Campanha colorada na Copa do Brasil
Data: 01/07/2009
O Internacional trilhou uma dura jornada de 12 jogos até chegar ao bicampeonato da Copa do Brasil. A campanha colorada na 21ª edição da competição foi marcada por momentos emocionantes e dramáticos, típicos das grandes conquistas. Para levantar a taça, o Inter enfrentou seis diferentes times. Venceu 8 jogos, empatou um e foi derrotado três vezes. A equipe de Tite marcou 19 gols e sofreu 7. Relembre passo a passo a trajetória colorada!
1ª FASE
União Rondonópolis 1x0 Inter

Foi um começo complicado na 21ª edição da Copa do Brasil. O Inter não apresentou bom futebol e acabou surpreendido pelo União Rondonópolis, no Mato Grosso. O gol do time adversário, marcado aos 34min do segundo tempo, obrigava o time do técnico Tite a vencer por dois gols na partida de volta, no Beira-Rio.
Inter 2x0 União Rondonópolis

Não foi fácil furar a retranca do Rondonópolis. O Inter conseguiu marcar os dois gols que precisava somente no segundo tempo, com Índio e Alecsandro. A vitória por 2 a 0 assegurou a classificação à segunda fase.
2ª FASE
Guarani 1x2 Inter

Em noite inspirada de Taison, o Inter venceu o Guarani por 2 a 1 no Brinco de Ouro. O jovem atacante marcou os dois gols, um em cada etapa. Mas já nos acréscimos,o time de Campinas descontou, obrigando a realização do jogo de volta, no Gigante.
Inter 5x0 Guarani

Com uma atuação de encher os olhos, o Inter goleou o Guarani por 5 a 0 e avançou às oitavas de final. Índio, Alecsandro (2), Taison e Bolívar marcaram os gols para a festa dos torcedores no Beira-Rio. O time do técnico Tite se habilitava para disputar a fase mata-mata da competição.
OITAVAS
Náutico 0x3 Inter

O Inter venceu com autoridade no Recife. Aplicou 3 a 0 no Náutico em pleno Estádio dos Aflitos e garantiu uma importante vantagem para o jogo de volta. Nilmar, Taison e Marcelo Cordeiro anotaram os gols.
Inter 2x0 Náutico

Foi uma vitória fulminante. Taison e D’Alessandro marcaram cedo ( 1 e 7 minutos da etapa inicial), e o Inter ficou com a vaga nas quartas de final sem percalços, na tranquilidade. No placar agregado, o time colorado fez 5 a 0 na equipe pernambucana.
QUARTAS
Flamengo 0x0 Inter

Apoiado pela torcida no Maracanã, o Flamengo partiu para cima do Inter. Em grande noite, o goleiro Lauro fechou o gol com defesas sensacionais. Apesar do ímpeto rubro-negro, o time de Tite soube se defender bem e arrancou um empate sem gols. Tudo ficava para a decisão no Beira-Rio.
Inter 2x1 Flamengo
O torcedor precisou de nervos de aço para resistir às fortes emoções da partida. Taison abriu o placar aos 42min do primeiro tempo, mas o Flamengo conseguiu empatar aos 29min da etapa final, resultado que eliminava o time colorado. Mas o Inter acreditou até o último momento. A estrela de Andrezinho brilhou forte: o jogador entrou aos 41min do segundo tempo, e aos 44min, marcou um gol antológico, de falta, colocando o Inter na semifinal. Vitória inesquecível no Beira-Rio.
SEMIFINAL
Inter 3x1 Coritiba
A decisão da vaga à final da Copa do Brasil será lembrada como o ‘Semifinal do Centenário’. Isso porque tanto Inter como Coritiba completaram 100 anos em 2009, dando um caráter histórico para o encontro. Com a força do Beira-Rio ao seu lado, o Inter não se abalou com o gol sofrido aos 14min de jogo. Com um futebol envolvente, virou para 3 a 1, com gols de Taison, Alecsandro e Andrezinho. O primeiro passo rumo à grande decisão estava dado.
Coritiba 1x0 Inter
Foi um jogo duríssimo no Couto Pereira. O Inter se segurou como pôde, mas o time da casa fez 1 a 0 aos 29min da etapa final. A expulsão de Bolívar tornou tudo ainda mais dramático. Mas a equipe de Tite foi heroica. Com muita garra, conseguiu se defender até o apito final. Na soma dos placares, deu vitória de 3 a 2 para o Inter. A classificação foi intensamente comemorada na capital paranaense.
FINAL
Corinthians 2x0 Inter

A decisão do título começou com enormes dificuldades para o Inter. A equipe colorada não conseguiu evitar a derrota por 2 a 0 no Pacaembu. O time colorado esbarrou na boa atuação do goleiro Felipe e nos erros grotescos da arbitragem. Tudo ficou para a decisão no Gigante. Uma atuação épica era aguardada pela massa colorada. Mais uma vez o Beira-Rio teria que rugir na busca pelo bicampeonato.
Inter x Corinthians