Juizado Criminal atenderá na decisão da Copa do Brasil
Data: 30/06/2009
O Juizado especial Criminal (JECrim) instalado no estádio Beira-Rio irá atender imediatamente os eventuais casos de desordem no jogo desta quarta-feira (1º/7) entre Internacional e Corinthians, pela final da Copa do Brasil.
No JECrim são atendidas todas as contravenções penais e os crimes com pena máxima de dois anos, cumulada ou não com multa - os chamados delitos de menor potencial ofensivo, como posse de drogas, arruaças, arremessos de objetos em direção ao campo, atos de vandalismo e violência e delitos de trânsito ocorridos antes, durante e após a disputa.
Iniciativa da Corregedoria-Geral da Justiça, a atuação dos Juizados nos estádios da dupla Gre-Nal conta com a contribuição dos clubes no fornecimento de espaço e estrutura. A atividade é apoiada pelo Ministério Público, Defensoria Pública, Brigada Militar e Polícia Civil.
Desde a instalação do JECrim nos estádios, em abril de 2008, 217 audiências foram realizadas - 111 casos no estádio Beira-Rio e 106 no estádio Olímpico. A maioria dos casos diz respeito a posse de entorpecentes, sendo impostas punições como proibição de assistir a jogos e pagamento de multas. Os valores arrecadados são destinados a entidades assistenciais.