Olá, Marcos Duarte!

Beira-Rio vai receber dois campeões mundiais na Copa

Data: 06/12/2013


O estádio Beira-Rio vai receber dois campeões mundiais na Copa de 2014. A Argentina de Messi e a França jogam em Porto Alegre, na casa dos colorados. A “Laranja Mecânica” Holanda, Nigéria, Coreia do Sul, Argélia, Austrália e Honduras completam o time de seleções que disputam o Mundial na capital dos gaúchos, contemplando equipes de todos os continentes em Porto Alegre. O estádio do Inter ainda terá um confronto das oitavas de final, podendo receber mais um campeão mundial, a Alemanha, que ficou no Grupo G. Veja os confrontos no Beira-Rio:

> Clique aqui e veja a tabela completa

Brasil

Cabeça de chave do Grupo A, o Brasil terá pela frente, no caminho do hexa, Croácia, México, Camarões na primeira fase.

A cerimônia

A cerimônia começou com uma homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na noite desta quinta-feira (05/12). As boas-vindas aos convidados veio com um vídeo mostrando os ritmos e as cores do Brasil, dando o clima de festa que deve marcar a Copa.

Em seguida, os cantores Alcione e Emicida subiram ao palco para cantar, juntos, o clássico Brasil Pandeiro, de Assis Valente.

Após a primeira atração musical, a presidente Dilma Rousseff e o presidente da FIFA, Joseph Blatter, foram chamados e pediram um minuto de silêncio em homenagem a Mandela. Em seu discurso, Dilma ressaltou que “pela primeira vez vão estar reunidos numa mesma Copa todos os campeões mundiais juntos com times dos cinco continentes”. Já Blatter lembrou que desde 1950 não é realizada uma Copa do Mundo no Brasil, único país pentacampeão do mundo.

Sobre o Mundial, a presidente da república disse que está muito animada com o Brasil na Copa, reforçando o que falou Blatter, de que o país é o único pentacampeão do mundo, o único que disputou todos os mundiais e é o país que tem o melhor jogador de futebol de todos os tempos, Pelé.

História relembrada

Iniciando com o primeiro Mundial disputado na história, em 1930, no Uruguai, um vídeo contou de forma sucinta as 19 Copas já realizadas. Os gols e os capitães que ergueram as taças foram revistos, deixando em espera, no Maracanã, os próximos times que farão o confronto final de 2014.

O técnico Vicente Del Bosque, da atual campeã Espanha, trouxe a taça do Mundial, que vai aguardar o capitão que vai erguê-la no dia 13 de julho de 2014. Vanessa da Mata e Alexandre Pires fizeram mais uma apresentação musical, com a música Um a Zero, de Pixinguinha. O grande telão do evento ainda mostrou os 32 times que irão disputar o Mundial e as 12 cidades-sede.

O mascote Fuleco foi apresentado oficialmente ao público pela melhor jogadora de futebol do mundo, Marta, e pelo tetracampeão mundial Bebeto. Mostrando muito simpatia e descontração, o mascote fez o gesto “embala neném” com Bebeto e até arriscou uns passos de samba.

Sorteio

O tão aguardado sorteio do Mundial começou às 14h54. Comandado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, o sorteio foi feito por grandes nomes do futebol mundial. O inglês Hust, o argentino Kempes, o italiano Canavarro, o alemão Matthaus, o francês Zidane, o espanhol Hierro, o brasileiro Cafu e o uruguaio Ghiggia foram os responsáveis por tirar as bolinhas dos potes.

Margareth Menezes e Olodum encerraram a cerimônia.

Voltar