Olá, Marcos Duarte!

Inter vence primeiro Gre-Nal da temporada 2013

Data: 03/02/2013

O Internacional venceu o Grêmio por 2 a 1 na tarde deste domingo no Colosso da Lagoa, em clássico válido pela quinta rodada do Gauchão. Forlán e Damião marcaram os gols colorados; Fernando descontou. O resultado manteve a invencibilidade do Inter nos Gre-Nais disputados em Erechim.

Com duas vitórias e dois empates em quatro partidas, o time colorado chegou aos oito pontos e é o vice-líder do Grupo B. Na próxima quarta-feira (6/2), às 22h, enfrenta o Lajeadense fora de casa.

> Veja fotos do Gre-Nal em Erechim

> Ataque mostra a sua força

> Invencibilidade no Colosso da Lagoa

> Estatísticas do clássico

Forlán comemora seu primeiro gol no clássico Gre-Nal (fotos: Alexandre Lops)

Escalações

O Inter foi com força máxima para o tradicional duelo. No seu primeiro Gre-Nal è frente do comando técnico do Colorado, Dunga escalou a mesma equipe que havia estreado no Gauchão no empate com o Novo Hamburgo. Apenas Kleber e Ygor, lesionados, ficaram de fora. Já o Grêmio optou por poupar a maioria dos titulares e utilizou um time reserva que foi comandado pelo técnico Roger Machado.

Inter domina primeiro tempo

Depois da chuva que caiu sobre Erechim, o duelo no Colosso da Lagoa foi disputado sob sol e temperatura agradável. O primeiro clássico da temporada começou bastante movimentado, com ambos os times procurando chegar ao ataque. Com mais posse de bola e presença ofensiva, o Inter esteve próximo de abrir o placar.

Aos 8min, após cobrança de escanteio, Fabrício chutou para o fundo do gol, mas o lance foi anulado por suposta falta de ataque. Um minuto depois, Fabrício avançou pela esquerda e cruzou para cabeceio de Leandro Damião, que passou muito próximo do travessão. Aos 10min, D'Alessandro arrisou de longe, mas a bola tomou muita elevação.

Com dificuldades para superar a eficiente marcação colorada, o Grêmio ficou muito recuado em campo e só conseguiu ameaçar a partir dos 14 minutos. Primeiro em uma cobrança de falta de Fernando que foi espalmada por Muriel. Mais tarde, aos 19min, Léo Gago chutou de longa distância e Muriel fez defesa espetacular, evitando o gol. No minuto seguinte, depois de bate-rebate no interior da área, Willian José chutou para fora, com perigo. Aos 22min, Leandro chutou sobre o travessão.

O Inter retomou o controle aos 25 minutos, quando realizou uma blitz no ataque, dando trabalho para a defesa tricolor. Aos 30min, Dátolo chutou sem ângulo da esquerda e a bola explodiu na trave. Quase o gol! Pressionado, o Grêmio valorizava cada falta, retardando o andamento do jogo, o que gerou reclamações por parte do técnico Dunga. Aos 36min, Léo Gago cobrou falta e a bola passou sobre o gol de Muriel.

Forlán deixa sua marca no Gre-Nal

Aos 38min, um momento muito aguardado pela nação colorada: o primeiro gol de Forlán em um Gre-Nal. D'Alessandro fez boa jogada pelo meio e acionou o atacante uruguaio, que se
livrou do marcador e chutou forte com o pé canhoto para fazer 1 a 0 para o Inter. Foi o sexto gol de Forlán com a camisa colorada em 21 partidas.

D'Alessandro teve participação nos lances dos dois gols

Gols no recomeço

Logo nos primeiros movimentos do segundo tempo, Fernando se complicou na saída de bola do Grêmio e perdeu o domínio para Damião, que chutou para o fundo da rede. Porém, o árbitro Fabrício Neves Corrêa anulou o gol e marcou falta do atacante colorado. Aos 5min, Forlán conseguiu se desvencilhar da marcação e chutou para boa defesa de Busatto. O atacante uruguaio reclamou por pênalti, já que foi prensado por dois jogadores adversários. No minuto seguinte, Muriel saiu bem do gol e evitou a conclusão de Willian José.

Aos 8 minutos, em rápido contra-ataque, Forlán tocou para Fabrício, que chutou cruzado para defesa parcial do goleiro gremista. Mas a bola sobrou para Damião na pequena área, que não desperdiçou e ampliou: 2 a 0! O Grêmio descontou logo depois, aos 10min, em cobrança de falta de Fernando que venceu o goleiro Muriel.

Colorado segura resultado

O gol esquentou o Gre-Nal. Aos 15min, Leandro concluiu de fora da área e Muriel espalmou para escanteio. O Inter se recompôs e passou a pressionar em busca do terceiro gol. Aos 25min, Fabrício cruzou e Damião tentou a conclusão, mas foi travado pela zaga. Aos 31min, Josimar entrou no lugar de Dátolo com o objetivo de dar mais consistência defensiva ao Inter. Aos 33min, Leandro chutou e a bola raspou o travessão colorado. Um minuto depois, Dunga promoveu a entrada de Gilberto na vaga de Damião.

O Colorado por pouco não ampliou com Josimar, aos 35min, em chute da entrada da área que passou rente à trave direita. Aos 41min, Fernando tentou surpreender novamente na bola parada, mas desta vez a bola saiu pela linha de fundo. O Inter ainda teve o atacante Vitor Júnior estreando no lugar de Forlán nos minutos finais do clássico. Aos 45min, Fred sofreu falta nas proximidades da área. D'Alessandro cobrou, mas a bola passou longe do gol. No entanto, a vitória no primeiro Gre-Nal do ano já estava garantida. 

Torcedores comemoram mais uma vitória sobre o tradicional rival

"O Inter está adquirindo o espírito pegador, marcando forte mas tendo a inteligência quando tem a posse de bola. Os jogadores já estavam mais rápidos nesta segunda partida e a tendência é melhorar", avaliou o técnico Dunga.

"A vitória nos dá a certeza de que estamos no caminho certo", afirmou o diretor de futebol Marcelo de Medeiros.

"A pré-temporada foi muito importante para mim. Acho que o time tem muita humildade, pouco a pouco, jogo a jogo vai crescer muito mais", disse Forlán.

Ficha técnica:

Internacional (2): Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Ronaldo Alves e Fabrício; Willians, Fred, Dátolo (Josimar) e D'Alessandro; Forlán (Vitor Júnior) e Leandro Damião (Gilberto). Técnico: Dunga.

Grêmio (1): Busatto; Tony, Bressan, Werley e Alex Telles; Fernando, Léo Gago, Misael (Mamute), Jean Deretti (Rondinelly); Leandro e Willian José. Técnico: Roger Machado.

Gols: Forlán (I), aos 38 minutos do primeiro tempo, Leandro Damião (I), aos 8 minutos do segundo tempo, Fernando (G), aos 10 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos: Fernando, Léo Gago (G); Leandro Damião, Fabrício (I).

Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por José Franco Filho e Rafael da Silva Alves.

Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim.

Voltar