INTER PREPARADO PARA A RETA FINAL DA TEMPORADA
Data: 20/10/2005
Na reta final em busca dos títulos do Brasileirão e da Copa Sul-Americana, o Inter conta com um grupo de jogadores preparado para enfrentar uma verdadeira maratona de partidas. Entre os atletas que mais atuaram no ano, o destaque fica com Jorge Wagner. O ala esteve em campo em 58 dos 60 jogos oficiais no ano. Ninguém jogou tantas vezes quanto ele no Inter em 2005. "Temos que nos superar para vencer o cansaço. Procuro me cuidar bastante fora e dentro do campo. A condição física é muito importante no futebol hoje em dia", afirma Jorge Wagner.

Jorge Wagner (com a bola) é o recordista de atuações na temporada
Além do ala, outros jogadores participaram da grande maioria das partidas na temporada. São os caso de Tinga (52 jogos), Fernandão (50), Índio (49), Granja (48), Edinho (49) e Sobis (47). Sobis, o goleador do Inter no Brasileirão, só não atuou mais porque foi convocado para o Sul-Americano e para o Mundial Sub-20. Outros, como Wilson (43 jogos) e Clemer (44), enfrentaram lesões durante a temporada, mas mesmo assim tiveram presença na maior parte dos confrontos.

Jogadores recebem cuidados especiais da comissão técnica e dos médicos
Para manter o fôlego do grupo, o Inter tem cuidados especiais com os atletas. Depois dos jogos, os atletas fazem imersão em gelo e em água quente, alongam-se, alimentam-se de lanches ricos em carboidratos e ainda ingerem suplementos de proteínas e vitaminas, principalmente os que perdem muito peso durante os jogos, como Jorge Wagner, Tinga e Wellington, por exemplo. "Temos uma estratégia para recuperar os atletas e ela começa tão logo o jogo termina", afirma o fisiologista Luís Crescente.
Cada jogador recebe também um tratamento individualizado respeitando as suas características e suas dificuldades. Alguns, por exemplo, fazem um trabalho maior de alongamento, outros se exercitam mais nos aparelhos de musculação. O controle do que cada jogador precisa é feito pelo preparador físico Paulo Paixão (foto ao lado). "Acompanhamos cada atleta de maneira individualizada", conta Paixão.
Outro aspecto importante para vencer a maratona de jogos é o trabalho de descanso. Nesta época do ano, com jogos a cada três ou quatro dias, descansar é tão fundamental quanto treinar. Por isso, o primeiro treino da semana é mais leve, aumentando a intensidade na medida que os dias avançam até o próximo jogo.
Além dos cuidados físicos, Paixão é mestre também na área motivacional. Estimula sempre os jogadores a darem o máximo de si nos treinos e nos jogos, lembrando que eles estão próximos da conquista de títulos importantes. "Temos sempre que lembrar os atletas para não perderem o foco", alerta Paixão. "Aqui no Inter, temos toda a estrutura para desenvolver o nosso trabalho. Além disso, somos uma família. Os jogadores gostam de vir para o Beira-Rio treinar", destaca Paixão.
Quem mais atuou em 2005
Jorge Wagner - 58 jogos
Tinga - 52 jogos
Fernandão - 50 jogos
Índio - 49 jogos
Edinho - 49 jogos
Granja - 48 jogos
Sobis - 47 jogos
Wilson - 43 jogos
Clemer - 44 jogos
Gavilán - 40 jogos
Wellington - 38 jogos
A reta final do Inter na temporada
22/10 - Juventude x Inter (Brasileirão)
25/10 - Goiás x Inter (Brasileirão)
28/10 - Inter x Coritiba (Brasileirão)
31/10 - Inter x Paysandu (Brasileirão)
03/11 - Paraná x Inter (Brasileirão)
06/11 - Inter x Ponte Preta (Brasileirão)
10/11 - Boca Juniors x Inter (Copa Sul-Americana)
13/11 - Santos x Inter (Brasileirão)
16/11 - Inter x Brasiliense (Brasileirão)
20/11 - Corinthians x Inter (Brasileirão)
27/11 - Inter x Palmeiras (Brasileirão)
04/12 - Coritiba x Inter (Brasileirão)
Texto: Alexandre Corrêa
Fotos: Daniel Boucinha