Olá, Marcos Duarte!

INTER PERDE EM CAXIAS, MAS MANTÉM 3ª COLOCAÇÃO

Data: 22/10/2005


Rafael Sobis marcou seu 16º gol no Brasileirão (foto/arquivo)

Em uma partida muito disputada e com quatro expulsões, o Internacional perdeu para o Juventude por 2 a 1, de virada, na noite deste sábado, em Caxias do Sul, pela 33ª rodada do Brasileirão. Sobis marcou primeiro para o Inter no primeiro tempo, mas Zé Carlos e Enílton viraram o jogo na etapa final. Apesar do resultado, o time colorado manteve a terceira colocação do Brasileirão com 56 pontos, na zona de classificação para a Copa Libertadores da América.

O jogo

O jogo foi de Campeonato Brasileiro, mas o ambiente era de Gauchão. Uma chuva forte que caiu antes do jogo deixou o gramado escorregadio. A motivação dos dois times estava alta, digna do clássico entre os dois times. As duas torcidas compareceram em grande número e coloriram as arquibancadas de verde, em um lado, e vermelho, em outro.

O Juventude começou pressionando. Na base da empolgação, partiu para cima do time colorado, que manteve-se posicionado atrás e explorou os contra-ataques. Aos 3min45seg, Enílton deu bom passe para Fininho na área, que adiantou a bola e Clemer conseguiu defender. Aos 9min20seg, Zé Carlos arriscou de fora da área, a bola fez uma curva e passou perto, por cima da goleira.

A primeira investida colorada mais forte ocorreu aos 12min50seg, quando Ceará recuperou bola na intermediária e tocou para Ricardinho chutar de fora da área ao lado do gol. A partir dos 15 minutos, o Inter passou a dominar a partida com um bom toque de bola e movimentação na frente.

Aos 17min20seg, Fernandão entrou na área, enganou dois zagueiros e chutou no canto. O goleiro Fabiano defendeu parcialmente e, no rebote, Sobis chutou por cima, quase marcando o gol. Aos 19min50seg, Sobis tocou para Jorge Wagner concluir de fora da área. A bola bateu em um zagueiro e saiu ao lado do gol.

A vantagem parcial obtida no primeiro tempo começou com uma grande jogada de Ricardinho. Ele entrou na área pela direita, driblou um zagueiro com um lindo corte e cruzou para a pequena área. A zaga afastou para o meio da área, bem onde estava Rafael Sobis. O atacante chutou colocado no alto e marcou um bonito gol: 1 a 0. Foi o 16º gol do artilheiro colorado no Brasileirão.

O Inter seguiu melhor e quase marcou o segundo aos 27min. Ceará cruzou da direita e Jorge Wagner, dentro da área, concluiu por cima. O Juventude tentava as jogadas aéreas, mas Clemer conseguia evitar a maioria delas com boas saídas do gol. Aos 39min35seg, Sobis cobrou falta da intermediária e Fabiano defendeu no canto.

O Juventude ameaçou mais nos últimos minutos da etapa inicial. Aos 40min45seg, Fininho cobrou falta para a área e Clemer salvou de soco. Cerca de 15 segundos depois, Lauro chutou forte de fora da área e Zé Carlos desviou a bola de cabeça para fora. Aos 45min, Zé Carlos recebeu cruzamento e concluiu de cabeça por cima, na última chance da etapa.

Na etapa final, o time da casa passou a pressionar mais, enquanto o Inter se manteve na defesa e não conseguiu contra-atacar. Aos 5min, um susto para o jogador Enílton. Na tentativa de dar uma bicicleta, o atacante do Juventude caiu com violência no chão e na queda Jorge Wagner pisou sem querer no seu pescoço. Enílton se contorceu em dores no chão e assustou a todos. O jogo ficou paralisado por 3min30seg para o atendimento do jogador, que voltou à partida.

Aos 13min40seg, Zé Carlos chutou fraco de fora da área para defesa tranqüila de Clemer. Aos 15min20seg, Fininho marcou um gol em impedimento, mas o juiz Alicio Pena Júnior anulou o lance acertadamente. Três minutos mais tarde, Antônio Carlos cruzou e Enílton chutou livre ao lado do gol. Aos 20min45seg, Zé Carlos escorou para Enílton concluir por cima.

Aos 22min, o técnico do Juventude, Hélio dos Anjos, retirou o meia Caíco e colocou o atacante Marcelinho. Aos 26, Fininho cobrou escanteio e Zé Carlos cabeceou para baixo. A bola quicou no gramado e subiu passando por cima da goleira. Em seguida, o técnico Muricy Ramalho colocou Mossoró em campo na vaga de Ricardinho. Aos 27min15seg, Tinga tocou para Ceará chutar e Fabiano fazer boa defesa.

Aos 28min, o Inter ficou com um jogador a menos: Edinho derrubou por trás Zé Carlos e foi expulso. A pressão do time caxiense aumentou a partir daí. Mas o Inter não arrefeceu e quase marcou um golaço aos 33min20seg. Rafael Sobis arrancou do meio-campo, passou por dois zagueiros, entrou na área e concluiu para grande defesa de Fabiano.

Aos 35min, entraram Tucho e Roger nos lugares de Fininho e Chicão no Juventude. Aos 37min, Juliano deu um cotovelaço em Mossoró e o juiz deu falta de Mossoró, em vez de expulsar o jogador do Juventude.

Aos 38min30seg, Roger tocou para Enílton, que foi até a linha de fundo e cruzou para Zé Carlos só completar para o gol: 1 a 1. Na saída de bola, Tucho foi expulso por chutar Mossoró. Um minuto depois, Zé Carlos agrediu Sobis e também recebeu o cartão vermelho. O Inter então passou a ter um jogador a mais e partiu para o gol da vitória. Por outro lado, concedeu espaços para os contra-ataques.

Aos 44min20seg, Marcelinho fez boa jogada e tocou para Enílton, que devolveu a Marcelinho. O atacante chutou por cima. Aos 46min20seg, depois de confusão na área, a bola sobrou para Enílton chutar a bola na mão de Vinícius. O juiz marcou o pênalti e expulsou Vinícius. Na cobrança, aos 48min15seg, Enílton cobrou e Clemer defendeu, mas o juiz mandou bater de novo, alegando que o goleiro colorado havia se adiantado. Em nova cobrança, aos 50min, Enílton chutou no canto e fez 2 a 1. Aos 51min, saiu Gavilán e entrou Gustavo, mas não havia mais tempo e o Inter acabou perdendo a partida.

Depois do jogo, a indignação de jogadores, técnico e dirigentes colorados com a arbitragem foi grande. ?O jogo foi complicado e o juiz não teve força para segurar a partida?, lamentou o atacante Rafael Sobis. ?Agora ficou bem mais difícil, mas ainda estamos bem vivos na competição.?

?Jogamos também contra a arbitragem. Ele inverteu faltas contra o Internacional e deveria ter expulsado Juliano por uma cotovelada em Mossoró. Vejo com tristeza a maneira com vem sendo conduzido o campeonato. Primeiro, a decisão de Zveiter. Agora essas arbitragens. O Corinthians vem sendo favorecido por todas as decisões intecionalmente ou não?, criticou o vice-presidente de futebol, Vitório Piffero.

?Vamos seguir buscando o título porque é a nossa missão?, afirmou o presidente Fernando Carvalho. 

?Nós demos um pouco de azar com este juiz. Casualmente, a última partida que havíamos perdido foi com esse juiz também, que nos prejudicou contra o Palmeiras. Vínhamos de 17 jogos sem derrota e não dá para desanimar agora?, disse o técnico Muricy Ramalho, referindo-se aos 17 jogos que o time ficou sem perder antes do confronto em Caxias do Sul. 

Juventude (2): Fabiano; Chicão (Roger), Antônio Carlos e Éderson; Juliano, Lauro, Daniel, Caíco (Marcelinho) e Fininho (Tucho); Zé Carlos e Enílton. Técnico: Hélio dos Anjos.

Internacional (1): Clemer; Ceará, Ediglê, Vinícius e Jorge Wagner; Gavilán (Gustavo), Edinho, Tinga e Ricardinho (Mossoró); Sobis e Fernandão. Técnico: Muricy Ramalho.

Gols: Rafael Sobis (I), aos 23min30seg do primeiro tempo, Zé Carlos (J), aos 38min30seg do segundo tempo, e Enílton (J), aos 50min do segundo tempo. Cartões amarelos: Antônio Carlos, Zé Carlos (J), Clemer, Ricardinho, Gavilán, Jorge Wagner (I). Expulsões: Edinho, Vinícius (I), Zé Carlos e Tucho (J). Público: 12.359. Arbitragem: Alicio Pena Júnior (MG), auxiliado por Rodrigo Baeta e Guilherme Camilo. Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Voltar