Status da obra: torres de circulação e elevadores
Data: 21/06/2013
· STATUS DE OBRA 21/06/2013
· 458 DIAS DE TRABALHO
Quem olha de longe o Beira-Rio observa uma intensa movimentação de operários com os macacões vermelhos da Construtora Andrade Gutierrez. Eles trabalham em ritmo acelerado na finalização das torres de circulação - 12 já estão concluídas e até o final de junho, as 14 estarão prontas. Nesta mesma área, cinco dos sete elevadores externos - já com a etapa de estrutura finalizada - começam a ser instalados. As torres mais baixas - com 12 metros de altura - são formadas por 24 peças pré-moldadas de concreto, enquanto as mais altas - 22 metros de altura - são formadas por 43 peças.
Os novos elevadores que começam a ser instalados são da marca ThyssenKrupp. Ao todo serão 23 novos equipamentos em todo o estádio, sendo 17 para atender a área VIP, administrativa, restaurantes, e arquibancada superior, além dos espaços reservados à imprensa e skyboxes. Outros seis serão instalados no edifício garagem. Os elevadores terão máquinas de tração sem engrenagem (gearless), produto ecologicamente correto, que dispensa o uso de óleos lubrificantes, reduzindo o problema com o descarte do material. Além disso, a máquina gearless apresenta redução de até 30% no consumo de energia elétrica em comparação com os modelos convencionais.
Atendendo a legislação, cinco elevadores (quatro no estádio e um no edifício garagem) serão configurados para atender integralmente a norma NM-313 designada para as pessoas com necessidades especiais (PNE). Entre os itens destacam-se: botoeiras de cabina com altura de 90 centímetros, corrimão nos três painéis da cabina e digitalizador de voz (sistema que informa o andar onde o elevador se encontra e quando alguém ou algum objeto está obstruindo o fechamento da porta).