Há 4 anos, Inter eliminava o Estudiantes da Libertadores
Data: 20/05/2014

Giuliano (D) foi o grande personagem daquela noite
Há exatos quatro anos, o Inter dava mais uma demonstração da mística de sua camiseta. O Colorado perdia por 2 a 0 na Argentina para o tradicional Estudiantes-ARG, pelas quartas de final da Libertadores, e enfrentava um ambiente extremamente hostil para reverter a situação. Comandado pela lenda viva Sebástian Verón, o time de La Plata ainda era o atual campeão da América e metia medo em quase todos os adversários. "Quase".
No primeiro jogo, disputado no Beira-Rio, a vitória foi colorada, por 1 a 0, gol de Sorondo. A equipe gaúcha precisava de um gol para obter a classificação, mas ele parecia cada vez mais distante. O caldeirão de Quilmes fervilhava e a torcida adversária fazia a festa, embalando o "matreiro" time argentino, que via a classificação cada vez mais perto.
Só que, aos 43 minutos do segundo tempo, a estrela colorada brilhou. Andrezinho encontrou belo passe para Giuliano, que aparecia pela direita, por trás da zaga e sob a forte fumaça causada pelos sinalizadores acesos pelos "Pinchas". Naquele momento, a América inteira parou. Mas garoto mostrou frieza e chutou com consciência, na saída do goleiro Andújar, colocando o Inter, heroico, na semifinal da Libertadores.

Vitória foi muito comemorada pelos colorados
Ao final do jogo, ainda houve pancadaria generalizada entre os jogadores, mas nada que atrapalhasse a festa vermelha, de Quilmes a Porto Alegre. Muitos torcedores ainda apontam aquele como o grande momento da campanha do bicampeonato da Libertadores. Se foi ou não, uma coisa é certa: a noite de 20 de maio de 2010 nunca mais será esquecida pelos torcedores colorados.
Confira o vídeo dos bastidores da heróica vitória: