Olá, Marcos Duarte!

Inter, o 1º dos grandes clubes brasileiros a apostar no Google Apps

Data: 31/01/2013

Clube agora conta com diversas soluções da companhia norte-americana. Dentre elas, serviço de e-mail, ferramenta de mensagens instantâneas, videoconferências e rede social interna

Nem só de jogadores, partidas e troféus é feito um time campeão. Estratégias inovadoras também podem trazer bons resultados tanto para o clube quanto para a torcida. Esta é a aposta do Sport Club Internacional, clube com o maior número de sócios do Brasil e das Américas (dados de outubro de 2012; fonte: Gerardo Molina & Asociados, empresa argentina de marketing), que foi pioneiro na adoção da plataforma Google Apps for Business entre os grandes clubes brasileiros.

Para realizar o projeto de colaboração, que teve início em novembro de 2012, o Clube contou com o apoio da ilegra, empresa certificada da Google Enterprise para o fornecimento da plataforma empresarial no Sul do Brasil. Durante quatro semanas, a ilegra realizou a migração de todas as contas corporativas, que compreendem diretoria, áreas administrativas e comissão técnica, além de realizar treinamentos para mais de 120 funcionários do Clube.

Agora, o Internacional conta com diversas soluções Google, tais quais serviço de e-mail, ferramenta de mensagens instantâneas, videoconferências, calendário, rede social interna, repositório de documentos e aplicação web para construção de sites, entre outras. Segundo Lauro Strazzabosco Dorneles, diretor de TI do Sport Club Internacional, a facilidade no acesso, disponibilidade, segurança e mobilidade do Google Apps for Business foram os principais fatores para a escolha da plataforma. "Já conhecíamos a ferramenta e todas as suas potencialidades desde 2008. Porém, precisávamos de um canal de apoio para realizar a migração dentro do Internacional. Assim, conhecemos a ilegra, que chegou até nós por indicação da própria Google. Posso dizer que estamos muito satisfeitos com este projeto", declara.

A ferramenta está à disposição dos funcionários do clube há pouco mais de um mês, e em pouco tempo as melhorias já são perceptíveis, inclusive contribuindo para o andamento do projeto "Gigante para Sempre", em preparação para a Copa 2014. Para Carla Faustini Ritter, gerente de projetos da Copa, com as reformas no estádio Beira-Rio, a possibilidade de acessar as informações de qualquer lugar e por meio de qualquer dispositivo facilita o trabalho das equipes.

Outros pontos positivos ressaltados são os compartilhamentos de documentos e agendas, tudo isso somado a um baixo custo de manutenção e a inexistência de custo com servidores e sistemas operacionais. A intenção da diretoria do Clube é de que esses benefícios também possam ser oferecidos aos 112 mil sócios colorados. "Existe um projeto para que isso se torne realidade, tanto que já garantimos o registro de dois domínios que posteriormente serão utilizados. Porém, ainda estamos em fase de maturação", explica Lauro Dorneles.

Para a ilegra, atender um cliente como o Sport Club Internacional é motivo de orgulho, principalmente por ser esta uma iniciativa que serve de referência para o setor. "O Internacional é um clube com visão voltada para a inovação, e a implantação do Google Apps só reforça esse posicionamento. Nesse sentido, acreditamos que este foi o primeiro passo para uma grande mudança na forma de trabalho dos funcionários e no modo como se relacionam com a torcida", opina Felipe Santos, membro do conselho administrativo da ilegra e certificado da Google Enterprise na mesma.

Sobre a ilegra
A ilegra, empresa especializada em soluções de TI, é certificada da Google Enterprise para o fornecimento do Google Apps for Business no Sul do Brasil. Também oferece serviços nas áreas de desenvolvimento e infraestrutura de software, além de soluções SAP. Em 2012, foi reconhecida, pela segunda vez consecutiva, como uma das melhores empresas brasileiras para trabalhar na área de TI e Telecom. Além da 27ª posição, a empresa foi reconhecida em qualidade de vida, treinamento e também é uma das melhores entre as pequenas empresas.

Voltar