Olá, Marcos Duarte!

INTER PERDE, MAS MANTÉM VICE-LIDERANÇA

Data: 03/11/2005


Inter, de Ricardinho (D), foi derrotado por 3 a 1 em Cascavel (Ailton Santos/Jornal Hoje)

O Internacional foi derrotado por 3 a 1 para o Paraná na noite desta quinta-feira, em Cascavel (PR), em partida válida pela 36ª rodada do Brasileirão. Sandro (2) e Fernando Gaúcho marcaram os gols do time paranaense. Fernandão fez o gol colorado. Apesar do resultado, o Inter manteve a vice-liderança da competição com 65 pontos, a seis pontos do líder Corinthians.

O jogo

Diante de um estádio olímpico com quase 30 mil colorados moradores do oeste paranaense, o Inter jogou com um ambiente como se estivesse no Beira-Rio. A equipe começou a partida sem Tinga, recuperando-se de lesão, mas com as voltas de Fernandão e Jorge Wagner, que não atuaram na última partida diante do Paysandu. À frente, Rafael Sobis formou o ataque ao lado de Rentería, enquanto Fernandão e Ricardinho foram os meias.

O começo do jogo ficou marcado pela forte marcação dos dois times, que não conseguiam criar chances de gol. O primeiro lance de perigo só ocorreu aos 16min30seg, quando Jorge Wagner cobrou falta da direita para Fernandão que, por pouco, não alcançou a bola para marcar o gol. Um minuto depois, Rafael Sobis chutou da entrada da área, Flávio defendeu e, no rebote, Edinho chutou dentro da área por cima.

Com o gramado ruim, a dificuldade de tocar a bola era evidente. As tabelas eram raras. Em uma delas, aos 26min40seg, Sobis tocou para Fernandão que cruzou para Sobis, mas Daniel Marques afastou com um chutão.

A partir dos 30 minutos, o Paraná passou a ameaçar mais principalmente com bons lances do meia Sandro, de boa movimentação. Aos 30min15seg, Edinho, do time paranaense, cruzou da esquerda e Fernando Gaúcho furou em bola, de frente para o gol, perdendo boa chance. Aos 31min30seg, Parral cruzou da direita e Edinho, do Inter, cortou de cabeça para trás, quase marcando gol contra.

Aos 36min, o técnico Muricy Ramalho decidiu modificar o time. Retirou o colombiano Rentería e colocou Perdigão. Com isso, Fernandão foi para o ataque e Edinho recuou para a defesa, voltando ao esquema 3-5-2.

Aos 39min30seg, Sandro entrou a dribles pela esquerda e chutou por cima. Dois minutos depois, novamente Sandro avançou na área colorada e bateu para fora perigosamente.

Quando o jogo se encaminhava para o final do primeiro tempo, o Paraná surpreendeu o Inter marcando um gol. Maicosuel roubou a bola da zaga colorada e tocou para Sandro, na entrada da área, chutar forte e fazer 1 a 0, dando a vantagem aos paranaenses.

A etapa final começou em ritmo trepidante com lances de perigo para os dois lados. Aos 20seg, Vinícius arriscou de longe, a bola quicou no gramado e Flávio defendeu. O Paraná respondeu aos 45seg, quando Fernando Gaúcho chutou na entrada da área, a bola desviou na zaga e quase entrou no canto. Em seguida, a 1min25seg, Parral entrou na área pela direita e chutou cruzado com muito perigo.

O Inter reagiu e quase empatou aos 2min15seg com Jorge Wagner erguendo a bola para a área até Sobis, que cabeceou e Flávio fez grande defesa. No rebote, Sobis tocou para Fernandão, que não conseguiu concluir.

Aos 6min30seg, o Paraná chegou ao segundo gol em um lance de falta de sorte colorado. Sandro cobrou falta, a bola desviou na barreira e enganou Clemer: 2 a 0.

Com a desvantagem, o Inter precisou se lançar com ainda mais ênfase ao ataque, dando grandes espaços para o contra-ataque adversário. Em um deles, aos 12min10seg, Fernando Gaúcho avançou livre, frente a frente com Clemer, entrou na área, driblou o goleiro, mas Clemer conseguiu se recuperar e fazer grande defesa.

Aos 16min, para tentar reverter a desvantagem, o técnico Muricy Ramalho retirou o zagueiro Ediglê e promoveu a entrada do meia-atacante Mossoró. Apesar disso, o Inter seguiu com dificuldades de criar. Muricy mudou novamente: retirou Ricardinho e colocou o centroavante Gustavo. A equipe, enfim, melhorou e começou a criar mais chances.

Aos 27min10seg, Perdigão pegou rebote e tentou encobrir Flávio, que conseguiu defender. Aos 31min, Jorge Wagner cobrou falta da esquerda e Fernandão cabeceou no canto: 2 a 1. Foi o 13° gol de Fernandão no Brasileirão e o 25° na temporada. Com o gol, o time colorado ganhou ânimo e quase empatou aos 33min25seg em nova cobrança de Jorge Wagner, que Gustavo cabeceou com muito perigo.

Aos 37min, Fernando Gaúcho chutou de fora da área e Clemer defendeu. Aos 38min30seg, o mesmo Fernando Gaúcho cabeceou, depois de cobrança de escanteio e matou a partida: 3 a 1. Aos 44min, Jorge Wagner cobrou falta e a zaga paranaense salvou encima da linha, no último lance de perigo.

?Não estivemos em uma boa noite. Agora, ficou um pouco mais difícil, mas a gente tem que lutar até o fim?, afirmou o zagueiro Vinícius, depois da partida.

?Perdemos uma boa oportunidade, mas não perdemos a guerra. Continuamos na luta. Ainda faltam seis jogos e dá para buscar a diferença. Segue o baile. Precisamos voltar ao nosso futebol diante da Ponte Preta dentro de casa?, disse o vice-presidente de futebol, Vitório Piffero.

?O Inter já superou situações como essa e vamos superar novamente. Os jogadores vão se reanimar para buscar a recuperação no domingo. Podem ter certeza que vamos nos recuperar?, afirmou o presidente Fernando Carvalho.

?O Paraná foi superior e mereceu a vitória. A gente foi bem abaixo do que o Internacional normalmente joga. Pelo menos, o nosso time brigou, que é uma característica nossa ?, avaliou o técnico Muricy Ramalho.

Paraná (3): Flávio; Daniel Marques, Marcos e Neguete; Parral, Pierre, Mário César, Sandro (Éder) e Edinho (Vicente); Maicosuel (Beto)  e Fernando Gaúcho. Técnico: Luís Carlos Barbieri.

Internacional (1): Clemer; Élder Granja, Ediglê (Mossoró), Vinícius e Jorge Wagner; Edinho, Gavilán, Ricardinho (Gustavo) e Fernandão; Rentería (Perdigão) e Rafael Sobis. Técnico: Muricy Ramalho.

Gols: Sandro (2, P), aos 44min do primeiro tempo e aos 6min30seg do segundo tempo, Fernandão (I), aos 31min do segundo tempo, Fernando Gaúcho (P), aos 38min30seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Jorge Wagner, Perdigão, Gavilán, Granja (I), Sandro (P). Arbitragem: Giulliano Bozzano, auxiliado por Marrubson Melo Freitas e Renato Miguel Vieira (trio do DF). Local: Estádio Olímpico, em Cascavel (PR).

Voltar