendo considerado um dos melhores no futebol da América Latina. E como não poderia deixar de ser diferente, agora o Colorado lança um projeto para valorizar a cultura do Rio Grande do Sul.
O torcedor colorado poderá doar um saco de cimento e ajudar a construir o mais novo empreendimento do clube, o Complexo Crioulo, denominado provisoriamente Parque Temático da Cultura Gaúcha. Um projeto inédito num clube de futebol, que valorizará a cultura do seu estado natal, divulgando ela ao redor do mundo através da atividade principal, o futebol.
Numa iniciativa da vice-presidência do Parque Gigante, através do DTG (Diretório de Tradições Gaúchas) Lenço Colorado, o Complexo Crioulo abrigará dois galpões com salão de eventos e restaurante de comidas típicas, numa área de 2000m², localizado ao lado do Gigantinho e em frente à Pizzaria Don Vitto do Beira-Rio. Além de ser a sede do DTG, o Complexo servirá também para receber as caravanas e consulados colorados de todo o Brasil. O Parque Gigante, que administrará o espaço destinado aos tradicionalistas, já integra diversas outras atrações de lazer disponíveis aos colorados. O Vice-presidente do Parque Gigante Décio Hartmann ressalta que ?o projeto relaciona o Inter com as raízes do seu berço, atendendo um novo público, confirmando a sua característica histórica de ser o Clube do Povo?.

Área onde será construído o galpão já está delimitada
Conforme o responsável pelo futuro Parque Temático, Jefferson Goulart (patrão do DTG Lenço Colorado), o Inter terá um dos maiores galpões crioulos já vistos e cumprirá um papel importante em nome do clube nos setores sociais e culturais, oferecendo, entre outras, aulas de música, dança e artes cênicas. ?Com o futebol o clube ajudará a divulgar o tradicionalismo gaúcho além fronteiras. O Parque Temático da Cultura Gaúcha aproxima o Inter do culto das tradições rio-grandenses?, afirma Jefferson Goulart.
Com inauguração prevista para 04 de abril de 2006, data do 97º aniversário do Inter, o projeto está orçado em R$ 2 milhões. O projeto definitivo está sendo desenvolvido pelo Escritório de Arquitetura Jonas Schiaffino, e será lançado oficialmente, junto com o início das obras, no início do mês de setembro. Assim como aconteceu na construção do Beira-Rio, o clube convoca os colorados para ajudar a erguer mais uma parte do seu belo patrimônio.
Doações
Para fazer doações, o torcedor deverá entrar em contato com a Comunicação Social ou com o Parque Gigante do Inter de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. No dia da inauguração, todos que doaram um saco de cimento ganharão um certificado. Doadores de mais de cem sacos de cimento terão seus nomes gravados em uma placa em um dos galpões.