Olá, Marcos Duarte!

Beira-Rio avança na sua modernização

Data: 31/01/2013

O Beira-Rio, sede gaúcha da Copa do Mundo de 2014, segue firme com sua obra de modernização que o elevará ao patamar de estar entre os mais modernos estádios do planeta. No momento, as equipes da Construtora Andrade Gutierrez, embora estejam atuando em todas as frentes, direcionam atenção especial a dois pontos que prometem fazer diferença: a montagem dos pilares internos da nova cobertura - que dará todo o charme ao empreendimento - e a rede de drenagem a vácuo do novo gramado, que garantirá condições de jogo em qualquer condição climática. Os novos pilares internos já podem ser visualizados em vários pontos da fachada do Beira-Rio tanto por quem passa pela Avenida Padre Cacique, como também pela Avenida Beira-Rio.

Todas as frentes do estádio Beira-Rio estão em atividades

A nova drenagem ocasionará a circulação de ar em todo o sistema do campo de jogo durante condições de calor e umidade criadas pelo microclima interno do estádio. Este sistema também vai permitir a manutenção da água no perfil drenante superior do solo em condições de estiagem. O novo gramado - que começa a ser replantado em fevereiro - será constituído de um sistema híbrido de grama natural reforçada com fibras elásticas. Esta fibra será adicionada à mistura de areia e turfa, através de um misturador instalado na obra. A raiz da grama irá entrelaçar com essas fibras após a germinação, formando um gramado mais denso, tornando-o mais resistente às demandas dos jogos. Mais centralizado em quatro metros,o gramado está sendo todo refeito com as dimensões oficiais exigidas pela Fifa para partidas internacionais (105m x 68m).

Rede de drenagem a vácuo do novo gramado começa a ser instalada

Com relação às outras frentes de trabalho, a arquibancada superior permanece sendo recuperada. Pilares, vigas e lajes também sofrem tratamento de recuperação. Ainda na parte interna, são executadas as alvenarias sob as arquibancadas - quadrantes 1 e 4. Os novos sanitários do estádio estão recebendo as instalações hidráulicas e revestimento de cerâmica. Com mais de 70% da arquibancada inferior pronta, os trabalhos se concentram na parte traseira com a execução de contrapiso e alvenaria sob as já concluídas, além do piso na área de lojas. No momento, 1.125 operários trabalham na obra.

Sanitários estão recebendo as instalações hidráulicas e revestimento de cerâmica

Do lado de fora, a novidade fica por conta do blocos de fundação dos elevadores do edifício-garagem .Além disto, permanecem as fases em execução: pilares, blocos, vigas, drenagem pluvial e aplicação de BGS para o piso. As seis torres de iluminação já foram retiradas para possibilitar a instalação da futura cobertura.

O Beira-Rio, também, se prepara para realizar um Copa Verde e sustentável. O Sport Club Internacional, a Construtora Andrade Gutierrez e a Brio, apostaram na certificação ambiental LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental, concedida pelo Green Building Council para construções verdes) para obter um empreendimento ambientalmente sustentável, tanto durante sua fase de construção, assim como em sua operação.

 >Clique aqui e confira a galeria de fotos das obras

O cronograma da obra permanece sendo cumprido dentro dos prazos estabelecidos e será entregue para a torcida colorada até o final de 2013.

Voltar