Pré-temporada: as lições do multicampeão Índio
Data: 13/01/2013
Por Aleco Mendes (texto) e Alexandre Lops (fotos)
De Gramado
Depois de oito anos vestindo o manto vermelho, 365 partidas e 32 gols feitos, Índio tem um currículo invejável que o credencia como o zagueiro que mais fez gols com a camisa do Inter e talvez o jogador com mais faixas de campeão no peito nos quase 104 anos de história colorada. Não é pouco, afinal de contas esteve presente nas maiores conquistas do Clube, como as duas Libertadores da América e o Mundial, quando atuou até com o nariz fraturado contra o Barcelona. É bastante, mas não o suficiente para colocar o xerife da defesa colorada acima de outro jogador.
Em dividida com Forlán, Índio (D) mostra no treino a mesma dedicação dos jogos
Aos 37 anos de idade, Índio continua com a mesma vontade de vencer e também com a sua humildade exemplar, lições para os jogadores mais jovens que sonham em chegar ao patamar do experiente zagueiro. "Nunca me considerei titular, vou continuar trabalhando em prol do grupo. O Dunga tem a liberdade de optar por quem ele acha que deve jogar", explica Índio. "(Dunga) É uma pessoa séria, nos cobra determinação e passa confiança. Vamos tentar executar o perfil que ele quer implantar", completou.
Pré-temporada de 'tirar o couro'
Todos conhecem a garra do Índio e sequer o nariz quebrado foi capaz de tirá-lo de campo, porém se diverte com o forte trabalho de preparação física da pré-temporada na Serra Gaúcha. "O (Paulo) Paixão está 'tirando o couro' (risos), mas é pelo nosso bem", comenta. Para 2013, o zagueiro segue motivado: "Enquanto me sentir bem vou continuar, não tem idade certa para parar. Sigo feliz, confiante e com a expectativa de um ano muito bom."
O técnico Dunga considera importante a atitude de Índio perante os companheiros. "É um cara que se doa 100%, passa treinador e ele está sempre aí. O Índio está sempre preocupado em melhorar, treina como se estivesse em jogo, isso também contagia os mais novos", avalia Dunga. Após o treinamento no campo do Gramadense neste domingo (13/01), a pré-temporada completou a primeira semana e seguirá firme com trabalhos em dois turnos nesta segunda-feira. Para a alegria do incansável Índio.