44 anos: nascimento e ressurgimento de um Gigante
Data: 06/04/2013
Beira-Rio completou 44 anos no dia 6 de abril
Ao longo dos seus 44 anos, o Gigante da Beira-Rio foi palco de vivências e grandes conquistas coloradas! Hoje, nossa casa passa por um momento de transformação, mas sua história iniciou-se na década de 1950, com o aterro da região. Inaugurado em 6 de abril de 1969, o estádio contou com as colaborações de milhares de torcedores. Tijolos, pedras, ferro, cimento e também dinheiro, dos mais ricos aos mais humildes, foram levados para a construção. A célebre 'Campanha do Tijolo', organizada por ex-jogadores do Clube, foi um marco da participação popular para erguer o estádio.

Beira-Rio foi inaugurado na tarde do dia 6 de abril de 1969
A nova casa colorada foi elogiada pela imprensa da época como o maior e mais moderno estádio particular de futebol do mundo. Sua estrutura se apóia sobre 804 estacas num perímetro de 725 metros. A marquise foi construída apenas sobre o setor “social” do estádio. Tudo isto gerou uma capacidade para 110 mil pessoas assistirem aos jogos. O gramado, do tipo Bermuda Grass, fornecido pelo Country Club de Porto Alegre, foi plantado muda por muda. Além disso, o campo possuía um sistema de drenagem moderno com bombas de recalque. A sonorização composta por 12 caixas acústicas especiais ao redor do campo, um grande sistema de iluminação, com 400 lux de intensidade luminosa, e um placar eletrônico, único em estádios no Brasil, completavam o espetáculo.
Além de toda essa modernidade, havia 40 bilheterias, 37 sanitários, 20 bares, a Churrascaria Saci, 5 mil vagas de estacionamento e um ancoradouro para pequenas embarcações que vinham pelo rio Guaíba. Com o passar dos anos, novas reformas foram dando corpo ao Beira-Rio. Estas buscavam cumprir as exigências da CBF e dar maior conforto para a torcida colorada, por isso, sua capacidade de lotação diminuiu com o tempo.
Para sediar as vibrações da torcida colorada, as futuras glórias do Sport Club Internacional e a Copa do Mundo de 2014, hoje o Beira-Rio passa por um processo de remodelação. O projeto 'Gigante para Sempre' iniciou as obras em 2010, teve uma pequena pausa e voltou a todo vapor em 2012. Em parceria com a construtora Andrade Gutierrez, o Clube se adaptará às mais recentes exigências e padrões internacionais do futebol, transformando o estádio em um complexo esportivo sustentável e moderno.
'Projeto Gigante Para Sempre' está transformando a casa dos colorados
A remodelação do Beira-Rio contempla a manutenção da estrutura principal, com modernização das arquibancadas e instalações para o público em geral, criação de novos meios de acesso ao estádio, substituição do gramado para o tipo Bermuda TifGrand, modificação do sistema de drenagem, além da fixação de uma cobertura metálica e construção de um edifício garagem. A capacidade do Gigante para os jogos da Copa do Mundo será de 51.300 lugares, mas depois poderá se estender.
O estádio ainda terá 2 telões de LED de alta definição, restaurantes voltados para o rio Guaíba, mais bares localizados em todos os seus setores, 44 módulos comerciais, 70 camarotes, 55 skyboxes, 5.000 cadeiras vip, mais sanitários, 4.000 vagas de estacionamento no pátio e 3.000 vagas no edifício garagem.
Em meio a tantas transformações, aproveitamos este aniversário, para nos despedir do nosso templo colorado como o conhecemos e dar as boas-vindas ao novo Gigante que vem surgindo!