INTER VENCE BOTAFOGO NO RIO E SOBE PARA 5º
Data: 25/08/2005
O Internacional derrotou o Botafogo por 1 a 0, na noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, em partida válida pela 22ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time colorado subiu para quinta posição, com 37 pontos, a dois pontos do líder Corinthians e a um ponto da zona de classificação para a Copa Libertadores da América. Elder Granja marcou um golaço para o Inter, chutando no ângulo da entrada da área, aos 22min do primeiro tempo. Clemer defendeu um pênalti cobrado por Alex Alves, aos 40min45seg da etapa inicial.
O jogo
Os retornos de Tinga e Fernandão, recuperados de lesão, marcaram a equipe do Inter que foi a campo para enfrentar o Botafogo. O técnico Muricy Ramalho retirou Alex do time e recolocou Jorge Wagner na função de ala esquerda. No meio-campo, Tinga formou o setor com Perdigão e Gavilán. O ataque teve Gustavo e Fernandão em busca da vantagem nas jogadas de bola aérea.
O Inter teve um gol anulado cedo como prova da disposição ofensiva da equipe nos primeiros 45 minutos. Logo a 1min25seg, Perdigão cruzou para Tinga, que ajeitou na área e passou para Gustavo chutar e marcar o gol. O juiz Wilson Seneme anulou o lance por impedimento acertadamente.
O Botafogo respondeu aos 6min, quando Guilherme foi lançado por Alex Alves e chutou rasteiro para defesa de Clemer. O Inter chegou com perigo novamente aos 11min. Depois de escanteio cobrado por Jorge Wagner, Fernandão cabeceou com força e Max fez uma ótima defesa. Trinta segundos depois, Jorge Wagner ergueu a bola para a área de novo e Max salvou com um tapa para escanteio.
Aos 13min45seg, Zé Roberto deu um grande susto na torcida colorada. O meia apanhou uma sobra na área e chutou rasteiro no canto. A bola bateu em uma trave, correu encima da linha, bateu na outra trave e não entrou. Um minuto mais tarde, Alex Alves arriscou de fora da área e Clemer agarrou a bola.
O gol da vitória colorada surgiu aos 22 minutos. Edinho recebeu belo passe, entrou na área e tocou para Tinga. O meio-campista driblou dois zagueiros e chutou para defesa de Max. No rebote, Edinho mandou a bola para a pequena área novamente, a bola desviou em um zagueiro e sobrou na entrada da área para Élder Granja. O ala acertou um lindo chute de primeira no ângulo e marcou um golaço. Foi o terceiro gol de Granja na temporada e o segundo no Brasileirão.
O time colorado dominava o setor de meio-campo com um bom toque de bola entre Perdigão, Tinga, Fernandão, Gavilán e os alas. Aos 26min15seg, Perdigão deu ótimo lançamento para Tinga que entrou na área e cruzou rasteiro para a zaga salvar com um chutão. Clemer evitou o gol de empata com uma boa saída do gol aos 32min, depois de cruzamento de Rui. O ala direito, por sinal, foi a principal alternativa de ataque do Botafogo na partida.
O Inter quase ampliou aos 34min, quando Gustavo cruzou, Bill matou a bola errado, Fernandão roubou a bola e chutou de pé esquerdo, dentro da área, passando muito perto do gol. Aos 38min40seg, Glauber cobrou escanteio e a bola bateu no braço de Índio, que sequer estava olhando para a bola. Apesar de ser um lance evidente de bola na mão, o juiz Wilson Seneme marcou o pênalti equivocadamente. Na cobrança, Alex Alves chutou no canto e marcou o gol. Seneme mandou bater novamente porque Guilherme invadiu a área. Na cobrança seguinte, aos 49min45seg, Clemer saltou no canto e fez a defesa salvadora.
Aos 42min30seg, Jorge Wagner cobrou falta e Max defendeu. No minuto seguinte, Alex Alves arriscou de fora da área e Clemer defendeu bem. No último lance da primeira etapa, Zé Roberto bateu de fora da área e o goleiro colorado fez a defesa.
Na segunda etapa, o Botafogo voltou buscando pressionando mais, enquanto o time colorado procurou se defender bem e sair nos contra-ataques. A 1min35seg, Fernandão ajeitou para Tinga chutar por cima. Os cariocas tentaram com Zé Roberto arriscando de fora da área muito alto. Aos 7min, Rui tabelou, recebeu na área e cruzou para defesa de Clemer. Aos 13min40seg, Jorge Wagner cobrou escanteio e Fernandão cabeceou com muito perigo.
Sem conseguir entrar na área colorada, o técnico Péricles Chamusca retirou o ala Bill e colocou o meia Ramon, aos 17min. Mas foi o Inter que quase marcou um minuto depois. Depois de boa troca de passes entre Fernandão, Tinga, Gustavo e Perdigão, este lançou para Tinga, na área, que entrou em velocidade e tentou encobrir o goleiro Max, quase marcando um golaço. A bola passou a centímetros do gol.
Aos 21min, Rui foi lançado na direita e cruzou para Índio salvar na pequena área. Trinta segundos depois, Chamusca trocou Guilherme por Reinaldo. Enquanto isso, Muricy retirou Tinga, que voltava de lesão, e colocou Wellington. Aos 26min50seg, Edinho, de boa atuação, arriscou de fora da área com muita força, mas Max encaixou a bola bem. Aos 28min45seg, Reinaldo driblou Wilson na área e chutou cruzado para Alex Alves, que não alcançou a bola.
Aos 29min, Muricy trocou Gustavo por Rafael Sobis em busca de mais velocidade nos contra-ataques. A mudança quase provocou o segundo gol colorado aos 35min, quando Sobis arrancou do meio-campo, entrou em velocidade na área e chutou cruzado para defesa sensacional de Max. Depois disso, o time colorado se postou mais atrás e garantiu a terceira vitória consecutiva, a segunda no Brasileirão.
?Foi um jogo duríssimo e o nosso time mais uma vez soube aproveitar o espaço dado pelo adversário fora de casa?, disse o técnico Muricy Ramalho.
?Encostamos nos líderes de novo. Temos a consciência de que podemos lutar pelo título?, afirmou o goleiro Clemer, um dos heróis da partida.
?Foi um jogo difícil para caramba. Agora é bola para frente e pensar grande?, disse Granja, autor do gol e destaque do jogo.
?Pelo grupo que temos e pela vontade da rapaziada, temos condições de lutar pela liderança?, analisou o vice-presidente Vitório Piffero, depois da partida.
?Agora, é Beira-Rio lotado no domingo?, convocou os torcedores o presidente Fernando Carvalho, remetendo para a próxima partida diante do Cruzeiro.
Botafogo (0): Max; Émerson, Scheidt e Asprilla; Rui (Marcelinho), Jonílson, Glauber, Zé Roberto e Bill (Ramon); Alex Alves e Guilherme (Reinaldo). Técnico: Péricles Chamusca.
Internacional (1): Clemer; Índio, Wilson e Edinho; Elder Granja, Gavilán, Tinga (Wellington), Perdigão (Alex) e Jorge Wagner; Gustavo (Rafael Sobis) e Fernandão. Técnico: Muricy Ramalho.
Gol: Elder Granja (I), aos 22min do primeiro tempo. Cartões amarelos: Rui (B) e Índio (I). Arbitragem: Wilson Seneme (SP), auxiliado por Evandro Silveira e Osny Silveira. Local: Estádio Arena Petrobrás, no Rio de Janeiro.