HISTÓRIAS DE QUINTANA SÃO CONTADAS EM SEMINÁRIO DO SACI COLORADO E DA SMED
Data: 09/05/2006
Evento reuniu cerca de 150 educadores e oficineiros que atuarão como multiplicadores da poesia nas escolas
Os poemas e as histórias da vida de Mario Quintana emocionaram quem esteve sábado, dia 6 maio, no Salão de Atos do Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional. Não poderia ser diferente, pois os relatos foram feitos por quem conviveu com o poeta gaúcho ou estudou sua obra. Poetas, escritores, profes-sores de literatura e declamadores participaram do evento ? o primeiro de três encontros que integram o pro-jeto Centenário de Quintana, sob coordenação técnica de Alfeu Farias Velho Filho, do Programa Social Saci Colorado.
As pessoas foram brindadas com declamações de poesias e encenações de famosas ?tiradas? de Quintana sobre a vida e si próprio. Durante todo o dia, conhecedores da obra de Quintana ? como o professor de Literatura e poeta Odone Antônio Silveira Neves, o também poeta e estudioso J. J. Oliveira Gonçalves, Esther Fujisawa, poetisa gaúcha que conviveu com Quintana desde a infância ? fizeram relatos a platéia.

Participantes emocionaram-se com apresentações e subiram ao palco para mostrarem suas produções literárias
Participaram oficineiros da Smed e do Programa Social Saci Colorado, encarregados de promover oficinas em escolas públicas municipais com o objetivo de levar às comunidades carentes a oportunidade de conhecer e admirar a obra do poeta gaúcho. Além deles, professores estaduais, municipais e de escolas parti-culares, não somente de Porto Alegre, mas de municípios como Viamão e Alvorada, estiveram presentes ao evento.
O projeto Centenário de Quintana tem o objetivo de capacitar a equipe de educadores culturais res-ponsável por multiplicar conhecimento e fortalecer a cultura da paz, tendo como base a obra de Mario Quin-tana. É desenvolvido pelo S. C. Internacional, através da Fundação de Educação e Cultura (Feci) e do Pro-grama Social Saci Colorado, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação com seu projeto Abrindo Espaços na Cidade que Aprende. Entre os apoiadores, destacam-se Casa do Poeta Rio-Grandense, Academia Literária Gaúcha e Secretaria Municipal de Cultura. Ao longo do ano, serão realizadas oficinas temáticas, produção de espetáculos e outras modalidades culturais.