Olá, Marcos Duarte!

Curiosidades: retrospecto de Inter x Portuguesa

Data: 04/06/2013

Fred em ação contra a Portuguesa no returno do Brasileirão de 2012

Pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Inter enfrenta a Portuguesa nesta quarta-feira (05/06), às 19h30, no estádio Canindé. O Colorado leva vantagem na história do duelo, que já teve como personagens decisivos Paulo César Carpegiani e Mahicon Librelato pelo lado do Campeão de Tudo. Confira algumas histórias e estatísticas do confronto.

Carpegiani comanda goleada em 1972
A maior goleada do encontro ocorreu durante a primeira fase do Campeonato Brasileiro de 1972, no Estádio Beira-Rio. O time treinado por Dino Sani aplicou 5 a 1 na Lusa, com grande atuação de Paulo César Carpegiani, que marcou três vezes. Os outros gols foram anotados por Valdomiro e Marciano. Didi descontou para a equipe paulista. O time colorado, que já contava com Figueroa na defesa, dava amostras da supremacia da década de 1970.

Vitória em temporada complicada
Em 2002, em meio à reorganização do Clube, a campanha colorada no Brasileirão não era animadora. O Inter lutava contra o rebaixamento e uma vitória fora de casa valia ouro. Mas a equipe gaúcha que rumou ao estádio Canindé contava com Clemer, Fernando Baiano, Daniel Carvalho e Mahicon Librelato. Os quatro tiveram relação direta na vitória por 2 a 0 e na permanência na Série A.

O placar foi aberto por Librelato, atacante que viria a falecer no mesmo ano em acidente automobilístico e homenageado pela torcida até hoje com a faixa “Librelato vive”. Enquanto isso, o goleiro, que quatro anos mais tarde viria a ser campeão do mundo, garantia as redes imóveis. O segundo gol surgiu em pênalti sofrido por Daniel Carvalho, convertido por Fernando Baiano. A vitória deu um sopro de esperança ao time, que, posteriormente, conseguiria livrar-se do rebaixamento na última rodada. Clique aqui para relembrar este jogo.

Estatística e números do duelo

Jogos pelo Campeonato Brasileiro
Inter – 13 vitórias / 33 gols (média de 1,22 por jogo)
Portuguesa – 10 vitórias / 25 gols (média de 0,93 por jogo)
Empates – 4

Números do Inter na história do Brasileirão
Vitórias – 534
Empates – 343
Derrotas – 341
Gols – 1.678
Gols sofridos – 1.244

Voltar