Clemer projeta decisão da Copa Rio Sub-17
Data: 06/04/2013
A decisão da Copa Rio Sub-17 – neste domingo, às 13h, contra o Fluminense – tem um valor simbólico para Clemer. E que se confirmou na vitória por 5 a 4 nos pênaltis sobre o Vasco, na última sexta-feira, com duas defesas do goleiro Lucas. Naquele momento de passagem da semi à finalíssima do torneio, o técnico dos juvenis do Inter comemorava a afirmação de um novo trabalho.
"É na base da superação mesmo. Enfrentamos muitas dificuldades e estamos superando uma a uma. Nosso grupo é totalmente diferente em relação ao ano passado, quando ganhamos cinco títulos, e vem sendo formado ao longo da competição. Não é simples cumprir esse processo dentro do campeonato", afirma o treinador.
Clemer em mais uma final com os juvenis (foto: Guilherme Araujo | TXT Assessoria)
Em janeiro, quando conquistou a Copa Santiago no interior gaúcho, Clemer já se deparava com a reformulação do elenco. Na reapresentação após o período de férias, o processo acelerou-se. Alguns dos principais titulares de 2012 foram promovidos às categorias superiores, casos do atacante Andrigo, lateral Willian, volantes João Afonso e Lucas Marques e meias Fernando Baiano e Alex; enquanto outros quatro (zagueiros Leo e Eduardo, lateral Oliveira e meia-atacante Alisson) desfalcam a equipe colorada atual por convocação à Seleção Brasileira Sub-17, que disputa Sul-Americano na Argentina.
"Nos abraçamos nesse grupo e passamos a eles o que é defender um clube como o Inter. Eles entenderam o que a gente queria e, dentro de campo, mostraram muito empenho. Deu certo, chegamos a mais uma final", lembra.
Neste domingo, a partir das 13h, o ex-goleiro comanda os jovens colorados diante do Fluminense, que se classificou ao golear o Atlético-PR por 7 a 0. Além da campanha invicta - quatro vitórias e dois empates -, o atual campeão Inter encara os donos da casa, em Cabo Frio (RJ), pela defesa da taça.
"Pessoalmente, fico muito feliz por chegar à decisão mais uma vez, com uma equipe que não era considerada favorita. Agora vamos enfrentar o Fluminense, um adversário altamente qualificado e que atua junto há bastante tempo. Mas são dois grandes clubes. É a última partida e a hora de dar a vida, como se diz no futebol", avalia.
Há dois anos na base do Inter - assumiu em março de 2011 -, Clemer tem sete títulos no currículo (relação abaixo). Das 12 competições de que participou, já incluindo a Copa Rio, em apenas uma não atingiu a fase de semifinal ou final.