Lançado em POA documentário sobre Liga dos Canelas Pretas
Data: 18/03/2013
O público recebeu o documentário 'Liga dos Canelas Pretas', do diretor Antônio Textor, com uma entusiasmada salva de palmas. A exibição do filme ocorreu na última sexta-feira (15/3), na Casa de Cultura Mário Quintana, e reuniu autoridades e pessoas ligadas ao cinema e esporte.

O filme retrata a criação, em 1910, do campeonato disputado por equipes formadas apenas por jogadores negros que eram impedidos de entrar nas equipes de futebol da época. A partir da década de 1920, o Inter abriria a sua sede e daria lugar no seu time aos jogadores que pertenciam às muitas ligas que organizavam competições entre clubes representativos de negros.
Em paralelo, a narrativa traça um retrato fiel do início do século XX em Porto Alegre e as dificuldades dos ex-escravos e seus descendentes de integrar a sociedade. O documentário dura cerca de 40 minutos e tem vários entrevistados, entre eles o professor de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Arlei Sander, o senador da República Paulo Paim e o músico Giba Giba e o radialista Claudinho Pereira.
A Fundação de Educação e Cultura do Sport Club Internacional (FECI) estave representada na pré-estreia do filme pelo presidente, Lúcio Ignácio Regner, e os ex-presidentes Jorge Vieira da Cunha e Cesardo Júlio Vignochi. A FECI é a principal apoiadora do projeto.
Cesardo Júlio Vignochi (E), Jorge Vieira da Cunha (C) e Lúcio Ignácio Regner (D) estiveram presentes na pré-estreia do documentário 'Liga dos Canelas Pretas'