Rafael Moura motivado para a temporada 2014
Data: 13/01/2014
Por Felipe Silveira
Enviado a Gramado
Fotos: Alexandre Lops
Rafael Moura uma boa temporada com a camisa colorada
É nítida a alegria de Rafael Moura neste início de temporada. O sorriso permanentemente estampado no rosto demonstra que o atacante almeja viver uma nova fase no Inter. Netse sentido, o começo da pré-temporada é animador. Moura tem apresentado um dos melhores rendimentos do grupo nos treinamentos físicos, e em cada atividade desempenhada em Gramado, ele dá indícios de que está determinado a buscar seu espaço entre os titulares do time de Abel Braga.
"Espero que seja minha temporada. Sempre fiz gols por onde passei. Aqui, faltava algo, havia uma energia negativa, mas agora o astral mudou", assegura Moura.
Em dezembro de 2012, meses depois de ter sido contratado, o atacante teve que passar por cirurgia nos dois pés para retirar fragmentos de ossos. A difícil recuperação atrapalhou seus planos, mas tudo isso ficou no passado, e é com muito responsabilidade e empenho que He Man vai galgando seu novo caminho no Colorado.
"Fiquei 20 dias numa cadeira de rodas. Nestas férias, o Cristiano Nunes (preparador físico do Inter) me passou algumas dicas para eu me reapresentar bem. Nunca puxei fila nos treinos físicos, sempre fiquei no terceiro ou quatro grupo. Agora corro a 16, 17Km/h. O ânimo que estou de dar respostas pode ser visto nesses testes", afirma o jogador.
O seu principal objetivo agora é conseguir ter uma sequência no time para voltar a mostrar a qualidade do seu futebol. E o atacante ressalta que, apesar de todas as dificuldades enfrentadas na temporada passada, ele sustenta um bom aproveitamento se for levado em conta o número de partidas em que atuou como titular desde o início.
"O resultado final, estatisticamente, é pífio, mas no meio disso tudo há uma explicação e devo essa explicação para a imprensa e para o torcedor. Joguei 1667 minutos e fiz seis gols. O que equivale, se eu fosse titular, a 17,5 partidas. E você fazer seis gols, a média aumenta. Joguei 39 jogos (número atualizado até o dia 19 de novembro de 2013), 19 como titular, 20 como reserva. Nestas 20 vezes como reserva, entrei faltando des minutos ou menos. Portanto, tenho média jogada de 42 minutos, sendo que um titular joga 90, 95 minutos. Então, tenho uma média de 277 minutos para cada gol, ou seja, em quase três partidas, faço pelo menos um gol", pondera Moura.
A chegada do técnico Abel Braga, com quem trabalhou no Fluminense, também anima o atacante: "Não sou de conversar com a comissão técnica, porque sou mais fechado, mas estou feliz porque o Abel conhece a minha família e me conhece. Ele sabe que vou ajudar", afirma.