Líder do Brasileirão volta as atenções para o Atlético-PR
Data: 10/07/2009
Por Alexandre Corrêa (texto) e
Alexandre Lops (foto)
Enviados especiais/Quito
Depois de não se sair bem nas finais da Copa do Brasil e da Recopa, agora é a hora de voltar as atenções para o Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, às 16h, o time colorado defende sua liderança isolada diante do Atlético-PR, na Arena da Baixada. O Inter tem 20 pontos em nove rodadas com aproveitamento de cerca de 75%.
Tão logo terminou a final da Recopa na noite desta quinta-feira em Quito, o Internacional já passou a pensar exclusivamente no Brasileirão, competição que pode levar o time colorado novamente à Copa Libertadores da América em 2010. O Inter faz excelente campanha na principal competição do país depois de nove rodadas, com seis vitórias, dois empates e uma derrota. Marcou 12 gols e sofreu seis (a defesa menos vazada da competição). Os goleadores da equipe são Nilmar e Bolaños, ambos com três gols.
Para o jogo de domingo, o Inter poderá ter a volta de Bolívar, na lateral-direita, depois de cumprir suspensão nas finais da Recopa. Já o volante Sandro faz tratamento físico para curar a lesão muscular que o retirou dos últimos jogos. Na última rodada do Brasileirão, domingo passado, o Inter venceu o Náutico, no Recife, por 2 a 0, com dois gols de Nilmar. O retorno aos jogos no Beira-Rio só irá ocorrer na quarta-feira da semana que vem diante do Fluminense.
Depois da partida em Quito, o grupo partiu para Porto Alegre. O grupo treinou na tarde desta sexta no Beira-Rio e viaja para Curitiba no sábado. Se vencer o difícil confronto diante do Atlético-PR, irá manter a liderança isolada na competição nacional.

Kléber em ação na final da Recopa, no Estádio Casa Blanca, em Quito
Apesar do mau resultado na Recopa, o Inter ainda terá mais uma chance de vencer uma competição sul-americana no segundo semestre. Aí será a oportunidade de buscar o bicampeonato da Copa Sul-Americana. Por ser o atual campeão, o Inter já entra direto nas oitavas-de-final da competição e irá enfrentar o vencedor da série entre Deportivo Cali, da Colômbia, e o Universidad do Chile ou Concecpcion, do Chile, que se enfrentam.
Como o time colorado só irá estrear no final de setembro na Copa Sul-Americana, o Inter terá praticamente dois meses e meio para se dedicar com força total ao Brasileirão. A única interrupção será no começo de agosto, quando vai ao Japão disputar a Copa Suruga, diante do campeão japonês Oita Trinita. O Inter disputa a competição por ser o atual campeão da Copa Sul-Americana. É também o clube com maior número de competições em disputa em 2009 no Brasil.
Desta forma, depois de vencer o Gauchão de forma invicta, chegar à final da Copa do Brasil e perder a Recopa, no primeiro semestre, o Inter terá este ano ainda mais três competições em busca de mais conquistas: Brasilerião, Copa Sul-Americana e Copa Suruga.