De volta ao Japão, três anos depois
Data: 03/08/2009
Por Alexandre Corrêa (textos e imagens)
e Alexandre Lops (fotos e edição de vídeo)
Enviados especiais/Japão
Edição: Felipe Silveira
Três anos depois de conquistar o maior título do futebol gaúcho, o Mundial Interclubes FIFA, o Internacional está de volta ao Japão desta vez para disputar a Copa Suruga Bank diante do Oita Trinita, na próxima quarta-feira, às 19h (7h de Brasília). O retorno colorado à Ásia reaproximou o time dos fãs japoneses, como pode ser visto no treino desta segunda em Oita.

Tite orientou o primeiro treino com bola na cidade de Oita, no Japão
O professor Tanaka Kazuteru e o estudante Ogawara Satoshi são japoneses, moram há milhares de quilômetros de Porto Alegre e não entendem uma palavra de português. O que não impediu que os dois fossem ao treino do time de Tite nesta segunda-feira à noite em Oita (o primeiro com bola para a decisão diante do Oita Trinita) trajados como se fossem torcedores colorados. Com camisas oficiais antigas do Clube, Kazuteru e Satoshi puderam ver de perto o time que veneram. “Vou ao estádio torcer para o Inter na quarta”, anunciou Satoshi, 20 anos, morador de Oita, vestido um modelo branco da camisa colorada.

Tanaka Kazuteru e Ogawara Satoshi vestiram a camisa do Iner para assistir ao treino
Os dois são fãs do Inter desde 2006, quando o Clube gaúcho bateu o Barcelona na final do Mundial FIFA e conquistou o título. No treino desta segunda, foram alguns dos mais entusiasmados entre cerca de 100 japoneses que não se importaram com a chuva para ver de perto os ídolos do Inter. A cada atleta do Inter que descia do ônibus, na chegada, aplausos seguidos de pedidos de autógrafos e fotos. O Inter, por sua vez, presenteou os torcedores locais com material de divulgação em japonês, além de cartões de autógrafos dos atletas, um sucesso entre os asiáticos. “Comprei este modelo de camisa do Inter mais antigo, porque era mais barato”, contou Kazuteru, mostrando o modelo de 1994 adquirido há dois anos.
Do grupo colorado que conquistou o Mundial, apenas Clemer e Índio permanecem no grupo de 17 atletas que viajou ao Japão para a disputa da Copa Suruga Bank. Além deles, os vice-presidentes Fernando Carvalho e Pedro Affatato, o assessor de futebol, Cuca Lima, o diretor executivo Newton Drummond, o assessor de imprensa Alexandre Corrêa, o roupeiro Gentil Passos e o massagista Juarez Quintanilha foram os únicos integrantes da atual delegação que estiveram em Yokohama em 17 de dezembro de 2006. “Voltar aqui traz muitas lembranças boas. Passa um filme na cabeça da gente”, disse o massagista Juarez.

Jogadores, dirigentes e funcionários do Clube voltaram ao Japão três anos depois
O roupeiro Gentil Passos, há 35 anos, é o integrante da delegação com mais experiência de Japão. Na terra do Sol Nascente, Gentil já esteve quatro vezes com o Inter. Em 1984, participou da conquista da Copa Kirin. Nos anos 90 retornou com o time colorado para amistosos. Em 2006, participou do Mundial e agora está novamente com a equipe em busca de novo título. Gentil, curiosamente, irá fazer aniversário na próxima quarta-feira. “Espero estar podendo comemorar o título também na quarta”, disse Gentil, 35 anos de Clube.
O primeiro treino com bola
O técnico Tite orientou o primeiro treino com bola em terras japonesas na noite desta segunda-feira, em Oita. Durante cerca de duas horas, o treinador fez trabalhos táticos e procurou adaptar os jogadores à bola que será utilizada na final. No final, trabalhou cobranças de pênaltis com os atletas. Lembrando que, pelo regulamento da competição, se houver empate nos 90 minutos, o campeão será definido nos pênaltis.

Giuliano (E), Bolaños (C) e Sandro (D) no primeiro treino com bola no Oriente
Andrezinho é dúvida
O meia Andrezinho sentiu dores no joelho no começo do treinamento e foi poupado do restante dos trabalhos. O jogador iniciou imediatamente o trabalho de fisioterapia, mas é dúvida para o confronto de quarta-feira.
Visita brasileira
O Inter recebeu a vista de dois profissionais brasileiros durante o treinamento. O preparador físico Joelson Correia e o preparador de goleiros Marcos Gomes foram colegas no Oita Trinita até pouco tempo atrás. Joelson, porém, deixou o clube para seguir com o técnico Péricles Chamusca para o Sport. Já Gomes continua no Oita onde está há quatro anos. O preparador de goleiros foi jogador das categorias de base do Inter de 1986 a 1993 e foi colega de geração de Caíco e Argel. Natural de Rosário do Sul, Gomes foi torcedor colorado, quando criança.
Coletiva de imprensa
Os técnicos Tite, do Inter, e Ranko Popovic, do Oita Trinita, realizam a entrevista coletiva oficial da competição nesta terça-feira, às 14h, no Estádio Kyushu Sekiyu Oil Dome, local da partida. Segundo a organização, cerca de 100 jornalistas japoneses, além de seis brasileiros estão credenciados para a partida.

Técnico Tite recebeu o assédio dos torcedores japoneses
Passeio pela manhã
O grupo colorado aproveitou a folga na manhã desta segunda-feira para visitar um Shopping Center, em Oita. A descontração marcou o passeio do grupo. Durante o trajeto, o garoto Taison foi o líder das cantorias de pagode dentro do ônibus. Na volta, o volante Sandro arrancou risadas de todos ao vestir um quimono vermelho e branco adquirido no passeio.

Sandro divertiu o grupo colorado durante trajeto no ônibus
Folder oficial
O folder oficial do torneio foi distribuído ontem ao Inter com informações em português e japonês sobre a competição e os dois clubes, além de mensagens oficiais dos presidentes dos dois Clubes e das entidades e patrocinadores da competição.
Reconhecimento do campo
O Inter não poderá treinar no gramado do estádio onde será realizada a partida, que está sendo poupado para o confronto. Mesmo assim, o grupo poderá ver de perto o tipo de gramado depois do treinamento desta terça-feira à noite.
Um olho no Japão e outro no Brasil
Apesar da concentração total na disputa da Copa Suruga, o grupo não tira os olhos do Brasileirão. Pela manhã, todos buscaram informações de como havia sido a rodada do Campeonato no final de semana. Mesmo com um jogo a menos, o Inter segue no Grupo dos quatro times que estariam classificados à Copa Libertadores se o Brasileirão terminasse hoje. Até o retorno ao Brasil, haverá mais duas rodadas do Brasileirão sem a presença do Inter, que irá recuperar os jogos perdidos diante de Sport, de Santos e de Atlético Mineiro em agosto e setembro.
**IMAGEM**