INTER VENCE A PONTE PRETA POR 2 A 1 E SEGUE NA LUTA
Data: 06/11/2005

Fernandão (E) abraça Vinícius: zagueiro abriu o placar no Beira-Rio
O Internacional venceu a Ponte Preta por 2 a 1 em partida válida pela 37ª rodada do Brasileirão disputada neste domingo, no Beira-Rio. Os gols colorados foram marcados pelos zagueiros Ediglê e Vinícius. Galeano descontou para a Ponte. Com o resultado, o time colorado subiu para 68 pontos, manteve a vice-liderança do Brasileirão e seguiu na luta pelo título a seis pontos do líder Corinthians.
O jogo
A chuva forte que caiu sob Porto Alegre desde a manhã de domingo deixou o gramado do Beira-Rio bastante escorregadio. O técnico Muricy Ramalho contou com o retorno do volante Tinga. Além dele, Wellington foi a novidade no meio-campo que saiu jogando. O ataque foi formado por Fernandão e Rafael Sobis.
Com a necessidade da vitória para se aproximar da liderança, o time colorado partiu para o ataque cedo. Aos 3min20seg, Jorge Wagner cobrou falta e Fernandão cabeceou com perigo ao lado do gol. Aos 5min30seg, Ricardinho deu bom passe para Tinga que avançou até a entrada da área e chutou colocado, tentando encobrir o goleiro e marcar um golaço. Lauro, porém, conseguiu salvar para escanteio. Aos 6min50seg, Tinga tabelou com Granja e chutou rasteiro ao lado do gol.

Sobis parte para cima do adversário: Inter precisava da vitória para seguir na luta pelo título
A Ponte Preta só foi ameaçar aos 9min15seg quando Tico pegou uma sobra na entrada da área e concluiu rasteiro para boa defesa de Clemer. Aos 12min, Gavilán arriscou de fora da área com um chute de perna esquerda e Lauro fez boa defesa para escanteio.
O time paulista marcava forte com vários jogadores no meio-campo, dificultando as penetrações coloradas na área. Por vezes, ainda levava um certo perigo nos contra-ataques. No mais efetivo deles, aos 19min, Bruno recebeu na área, driblou Clemer e chutou para o gol. O zagueiro Ediglê conseguiu a recuperação e salvou na pequena área.
Aos 24min, a zaga recuou mal para o goleiro Lauro que dividiu a bola com Fernandão. Na sobra, Tinga, da intermediária, chutou de primeira na tentativa de marcar o gol por cobertura, mas a bola subiu demais. Aos 24min40seg, Wellington tentou cruzar da esquerda e quase marcou um gol direto. Lauro, de boa atuação, salvou para escanteio. Aos 27min, Tinga roubou a bola de Preto e tocou para Sobis em condições de marcar o gol. O juiz Elvécio Zequetto, porém, anulou o lance marcando equivocadamente falta de Tinga.

Tinga voltou ao time e teve boa atuação
Aos 33min10seg, Rafael Sobis recebeu a bola na entrada da área e chutou rasteiro para fora. A Ponte Preta respondeu aos 34min com um chute de André Silva na área que Clemer salvou para escanteio.
O Inter aumentou a pressão no final do primeiro tempo. Aos 39min50seg, Granja cruzou, Wellington cabeceou, Lauro soltou nos pés de Fernandão que concluiu para defesa parcial de Lauro. No rebote, a zaga afastou com um chutão. Aos 45min10seg, Jorge Wagner cobrou falta da direita e Lauro salvou para escanteio. Na cobrança, aos 45min35seg, Jorge Wagner cobrou na cabeça do zagueiro Vinícius, que concluiu forte no ângulo: 1 a 0. Foi o segundo gol de Vinícius no Brasileirão.
No intervalo, saiu Tico lesionado para a entrada de Vandinho na Ponte Preta.
O Inter começou a etapa final da mesma maneira que o primeiro tempo: pressionando em busca do gol. Aos 2min35seg, Granja fez boa jogada pela direita, driblando o adversário e cruzando para Preto afastar de cabeça. Na cobrança, aos 3min10seg, Jorge Wagner ergueu a bola para Ediglê vencer a marcação de Galeano e marcar o segundo gol. Foi o primeiro gol do zagueiro pelo Inter.

Torcida incentivou o Inter apesar da tarde chuvosa em Porto Alegre
Aos 10min20seg, o técnico Muricy Ramalho retirou Tinga e colocou Mossoró. Com a vantagem, o time paulista teve que se abrir mais e sobrou espaços para os contra-ataques colorados. Em um deles, aos 11min45seg, Sobis cruzou da esquerda e Mossoró quase alcançou de carrinho.

Mossoró entrou no segundo tempo e criou boas jogadas
A Ponte Preta descontou aos 14min10seg em um cruzamento de Rissuti com efeito na cabeça de Galeano, que concluiu no canto: 2 a 1.
Na medida em que a partida avançava, a chuva aumentava de intensidade. Com isso, o gramado escorregadio provocava várias quedas de jogadores dos dois times que perdiam o equilíbrio. Aos 25min, o técnico Estevam Soares retirou o volante Luciano Santos e colocou o meia Danilo. Aos 27min, Mossoró fez grande jogada pela esquerda e cruzou para defesa de Lauro. Um minuto depois, Vandinho cruzou da esquerda e a bola sobrou para Danilo chutar colocado com muito perigo.

Iarley ganhou uma chance no time na etapa final
Aos 31min, Muricy retirou Rafael Sobis e colocou Iarley. Na Ponte Preta, entrou Rafael no lugar do zagueiro Tiago Matias, modificando o esquema 3-5-2 para 4-4-2. Aos 36min, Alex entrou no lugar de Ricardinho.
Nos últimos minutos, a Ponte Preta tentou pressionar, mas o Inter soube se defender bem e garantir a vitória.
?Fizemos a nossa parte e vamos assim até o final?, afirmou o goleiro Clemer, na saída do gramado.
?Seguimos no baile, seguimos forte na competição. O importante agora é fazer os três pontos?, afirmou o vice-presidente de futebol, Vitório Piffero.
?Estamos buscando vencer o próximo jogo. Se o Corinthians tropeçar, vamos estar em cima deles. Foi uma boa atuação do Internacional?, disse o presidente Fernando Carvalho.
?A Ponte veio bem fechada buscando jogar no nosso erro. Nós procuramos o espaço e o gol. Em oito dias, jogamos três partidas, mas o nosso time está na moral. Os jogadores estão de parabéns. O Internacional continua fazendo uma grande campanha?, avaliou o técnico Muricy Ramalho.
Internacional (2): Clemer; Élder Granja, Ediglê, Vinícius e Jorge Wagner; Gavilán, Tinga (Mossoró), Wellington e Ricardinho (Alex); Rafael Sobis (Iarley) e Fernandão. Técnico: Muricy Ramalho.
Ponte Preta (1): Lauro; Galeano, Tiago Matias (Rafael) e Preto; Rissuti, Luciano Santos (Danilo), André Silva, Carlinhos e Bruno; Isaías e Tico (Vandinho). Técnico: Estevam Soares.
Gols: Vinícius (I), aos 45min35seg do primeiro tempo, Ediglê (I), aos 3min10seg do segundo tempo, Galeano (PP), aos 14min10seg do segundo tempo. Cartões amarelos: Elder Granja, Vinícius (I), Luciano Santos, Vandinho, Galeano, Isaías, Carlinhos (PP). Arbitragem: Elvécio Zequetto (MS), auxiliado por Alécio Aparecido (MS) e Paulo César de Freitas (MS). Local: Estádio Beira-Rio.
Fotos: Daniel Boucinha