INTER VENCE O CORITIBA E SOBE PARA VICE-LIDERANÇA
Data: 28/10/2005

Rentería marcou dois gols contra o Coritiba
O Internacional venceu o Coritiba por 3 a 2, na noite desta sexta-feira, no Beira-Rio, na repetição da partida anulada pelo STJD válida pela 21ª rodada do Brasileirão. Fernandão, de pênalti, e Rentería, duas vezes, marcaram os gols da equipe colorada. Maia e Ricardinho descontaram para o Coritiba. Com o resultado, o Inter chegou aos 62 pontos e assumiu a vice-liderança do campeonato.
O jogo
O Internacional começou a partida com o retorno de Elder Granja, recuperado de lesão, na lateral-direita. No ataque, o colombiano Rentería substituiu Rafael Sobis, o goleador do time no Brasileirão, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.

Granja voltou ao time na lateral-direita
O Coritiba, que corre o risco de rebaixamento, foi a campo com um posicionamento bastante defensivo, com os 11 jogadores atuando da linha divisória para trás. Para furar o bloqueio, o time colorado procurou tocar a bola no meio-campo e explorar as jogadas pelas laterais. Mas não houve sucesso nos primeiros minutos, graças à boa marcação dos paranaenses.
Aos 7min45seg, Jackson cruzou da esquerda, Renaldo ajeitou para Caio chutar por cima. O Inter respondeu aos 14min20seg com Tinga pegando um rebote de fora da área e chutando por cima. Aos poucos, Ricardinho começou a se livrar da marcação e criar perigo ao Coritiba.

Ricardinho teve boa atuação e sofreu um pênalti no primeiro tempo
A pressão aumentou a partir dos 30 minutos. Em 45 segundos, o Inter criou três chances de gol. O primeiro começou aos 30min30seg, quando Jorge Wagner cobrou falta e Ediglê cabeceou para boa defesa de Douglas. Na cobrança de escanteio, Tinga pegou rebote e chutou no corpo de um zagueiro. Em nova cobrança, Fernandão chutou, Ricardinho, do Coritiba, salvou sobre a linha. Na sobra, Ediglê bateu forte e Ricardinho salvou novamente atirando-se sobre a bola.
Aos 33min, Ricardinho fez grande jogada. O meia colorado arrancou pela direita em velocidade, foi até a linha de fundo e driblou Peruíbe, dentro da área, que acabou derrubando o camisa 10 colorado: pênalti. Fernandão cobrou bem aos 34min55seg e marcou 1 a 0. Foi o 24°gol do artilheiro colorado na temporada. Foi também o 12° gol no Brasileirão.

Fernandão marcou seu 24º gol na temporada
Com o gol sofrido, o time paranaense decidiu avançar e aí deu finalmente o espaço desejado pelo Inter para os contra-ataques. Aos 36min25seg, Ricardinho novamente pela direita fez ótima jogada e passou para Fernandão ajeitar e chutar forte no canto. A bola passou a centímetros do gol.
Aos 39min25seg, Tinga arrancou pelo meio e tocou para Rentería na esquerda. O atacante avançou até a entrada da área e chutou rasteiro. A bola desviou em um zagueiro e enganou o goleiro: 2 a 0. Foi o segundo gol do colombiano no Brasileirão.

Rentería arrisca de fora da área...

e a bola vence o goleiro Douglas
O Inter não diminuiu o ritmo na segunda etapa. Tanto que logo a 1min20seg quase marcou o terceiro gol. Fernandão pegou rebote e chutou rasteiro. A bola passou perto do gol. Aos 5min, foi a vez de Granja quase ampliar com chute forte da direita que Douglas salvou com grande defesa.
No entanto, em um contra-ataque, o Coritiba diminuiu a diferença no placar: Rodrigo Batata cruzou da direita e Maia cabeceou com precisão. 2 a 1. O gol animou os paranaenses que cresceram na partida. Aos 10min45seg, Ricardinho recebeu a bola no interior da área e chutou forte para defesa de Clemer.
O Inter quase marcou através de uma cobrança de falta de Jorge Wagner, aos 21min20seg, que desviou na barreira e saiu para escanteio. Mas foi o Coritiba que chegou ao gol aos 30 minutos. Ricardinho arriscou de fora da área, a bola desviou em Ediglê e acertou o ângulo esquerdo de Clemer. 2 a 2.
Com Mossoró, Wellington e Gustavo nos lugares de Fernandão, Tinga e Perdigão, respectivamente, a equipe colorada foi para cima em busca da vantagem. Aos 38min50seg, Gustavo desviou de cabeça para Rentería, que dominou no interior da área e chutou forte para a defesa de Douglas. A bola saiu para escanteio. A pressão colorada fez efeito. Aos 42min, Mossoró fez um lindo lançamento para Wellington, que foi à linha de fundo e cruzou para área. Na tentativa de afastar o perigo, o goleiro deu um tapa na bola, que sobrou no meio da área para Rentería encher o pé e colocar o Inter novamente à frente no placar. O Beira-Rio explodiu de alegria com o gol que garantiu a vice-liderança do Brasileirão. Por coincidência, o placar de 3 a 2 foi o mesmo ocorrido no dia 21 de agosto, na partida anulada pelo STJD.

Rentería está marcando o gol da vitória: Inter segue na briga pelo título
O grupo colorado terá pouco tempo se recuperar do desgaste. Já na próxima segunda-feira, o Inter segue sua maratona de jogos e enfrenta o Paysandu, às 20h30min, no Beira-Rio, em partida válida pela 35ª rodada do Brasileirão. Em virtude da promoção "Torcer Pelo Seu Time Faz Bem", da Nestlé, não haverá venda de ingressos para o jogo. Na promoção, o torcedor pode trocar um vidro fechado de Nescafé 200g (nas versões Original, Tradição ou Matinal) por 2 (dois) ingressos de arquibancada para o jogo em balcões de onze supermercados das redes Bourbon, Zaffari, Nacional e Big Shop, em Porto Alegre.
"A estrela do Rentería brilhou e ele fez dois golaços. Foi uma vitória importante que nos mantém na briga", comemorou o presidente Fernando Carvalho.
"Foi um jogo muito disputado. Nosso time está trabalhando para ser campeão", afirmou o colombiano Rentería, o grande destaque da vitória.
"O Inter tem que brigar até o final. Este campeonato está sendo da superação para nós, seja pela maratona de jogos ou pelas decisões extra-campo. Não vamos desistir nunca", afirmou Muricy Ramalho.
Internacional (3): Clemer; Granja, Ediglê, Edinho e Jorge Wagner; Gavilán, Tinga (Wellington), Perdigão (Gustavo) e Ricardinho; Rentería e Fernandão (Mossoró). Técnico: Muricy Ramalho.
Coritiba (2): Douglas; Vagner, Anderson e Alan (Marcelo Peaberu); Rodrigo Batata (Márcio Egídio), Peruíbe, Jackson, Caio e Ricardinho; Renaldo (Souza) e Maia. Técnico: Cláudio Marques.
Gols: Fernandão (I), aos 34min55seg do primeiro tempo, Rentería (I), aos 39min25seg do primeiro tempo, Maia (C), aos 9min10seg do segundo tempo, Ricardinho (C), aos 30 minutos do segundo tempo e Rentería (I), aos 42min do segundo tempo. Cartões amarelos: Alan, Maia, Caio (C), Granja, Ediglê, Mossoró e Perdigão (I). Arbitragem: Cléver Assunção Gonçalves (MG), auxiliado por Marco Antônio Martins (MG) e Edgar Abreu (MG). Local: Beira-Rio.
Fotos: Daniel Boucinha