Olá, Marcos Duarte!

INTER VENCE O GOIÁS E SEGUE NA BRIGA PELA LIDERANÇA

Data: 25/10/2005


Tinga marcou o gol da vitória no Serra Dourada

O Internacional venceu o Goiás por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Serra Dourada O Internacional venceu o Goiás por 1 a 0, na noite desta terça-feira, no Estádio Serra Dourada

O jogo

Foi uma vitória emblemática do Inter no Brasileirão. O time comandado pelo técnico Muricy Ramalho venceu um adversário direto na tabela de classificação e diminuiu a diferença em relação ao líder Corinthians. O Inter também reafirmou a sua eficiente campanha atuando fora do Beira-Rio: foi a sétima vitória longe de casa e exatamente contra a equipe que menos perdeu em seus domínios no campeonato. Até então, o Goiás só havia perdido em duas oportunidades (contra o Brasiliense e Santos) atuando no Serra Dourada.

O Inter foi a campo com vários desfalques. Vinícius, Edinho e Gavilán cumpriram suspensão e não viajaram para Goiânia. Bolívar fez companhia a Ediglê na zaga, e o meio-campo foi formado por Edmílson, Perdigão, Tinga e Ricardinho.

Foi o Goiás que tomou a iniciativa na partida. O time comandado pelo técnico Geninho marcava forte no meio e buscava criar jogadas pelas alas, principalmente com Jadílson. Aos 13 minutos, Souza, ex-Inter, foi lançado, e na tentativa de proteger a bola até as mãos do goleiro Clemer, Edmílson deu um leve toque com o pé e acabou configurando o recuo. O árbitro Lourival Lima Filho marcou tiro indireto no interior da área. André Leoni cobrou e Clemer defendeu com segurança.

Aos 17min, Ceará cobrou uma falta para defesa tranqüila do goleiro Harlei. Aos 21min, Souza tabelou com Rodrigo Tabata, que tocou para Roni no interior da área do Inter. Clemer atirou-se corajosamente para interceptar a bola e acabou atingido na cabeça pelo companheiro Edmílson. O goleiro foi atendido pelos médicos colorados e permaneceu em campo até os 35min, quando pediu para ser substituído por André. Clemer foi encaminhado para fazer exames em uma clínica em Goiânia, mas nenhuma lesão foi constatada.

O jogo desenvolvia-se em um ritmo lento, com poucas chances de gols para ambos os lados. Aos 40min, Roni cruzou da direita para Souza, mas quando o atacante preparava-se para cabecear, Bolívar apareceu para afastar para escanteio. O Inter respondeu no minuto seguinte, em uma perigosa cobrança de falta de Sobis que obrigou o goleiro da equipe goiana a realizar uma defesa em dois tempos. Já nos acréscimos, Jadílson fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Souza, que cabeceou ao lado do gol.

O Inter foi fulminante no começo do segundo tempo. Logo aos 35 segundos, após inteligente tabela entre Fernandão e Sobis, Ricardinho recebeu na esquerda, foi à linha de fundo e cruzou na medida para Tinga abrir o placar em uma bela cabeçada. Foi o quinto gol do volante no Brasileirão e o 11º na temporada.

O Goiás sentiu o gol e ficou acuado em campo. Aos 3min15seg, Ricardinho arriscou de fora da área e a bola passou muito perto do ângulo direito de Harlei. Aos 12min, Ricardinho, de excelente atuação na segunda etapa, invadiu a área, driblou o marcador e chutou em cima do goleiro. A resposta veio dois minutos depois, através de uma cabeçada de Souza que foi para fora.

O Inter mantinha o controle da partida, valorizando a posse de bola e contra-atacando com perigo. Aos 27min40seg, o grande lance do jogo: Ricardinho avançou pela direita, driblou três adversários e invadiu a área. No entanto, no momento em que o meio-atacante preparava-se para finalizar, o zagueiro Rafael Dias prensou o chute e a bola saiu para escanteio.

Aos 40min, o técnico Muricy Ramalho promoveu as entradas de Mossoró e Wellington nos lugares de Fernandão e Ricardinho, respectivamente. O Goiás tinha dificuldade em superar a forte marcação imposta pela zaga colorada, que foi praticamente perfeita com Bolívar e Ediglê, apesar da falta de entrosamento entre os zagueiros que nunca haviam atuado juntos no time titular. A última chance da equipe do Serra Dourada foi aos 34min45seg: Roni cruzou da direita com perigo, mas André interceptou agilmente a bola no ar.

Agora, a atenção do Inter volta-se para a repetição da partida contra o Coritiba, válida pela 21ª rodada do Brasileirão, que será disputada na próxima sexta-feira, às 20h30min, no Beira-Rio. Os ingressos para o jogo serão distribuídos gratuitamente nesta quarta e quinta-feira, das 9h às 18 horas, na Bilheteria F do Beira-Rio. Cada torcedor poderá adquirir, no máximo, três ingressos mediante a apresentação da carteira de identidade.

Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Muricy Ramalho, quase sem voz, elogiou o comportamento do time no segundo tempo: "Jogamos mais juntos e valorizamos a posse de bola. Sabemos que é difícil conquistar o título, mas provamos que estamos na briga", afirmou.

"Foi um grande jogo. O grupo provou para si mesmo que tem plenas condições de brigar pelo título", analisou o presidente Fernando Carvalho.

Carvalho também falou sobre a postura que a torcida colorada deve ter no Beira-Rio na partida contra o Coritiba: "É necessário que a torcida venha somente com a intenção de ajudar o time, sem nenhum tumulto, pois o Zveiter está de olho na gente. Qualquer atitude de desordem poderá ser motivo de punição para o clube. É preciso ter muito cuidado", alertou o dirigente.

"Precisamos do incentivo do torcedor, que será o 12º jogador dentro de campo", convocou o volante Perdigão.

Goiás (0): Harlei, Rafael Dias, Júlio Santos e André Leone (Marcelo Silva); Cleber, Cléber Gaúcho, Tiago (Dodô), Rodrigo Tabata (Jorge Mutt) e Jadílson; Souza e Roni. Técnico: Geninho.

Inter (1): Clemer (André); Ceará, Bolívar, Ediglê e Jorge Wagner; Edmílson, Perdigão, Tinga e Ricardinho (Wellington); Fernandão (Mossoró) e Rafael Sobis. Técnico: Muricy Ramalho.

Gol: Tinga (I), aos 35 segundos do segundo tempo. Cartões amarelos: Rafael Dias, Júlio Santos, Cléber, Jorge Mutt, Souza (G), Jorge Wagner e Tinga (I). Arbitragem: Lourival Lima Dias Filho, auxiliado por Alessandro Rocha e Luiz Carlos Silva Teixeira (trio baiano). Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO).

Foto/capa: Daniel Boucinha

Voltar