Inter aposta na força do grupo
Data: 11/06/2009
Dividido entre as disputas do Brasileirão e da final da Copa do Brasil, o Internacional conta com a qualidade do grupo na busca pelos melhores resultados em ambas as competições. Ao longo da temporada, mais de 40 jogadores foram utilizados pelo técnico Tite, comprovando que a força do time também está amparada na variedade de peças de reposição.
**IMAGEM**
Somente no Brasileirão, após cinco rodadas, 23 diferentes atletas entraram em campo. Tite costuma trabalhar com um grupo de 32 jogadores, dos quais 28 defenderam o Inter em partidas oficiais. Do grupo atual, apenas os goleiros Agenor e Clemer, o meia Wagner Libano e o atacante Bolaños, recém contratado, não foram aproveitados. “O Inter não tem um time, e sim um grupo de jogadores que entram constantemente em campo”, define Tite.
O amplo aproveitamento gera uma concorrência saudável entre os jogadores. A cada partida, todos têm chances iguais de figurar na lista dos concentrados. “Desde o começo do ano a comissão técnica tem implantado esta filosofia. Todo mundo que entra dá o seu melhor para manter a qualidade do time. Fica sempre esta expectativa por uma chance”, ressalta Andrezinho, que apesar de não ser titular absoluto, já atuou em 30 dos 36 jogos disputados em 2009.
A metodologia não poderia ser diferente em uma temporada recheada de competições no ano do Centenário. Depois do título do Gauchão, conquistado de forma invicta, o Inter ainda tem pela frente outros cinco desafios: a Copa do Brasil, o Brasileirão, a Recopa, a Copa Suruga e a Copa Sul-Americana. A iminente decisão da Copa do Brasil - que inicia na próxima quarta-feira (17), com o enfrentamento diante do Corinthians, no Pacaembu – faz com que o time colorado faça valer mais do que nunca a força do seu grupo. O grande desafio é manter o excelente aproveitamento apresentado em campo desde o primeiro jogo do ano (são 29 vitórias, 5 empates e duas derrotas).

Andrezinho (C) iniciou 20 partidas e entrou no decorrer de outras 10
“É um desafio bem difícil, mas não impossível. Estamos tendo uma boa margem de acertos até agora, mas é importante sempre manter todos os jogadores mobilizados. Estamos trabalhando constantemente tanto a parte teórica como a prática do que pretendemos para o time”, observa o auxiliar técnico Cléber Xavier.
Para a partida contra o Vitória, neste domingo, no Beira-Rio, pela sexta rodada do Brasileirão, Tite poderá mais uma vez colocar um time misto em campo. Na atividade realizada na tarde desta quarta-feira no gramado suplementar, o treinador comandou um coletivo com o campo reduzido, no qual testou uma possível formação. Em um primeiro momento, os goleiros não participaram do treino, já que realizaram trabalhos específicos com o preparador Jorge Azevedo. O time foi disposto com Bolívar, Danny Morais, Álvaro e Marcelo Cordeiro; Glaydson, Maycon, Giuliano e Andrezinho; Talles Cunha e Alecsandro.
Na manhã desta quinta, Tite comandou mais um trabalho com o campo reduzido. Desta vez, porém, não testou nenhuma formação específica. O Inter volta a treinar na tarde desta sexta.